5 de janeiro de 2014

A Menina que Não Sabia Ler por John Harding


Autor: Jonh Harding
Editora: Leya
ISBN: 9788562936111
Ano: 2010
Páginas: 282
Classificação: 
1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Oi
Você gosta de livros? Eu adoro. Mas ao contrário de você, eu não posso ler. Bem... eu sei ler; mas ninguém pode saber.
Por que? Meu tio não me deixa aprender. Mas isso não me impediu de descobrir um verdadeiro tesouro: a biblioteca da mansão Blithe. 
Passo minhas tardes escondida no meio dos livros e eu pensei que nada poderia abalar esse meu mundo perfeito, até que ela chegou. 
Ela, é a perceptora do meu irmão mais novo, Giles, e é um demônio. A srta Taylor pretende rouba-lo de mim, mas eu não vou deixar que isso aconteça. Seria muito mais fácil acabar com os planos dela, se eu pudesse contar com o apoio de um adulto, afinal, quem leva a sério acusações de uma criança de 12 anos quando ela diz que sua perceptora é uma bruxa?
Tenho certeza que ela é uma bruxa. Ou seria o fantasma da nossa antiga perceptora, a srta Whitaker, que morreu afogada no lago da mansão? Eu estava com ela quando a pobrezinha caiu do barco e afundou lentamente... uma tragédia. Mas tragédia maior seria tirarem meu irmão de mim!
A única pessoa com quem posso conversar é com meu amigo Theo, um menino alto, magro, parecido com uma garça, que vive tendo crises de asma. Ele é meu vizinho. A mãe dele o enviou para essa região, pois o ar aqui é melhor para o pulmão dele. Mas ele acha que sou maluca; ele não acredita que ela é um demônio e só me ajuda porque quer um beijo em troca. Mas eu vou provar pra ele.. você vai ver...
Quem sou eu?
Prazer, me chamo Florence.

Gostaram da brincadeira? Como o livro é narrado em 1° pessoa, achei interessante fazer a resenha do mesmo desta forma. Sem contar muito da história, e entrando na mente da personagem, ela provavelmente escreveria dessa forma para relatar os fatos que tem ocorrido na mansão. Agora vamos ao que EU achei sobre a história e o por quê de uma nota 2. 

Pra mim, pra um livro ganhar 5, ele tem que me envolver desde o início da história; e pra ser bem sincera, teve momentos que eu pensei em abandonar esse livro, só não o fiz pois sou muito teimosa. A história, se é que podemos chamar de história, é o dia-a-dia de Florence. Seus devaneios e suas artimanhas para conseguir driblar os empregados da mansão e ler seus preciosos livros sem ser descoberta. Depois de alguns capítulos, com a chegada da tutora do irmão dela, ela passa a imaginar que esta sendo observada através dos espelhos da mansão; que a mulher é uma bruxa; e por aí vai...


Enquanto estava lendo, eu tinha certeza que estava sendo guiada por uma mente esquizofrênica. (Se você é psicólogo, por favor, leia este livro e me diga se eu estava errada.), mas conforme eu chegava ao final do livro, eu percebi que na verdade eu estava diante de uma serial killer de 12 anos! Na minha opinião, o que salvou o livro foi o final. Ele realmente é inacreditável, daqueles que você pensa: "Não acredito! É isso mesmo?"


O autor vem construindo a personagem ao longo de todo o livro, pra que no final, ele diga pra você que aquela menina doce e super preocupada com o irmão, não é tão doce assim...


Outra coisa que me incomodou foi que eu fiquei com muitas perguntas sem respostas. Não cabe dizer quais foram as perguntas, pois isso constituiria spoiler. Basta vocês saberem que quando folheei a última página eu parei e pensei: Eu acho que perdi alguma coisa. 


Comecei a procurar no livro, mas não encontrei minhas respostas.


Enfim... por não ter conseguido me envolver com a história a nota foi baixa; e por causa do final do livro ela não foi tão baixa. O livro não é ruim, só não atrai muito o leitor até quase o fim. Mas se você, assim como eu, conseguiu chegar ao final do livro...será recompensado com um final bem interessante. 



21 comentários

  1. Esse livro está entre os mais baratos da promoção do Submarino e fiquei tentada a comprá-lo por quatro vezes, mas não comprei. Não sei algo com o título não me agradou (achei meio que parecido com a menina que roubava livros) que por sinal é ótimo e fiquei de pé atrás...
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com duas estrelas e a história não parecer tão envolvente pelo que li na resenha, agora eu quero ainda mais ler esse livro... curiosa para saber o final. E também para tentar entender o que realmente acontece com Florence. Parece que o livro é totalmente diferente do que eu imaginava, tomara que eu me surpreenda.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália!
    Não consegui ler esse livro. Achei interessante pela sinopse, gostei da capa mas no fim a leitura não me prendeu :(
    Gostei do modo como fez a resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não sei se a leitura irá valer a pena pra mim Nat. Eu particularmente gosto de livros que te envolvam durante todo o enredo e definitivamente A menina que não sabia ler não é esse tipo de livro. Eu até achei a premissa um pouco interessante, mas de todo jeito vou procurar mais resenhas pra ter uma opinião mais concreta.

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não foi a minha melhor leitura de 2013, odiei o começo do livro e não me senti envolvida. Também pensei em abandoná-lo, mas queria saber o que me aguardava no final. Eu achei interessante o que o autor fez com a Florence, afinal quem imaginaria aquele desfecho? E só por isso eu amei o autor. (Enfâse em autor não em livro).
    Eu pensei que fosse a única que achava a protagonista esquizofrênica, haha. Também tive essa impressão no decorrer das páginas. Apesar de ter odiado as lacunas que ficaram no final, eu gostei do desfecho. E para mim, aquelas questões sem resposta não incomodaram, pois é fácil deduzir do que se tratava. (Acho que você entende o que eu quero dizer...

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia este livro, mas a estória parecia bem interessante lendo a sinopse. Depois, ao terminar de ler sua resenha, perdi o interesse rs Gosto mais de livros onde há muita aventura e mistério e ao ler os pontos negativos que você comentou, percebi que não é meu estilo, apesar de ter ficado bem curiosa para saber o final! Ótima resenha! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro ano passado e confesso que pensei em abandonar logo no começo, mas mais ou menos na metade acontece uma reviravolta e eu terminei de ler o resto em uma tarde. Não lembro se eu dei 4 ou 5 estrelas, mas foi uma leitura bastante interessante para mim por surpreender quando você menos espera. E assim como você, achei que a Florence sofre de esquizofrenia e indo além, ela tem uma mente bastante perturbada para uma garotinha de 12 anos, né?
    Uma pena que você, assim como eu, não apreciou tanto o quanto esse autor foi genial em nos desanimar, desanimar, desanimar mais um pouco e BUM!

    ResponderExcluir
  8. Já vi várias resenhas positivas e mim interessei também pela sinopse,quero ter oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  9. Uma amiga já tinha ma falado que não tinha gostado do livro e ela tava revoltada com o final. Achei muito legal o textinho do início da resenha. Infelizmente a minha minha vontade não é grande o suficiente para enfrentar esse livro pois tenho a certeza que vou me decepcionar.

    ResponderExcluir
  10. Sempre namoro este livro na biblioteca, mas acabo não pegando por achar que a leitura será cansativa. Legal que você pelo menos leu todo o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro e também fiquei abismada com o final. Foi sofrido passar páginas e páginas e só se deparar com as ações e ideias doidas da Florence. Essa é uma ótima definição para ela: psicopata de 12 anos.
    Esses dias terminei de ler Garota Exemplar, foi um thriller ok, com narrativa que demora para te prender e um final um pouco questionável.

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro aqui na minha estante que por sinal ganhei aqui no perdidas, mas ainda não li exatamente pela criticas péssimas que ando lendo sobre ele =/
    Também não gosto de abandonar livros e tenho certeza que se for arrastado vai me martirizar por que não vou largar até terminar e acaba ficando maçante néah!!
    Uma pena tinha tudo pra ser bom =S A capa é super fofa!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro e... gostei!
    Também achei que o final deixou muitas perguntas no ar e apesar de sua resenha, deu vontade de reler. Estanho. rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Esse é um dos livros que eu passo e olho e sempre digo que um dia irei ler..
    porém a vontade nunca vem..

    ResponderExcluir
  15. você acaba de tirar a vontade de comprar esse livro de mim u.u

    ResponderExcluir
  16. Olá Natália, tudo bem??
    Tenho este livro já algum tempo na minha estante, ganhei ele de presente, mas ainda não o li, então fiquei super feliz de ler a resenha dele. A historia me deixou surpresa,mas curiosa. Parece ser uma historia com uma leitura mais lenta...mas de qualquer forma apesar de você não ter gostado tanto fiquei bastante curiosa para saber melhor sobre a trama e o final dela =)
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Nota bem baixa mesmo, hein?!?! É complicado você continuar lendo uma trama em que ela não te prende, e meio que você faz um esforço tremendo pra continuar a leitura. Ainda bem que, pelo menos, o final foi bom. Mas essa sensação de terminar, mas ficar com vários questionamentos sem respostas, é fogo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Olha!
    Eu li resenhas maravilhosas desse livro, mas sou igual a você, a leitura tem que me prender, caso contrário não consigo me focar na história.
    Gostei da sua sinceridade na resenha.

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. Esse livro sempre está em promoção mas nunca o compro, rs.
    E li bastante resenha negativa dele também.
    Mas essa decepção no final, do autor mudar assim a visão que temos de um personagem, poxa, que ruim =/

    ResponderExcluir
  20. Eu já conhecia esse livro..mas não me empolguei com ele não..detesto livro assim maçante demais =S

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥