6 de fevereiro de 2014

A cidade do sol por Khaled Hosseini


Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520920107
Ano: 2007
Páginas: 365
Classificação: 
Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Existem histórias que fazem a nossa mente viajar, sem sair do lugar; Existem histórias que nos ajudam a solucionar nossos problemas; Existem histórias que nos prendem de tal maneira, que não conseguimos parar; E existem histórias que são como um tapa na cara e um choque de realidade. 

A cidade do sol é assim... e você vai entender porquê. 

O choque de realidade: 

A maioria das histórias dos livros que a maioria  das pessoas lêem, se passa na Europa; nos EUA; em um lugar fictício; ou quem sabe em uma cidade do Brasil; certo? 
Quantas histórias vocês conhecem que tem como pano de fundo o Afeganistão? Se você já leu alguma, por favor, coloque o nome do livro nos comentários e vamos ver quantos livros conseguiremos contabilizar...
Esse livro retrata todo o drama e os horrores de uma guerra, explorando o sentimento humano e as relações que são destruídas, e apesar de sabermos que a trama é ficcional, também sabemos que o que é relatado nessas páginas é a mais pura verdade. E isso, choca. Quando você lê, percebe como existem pessoas tendo suas vidas destruídas neste mundo; como existem pessoas sofrendo diariamente.

O tapa na cara: 

Existe um ditado popular que diz que quando uma pessoa sofre, ela esta "comendo o pão que o diabo amassou". Outro ditado, diz que "não importa o seu problema; tem sempre alguém do seu lado com um problema maior que o seu". 
Pois bem... esses dois ditados se aplicam a esta história. 
Apesar das protagonistas sofrerem (elas sofrem muitoooo), elas ainda conseguem deixar uma linda lição de vida, e conseguem ver beleza, alegria, no meio do ódio. A história delas, nos mostra como os nossos problemas são pequenos...
Quando eu terminei este livro, estava com um nó na garganta e com os olhos embaçados pelas lágrimas que teimavam em tentar cair. 

O livro é divido em quatro partes. Na primeira, temos a história de Mariam, uma filha ilegítima que foi dada ao casamento com um homem muito mais velho do que ela. Um homem repugnante, violento e extremamente tradicionalista em relação as leis islâmicas, logo, ele a manda usar burga (burca), cobrindo todo o corpo, e tem Mariam como uma propriedade. 

Na segunda parte, temos a história de Laila, uma menina doce, apaixonada por um amigo de infância que vê sua vida ser destruída pela guerra, e acaba tendo seu destino cruzado com Mariam e, infelizmente, com o marido dela. 
A terceira e quarta partes é a interação das histórias das duas, mas não pense que você pode pular as duas primeiras e ler a partir daqui. Elas não são introduções das personagens, são parte da história mesmo. Acontece que as duas personagens tem idades diferentes, logo, na primeira parte a Laila ainda não nasceu. Na segunda, Mariam conhece Laila pequena. Na terceira, ela já esta maior e tem a história entrelaçada a de Mariam de vez. Entenderam? 
Não vou enganar vocês: a história é triste. Mas vale cada página.



19 comentários

  1. Tenho um amigo devorador de livros e semana passada estávamos justamente falando desse livro ,ele mim dizia que eu tenho que ler,mas primeiro Caçador de Pipa,para depois ler A Cidade do Sol,gostei de sua resenha bate com tudo que ele mim falou ,emocionante,instigante e trata também de valores,principalmente com as mulheres!
    Minha cunhada tem os dois já estar na fila para ser lido!

    ResponderExcluir
  2. Ai que linda sua resenha. Gosto de ler esses livro que de alguma forma nos fazem agradecer diariamente pela vida que temos e pelas escolhas que tomamos. Somos pessoas que ainda não aprendemos a ver o LADO BOM DA VIDA!!! e é preciso um tapa no meio da fuça pra gente entender que estamos no melhor que podemos

    ResponderExcluir
  3. O primeiro parágrafo define muito ou tudo desse livro. Já li duas vezes e está entre meus favoritos.
    Ficou perfeita sua resenha e sim, vale a pena cada página.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sempre que eu via este livro não parava nem mesmo para ler a sinopse. Preconceito pela capa e pelo título (#quevergonhaDaiana). Agora que vi sua resenha fiquei bastante curiosa para conhecer a escrita do autor e o desenrolar dessa história aparentemente emocionante.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro há uns 3 ou 2 anos atrás , por indicação da minha mãe , que leu e chorou bastante , e devo confessar que chorei também! Um dos melhores livros que já li até hoje , simplesmente AMEI *-* Vale super a pena esse livro.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio e ao mesmo tempo amo histórias assim sabe que mostram um pouco da realidade do mundo .
    Odeio pq quase sempre fico chorando e amo pq geralmente mostram que e possível passar por coisas Luís ...

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece muito emocionante. Aliás já ouvi falar que tudo que Khaled Hosseini escreve é assim, mostrando um duro choque de realidade e as lições de vida por meio das comoventes estórias de cada personagem.
    A obra parece magnifica e pretendo-a ler em breve *---*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse foi um dos livros no qual eu chorei, chorei muito :') Principalmente quando eu li uma carta que tem no livro, bem no final já, sabe qual é né? Palavras faltam para falar desse livro... Esse foi o primeiro livro que li que se passa no Afeganistão e a história é de surpreender. Ela nos faz sentir muitos sentimentos, dos quais, por vez, se mantêm escondidos. A cada sofrimento passado pelas duas mulheres mais eu ficava revoltada. Eu me perguntava: Como isso pode acontecer?! Não é justo!

    Houve uma época em que eu comecei a ler esse livro, mas parei, não sei porque. Acho que não estava preparada o suficiente para lê-lo. Mas quando eu li... <3 Se tornou um dos favoritos.

    Ótimo livro, indico para todos!
    Abraços.
    Natalia, do Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Ainda não li esse livro ... mas já vi que terei que separar meus lencinhos para a leitura dele
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  10. Essa é aquele tipo de historia que você chora do começo ao fim? Nunca li nenhum livro assim... Pelo menos tem um final feliz? Fiquei interessada no livro, vou procurar ele por aqui! Adorei a resenha!! Beijos! Parabéns pelo blogger!!

    ResponderExcluir
  11. Já li O Caçador de Pipas, então quando vi que era o mesmo autor não me espantei por ser um livro triste, mas ele sabe trabalhar a tristeza de um modo que nos envolva na história. É um livro que pretendo ler.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante, este livro deve ser muito bom mesmo e muito cativante! Realmente, nunca li nada que se passava no Afeganistão, e esta obra, por conter o drama e horror da guerra, parece ser mesmo muito emocionante e verdadeiro. Gostei também de saber que as personagens nos dão uma lição de vida, já que elas encontram beleza até nos piores momentos! Fiquei com vontade de ler também :)

    ResponderExcluir
  13. Realmente é raríssimo ver livros que se passem no Afeganistão. Nos meus últimos 7 anos com leitora, li apenas um e deste mesmo autor: O caçador de pipas.
    Amei este livro e fiquei louca pra ler outra obra do autor. A cidade do sol foi super bem recomendada e provavelmente minha próxima leitura deste autor.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro sempre me chamou atenção pela capa. Agora lendo a resenha..fiquei mais empolgada em ler.

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler esse livro!! Nunca li nada do autor o que è uma vergonha jà que ele è bem famoso!!
    Amei a resenha e gosto de livros forte que mesmo com historias triste passam uma mensagem de grande valia!!
    A capa è muito bonita!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li nenhuma obrado autor, ma tenho muita vontade esse livro parece ser muito bom e eu não vejo a hora de poder ler, e você tem toda razão é tão difícil encontrar um livro que o cenário seja o Afeganistão, eu pelo menos não li nenhum, a resenha esta perfeita, parabéns.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Li um dos livros do autor e posso dizer que a experiência foi legal, mas me deixou em uma ressaca literária bem forte. As histórias do Kaled são de cortar o coração, pois, como você disse, apesar de ser ficção, sabemos que isso acontece na vida real. Para lermos esses tipos de livros, temos que está em um momento apropriado, e não estou nesse momento. Então deixarei para lê-lo em um futuro bem distante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante da resenha, primeira vez que vejo o livro e já me encantei. Sua resenha me fz entender que esse pode ser um livro de mudar opiniões e claro eu fiquei interessado na leitura! :)

    ResponderExcluir
  19. A história mais linda, triste também que li. Mas o autor consegue começar e terminar o livro de forma encantadora. Perfeito o livro que eu mais amei ler. Super indico

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥