4 de fevereiro de 2014

Caminhos de Sangue por Moira Young

Livro I - Série Dustlands

Autora: Moira Young
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571943
Ano: 2012
Páginas: 352

Classificação: 
Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de Sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento. 

Eu sei que serei crucificada por causa desta resenha, mas quando me formei em Jornalismo eu fiz o juramento de dizer a verdade, nada além da verdade. Então vamos lá...

Quando eu peguei esse livro emprestado e li logo na capa que era perfeito para os fãs de Jogos Vorazes, eu pensei: "Achei uma nova distopia para me viciar". 
Bem, não foi bem isso que aconteceu...

Já de cara você se depara com erros ortográficos. Não existe, em todo o livro, uma palavra sequer, que termine com -ando ou -endo que não esteja faltando o "d". Entrei em contato com alguns blogueiros que leram este livro, perguntando se eles tinham observado esses erros também, e a resposta que obtive é que o livro é assim mesmo e que existia uma razão para esses erros.
Pois bem. Como sou teimosa e não abandono nenhum livro depois que começo, fui persistente e continuei com a leitura.
Em dado momento da história, descobriremos que os livros são muito raros e, em uma época pós apocalíptica, é claro que não existe escola... logo, a justificativa para os erros seria a falta de conhecimento dos personagens, um retrocesso na linguagem humana.

Tudo bem...
A autora tem licença poética para criar a linguagem que ela quiser, mas isso não contribui em absolutamente nada para a história!!! Muito pelo contrário!
O seu cérebro consegue ler como se a palavra estivesse correta, mas é muito chato encontrar erros em todas as páginas!!! Isso sem contar que algumas palavras, quando escritas de forma incorreta, ficam parecidas com outras palavras, ou seja, você tem que voltar a leitura pra ter certeza que é a palavra correta que você entendeu.

Eu ainda vou apontar outro problema envolvendo isso: Quando estamos nos alfabetizando, nosso cérebro memoriza as palavras que vê. Quantas vezes você não sabia como se escrevia uma palavra, fechou os olhos, deixou a mão correr solta no papel e de repente a palavra estava escrita corretamente sem você perceber? Sabe por que isso acontece? Porque o seu cérebro sabe o correto, porque ele viu isso várias vezes! Por que é tão difícil acertarmos as palavras que tiveram mudanças com o acordo ortográfico firmado entre Brasil e Portugal? Porque nosso cérebro sabe que o certo é escrever anti-terrorismo e não antiterrorismo!
Se não acrescenta em nada na história, por quê manter os erros??? Por quê???

Nós já não temos problemas demais na língua portuguesa e já não temos pessoas demais com dúvidas quanto a forma correta de escrever a nossa língua??
Acho que faltou um pouco de bom senso da editora em chegar para o agente da escritora e informar que as palavras seriam corrigidas na versão brasileira. Até em inglês deve ser difícil ler isso gente!!!
Eu não tenho problemas com livros com um enredo fraco ou com falhas no desenvolvimento da história, porque não podemos querer que todos os escritores sejam geniais, mas erros de ortografia... isso sim me tira do sério.

Mas tudo bem... passado o meu momento de revolta, vamos a história em si...

A história se passa em uma época pós apocalíptica, onde os Desbravadores (a nossa sociedade atual) entraram praticamente em extinção, deixando pra trás um planeta árido e desértico. Os poucos descendentes, vivem nesse lugar inóspito e selvagem.

Nessa terra de ninguém, encontramos Saba, Lugh e Emmi com o pai, um cara bem esquisito que acredita poder ler as estrelas. Eles vivem no meio do nada, se matando pra conseguir comida e água.
Quando Lugh decidi abandonar o pai, pois eles estão só esperando a morte chegar com um cenário desolador como esse em volta deles, uma tempestade de areia começa.
Só que não é uma tempestade qualquer... nela vem uns cavaleiros que sequestram o Lugh e matam o pai deles, deixando Saba, gêmea de Lugh, e Emmi, uma menina de apenas 9 anos, sozinhas no meio do deserto.

A vida da Saba gira em torno do Lugh. Para ela, a Emmi é um peso morto, um estorvo e o Lugh é a pessoa mais maravilhosa do mundo. Quando ele é raptado, ela promete que não importa como e nem onde, ela irá encontra-lo. Porém, ela não contava ter que carregar a Em com ela... e isso a deixa bem irritada, a ponto de ela desejar que a Em tivesse sido levada e não o Lugh.

Ai começa a nossa aventura, com Saba e Emmi, indo atrás do irmão.

Agora vamos falar sobre Saba.
Sabe aquelas irmãs malvadas, que não se importam com nada e nem com ninguém além delas mesmas? Essa é a Saba, só que ela se importa com o Lugh. Ela não tem a mínima consideração com a Emmi. E sempre que tem uma oportunidade ela grita com a irmã ou arruma uma forma de se livrar dela.
Só que a Emmi é tão cabeça dura quanto a irmã mais velha e sempre arruma um jeito de continuar no calcanhar da Saba.

Ela é aquela pessoa grossa, que você vai criar antipatia logo de cara. Mas com o desenvolvimento da narrativa, ela até consegue mostrar que existe algo de humano nela...
Na verdade, a Saba é uma personagem extremamente forte e determinada. Ela é osso duro!! Toda essa determinação acabaram fazendo dela uma pessoa fria.

A mudança acontece quando ela conhece Jack, o melhor personagem do livro, sem sombra de dúvidas!
Ele é engraçado, presunçoso e com uma personalidade forte, ou seja, o "bad boy" charmoso dessa terra selvagem. E ainda por cima é o responsável por fazer Saba ver que a Emmi não é uma inútil como ela pensa...
O bom é que como eles estão lutando para sobreviver, o romance não é aquela coisa melosa. Eles não tem tempo pra isso! Na verdade é quase uma luta entre eles, pra ver quem irrita mais o outro e quem vai ceder a tentação antes. Por isso é tão engraçado.

Apesar dos erros citados acima, até que a leitura flui bem. Como a história é muito movimentada, porque as irmãs passam por vários problemas e perigos indo atrás de Lugh, você consegue manter um bom ritmo.
Por ter um enredo original, e por manter o leitor interessado em descobrir como as irmãs conseguirão enfrentar todos os perigos dessa terra para alcançar o irmão, a nota é 3.

Agora vamos aos fatos.
Até o momento, a editora Intrínseca deixou a entender que o lançamento de Rebel Heart seria em 2014. Nos EUA, em Abril, será lançado o terceiro livro desta série: Raging Star.

Eu vou ler a continuação, porque acho que o enredo vale à pena, mas eu rezo muito para que a editora não permita que os erros continuem.
A capa do primeiro livro foi mantida, e transmite muito bem o cenário do livro, além de ser muito bonita. Eu também espero que a editora mantenha as capas originais dos próximos livros. Porque seria muito chato mudar o estilo agora. Mas enfim... só nos resta esperar...








15 comentários

  1. Ainda não conhecia o livro mas achei revoltante ter tantos erros de ortografia de propósito! rs
    Sou muito chata com erros assim e acho que não conseguiria levar essa leitura adiante...mas achei o enredo bem diferente e concordo que nos deixa curiosos para saber se elas irão conseguir! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Só pelo que li até aqui sei que não vou gostar nenhum pouco. Sou muito chata quanto aos erros de gramática e de digitação, Fico parecendo uma professora de português a corrigir os "deslizes" alheios. E pensar que estou "fazeno" algo chato como ler essa palavra me incomoda demais!
    Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir
  3. Eu achei bem interessante o enredo do livro. É original e diferente do que costumamos ler e isto chamou a minha atenção. Mas quando encontro esses errinhos nos livros, em um única palavra no livro todo já paro por vários minutos pra ficar encarando-a e relendo-a, então imagine uma em cada página? Isso diminuiria meu ritmo de leitura consideravelmente.
    E gostei da honestidade. Resenhas tem que ser escritas assim! Com sinceridade.
    Apesar da linguagem adotada no livro a estória me interessa, então lerei o livro se tiver a oportunidade sem torcer o nariz, ou ao menos tentar, haha.

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha e obrigada por avisar sobre os erros ortográficos :) adoro os livros da editora Intrínseca !!!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro ,confesso que diante de erros ortográficos atrapalha a leitura,gostei de sua crítica construtiva,apesar da história ser interessante no momento não leria!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  6. Natália como fã de Jogos Vorazes queria muito encontrar algum livro que me conquistasse da mesma forma. Vi algo escrito na capa do livro Brilho, comparando a Jogos Vorazes e estou no aguardo de alguma resenha pra ter uma ideia.
    Esse ainda não conhecia. Fiquei um pouco com o pé atrás. Acho tão grosseiro erros ortográficos ainda mais de forma proposital :( Vou aguardar a continuação pra decidir se arrisco essa leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. O enredo do livro parece ser bastante interessante, apesar de não ter certeza se eu gostaria da personagem Saba e se conseguiria ler este livro. Eu amo a língua portuguesa e sou um pouquinho chata com erros principalmente na escrita, claro que todo mundo não precisa falar aquele português extremamente formal... e patati e patatá, mas tem coisas que não dá para deixar passar. Não consigo hehe.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro e não fiquei com nenhuma vontade de lê-lo. Erros são comuns, mas tantos erros e de maneira proposital... Parabéns por ter persistido, também detesto abandonar um livro mesmo sendo chato.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Erros ortográficos também me incomodam, mas se é uma história que o enredo prende o leitor, eu topo! Distopia com muita ação, é isso que eu gosto. Acho que vou curtir!
    Acredito que, se houver muita reclamação, a editora possa lançar outras edições do 1º livro sem esses erros ortográficos e, tomara, que os próximos volumes também! :)
    Gosto das capas da série e também prefiro quando a editora não muda o padrão de um livro para o outro.

    ResponderExcluir
  10. Não conheço nem o livro , nem a autora , mas eu também ficaria irritada por causa dos erros ortográficos , e provavelmente ficaria estressada e deixaria o livro de lado u.u
    Ótima resenha!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Eu acharia frustante ler o livro e encontrar tantos erros de revisão, e por mais que sejam propositais a editora deveria ter o bom censo de fazer algumas pesquisas de opinião, antes de publicá-lo pra ver se esse estilo de escrita agradaria o público. Contudo, achei o enredo razoável e por mais que já tenha ficado com um pé atrás, vou tentar saber um pouco mais sobre o livro.

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. È triste demais ler um livro com erros ortográficos !
    Mesmo assim gostei da resenha e concordo com vc!! Vou dar uma chance sim a distopia pelo enredo!! Que me pareceu bem envolvente!!
    Amei a capa!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Iiiii é a primeira vez que vejo esse livro e já não senti nenhum interesse por ele, tenho certeza de que é muito irritante ler um livro que tenha erros em todas as paginas, eu fico incomodada com alguns erros, imagina ver tantos, mas enfim eu não me interessei nenhum pouco pelo livro, mas tem gente que gosta fazer o que né, é gosto e vai de cada um.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza também ficaria irado com essa questão dos erros ortográficos. Se está dentro da trama da autora, tudo bem, mas que esse problemas ficassem apenas nas falas das personagens, e não em todo o livro, né?!?!
    Pelo menos o enredo é bom e a leitura flui bem. Agora é torcer para que não ocorram esses problemas na continuação da série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. O livro não me interessou muito, os problemas ortográficos me ajudaram na decisão de deixar o livro de lado!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥