15 de março de 2014

Das páginas... Para as telas: 12 Anos de Escravidão


Olá leitores do Perdidas, primeiramente quero dizer que é uma honra estar escrevendo para vocês e espero que gostem; por favor sintam-se a vontade para criticar, pedir o que vocês querem ler na coluna e etc.
A primeira adaptação que eu irei comentar aqui é do livro “12 Anos de Escravidão”, escrito por Solomon Northup; o livro é nada mais nada menos que uma autobiografia, relatando tudo o que ele passou sendo escravo por doze anos. O livro foi publicado em 1853. A resenha completa você confere aqui no blog clicando aqui.

(Chiwetel Ejiofor como Solomon Northup)

Vou começar falando que a adaptação para os cinemas deixou um pouco a desejar. O filme não deixa de ser bom, mas para quem leu o livro, o início pode se tornar até um pouco confuso, pois eles mudam a ordem cronológica da história e tudo acontece extremamente rápido. No livro fica claro que ele nasceu como um homem livre e no filme isso se torna confuso no início. Nas páginas vemos que Solomon tem um “afeto” por escravos que conheceu durante toda sua trajetória até o Sul do país, onde começou a trabalhar para seus diversos senhores. No longa vemos pouca interação entre eles, como por exemplo, por Eliza, que é uma escrava que está presente na maior parte do livro, e ambos demonstram um carinho um pelo outro. No filme senti falta dessa relação.

O que mais me incomodou foi a falta ou a mudança de situações passadas pelo protagonista na história, e uma que eu não gostei, foi a cena em que eles estão no barco sendo levados para o Sul e Solomon se junta com dois companheiros e tentam tomar o barco; Só que o plano falha por um deles ter sido assassinado por um dos marujos, enquanto no livro o que acontece realmente é que um de seus parceiros morre de varíola. Não dá para ficar citando todas as cenas que eu queria ver no filme, mas não nego que minha satisfação não foi total. Eu senti muito a falta de diálogos e achei que guardaram todo o drama do longa para as cenas finais, enquanto no livro o drama está presente desde as primeiras páginas.
O Filme funciona muito bem, entrega sua mensagem, emociona e surpreende no nível de crueldade; Realmente é muito pior assistir as torturas do que ler; as cenas da Patsey (escrava interpretada por Lupita Nyong’o) sendo torturada e estuprada são extremamente chocantes e cruéis, aconselho a todos a lerem o livro e a assistirem ao filme. Em comparação com o livro e no quesito de fidelidade é uma adaptação mediana.

O filme foi indicado ao Oscar em nove categorias como: Melhor Filme, Melhor ator, Melhor roteiro adaptado, Melhor ator coadjuvante , Melhor atriz coadjuvante, Melhor figurino, Melhor montagem, Melhor Design de produção e Melhor diretor. Sendo premiado em 3 categorias: Melhor Filme com o diretor Steve MacQueen (sendo o primeiro cineasta negro a ganhar o prêmio), Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o) e Melhor roteiro Adaptado.

(Lupita, recebendo Oscar de melhor atriz coadjuvante)

12 Anos de escravidão foi filmado em apenas trinta e cinco dias e com apenas uma câmera. Uma curiosidade engraçada é que o Michael Fassbender (Senhor Epps) para interpretar um alcoólatra, fez com que seu maquiador pintasse seu bigode com álcool para que os outros atores pudessem reagir naturalmente ao cheiro, como eles fariam com um homem que estivesse bebendo muito. Outro fato interessante sobre o tal ator, foi que ele mesmo assumiu ter desmaiado após gravar uma cena em que estupra Patsey (uma de suas escravas).
Steve MacQueen (diretor da adaptação), antes de decidir fazer o filme sobre o livro “12 anos de escravidão”, estava com vontade de relatar a história de um escravo nos cinemas e sua mulher foi quem pesquisou e apresentou a ele a obra escrita por Solomon.  


(12 anos de escravidão ganha como Melhor Filme)

E esse filme ainda foi responsável pelo primeiro Oscar do famoso ator Brad Pitt, que já havia sido indicado outras três vezes mas nunca tinha ganho um. Ele foi produtor da adaptação e fez uma aparição no filme como um personagem muito importante na vida de Solomon: o Sr. Bass. 
Essa foi a primeira coluna, espero que tenham gostado e por favor comentem o que vocês acharam e o que vocês gostariam de ver por aqui. Muito obrigado pelo apoio. E aguardem que a próxima será sobre ''A Menina que Roubava Livros''.

16 comentários

  1. Já ouvi falar tanto do filme quanto do livro, mas ainda nem vi e nem li.
    Praticamente sempre o livro é melhor do que o filme, os únicos filmes que eu acho melhores do os livros são as Crônicas de Nárnia, sei lá o filme tem mais ação do que no livro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, tenho os livros das Cronicas de Narnia, mas sempre adio a leitura dele ! Agora fiquei meio curioso...

      Excluir
  2. Já vi que estou perdendo... Ainda não li o livro como também não assisti o filme. O fato do filme não corresponder ao livro nem me surpreende mais, o negócio é se conformar e não colocar muitas expectativas quando anunciam alguma adaptação. Mesmo assim geralmente vale a pena assistir. Já falei na resenha do livro que ainda estou me preparando para a leitura, já que a história parece ser "forte". Também vou me preparar depois para o filme. =)

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não deixe de ler e nem ver o filme, vale a pena !

      Excluir
  3. Já vi que estou perdendo... Ainda não li o livro como também não assisti o filme. O fato do filme não corresponder ao livro nem me surpreende mais, o negócio é se conformar e não colocar muitas expectativas quando anunciam alguma adaptação. Mesmo assim geralmente vale a pena assistir. Já falei na resenha do livro que ainda estou me preparando para a leitura, já que a história parece ser "forte". Também vou me preparar depois para o filme. =)

    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Já li ótimas resenhas, tanto sobre o livro quanto sobre o filme, ressaltando pontos maravilhosos e de como a obra é real.
    Pelo filme ter ganho a estatueta do Oscar, pretendo assisti-lo ainda neste semestre, já o livro, apesar de deseja-lo, não o vejo como prioridade.
    A história parece bem construída e como se trata de uma biografia, parece relatar exatamente a realidade daquele época. Ameei a coluna e mal posso esperar pra ver as próximas edições *-*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  5. Como todo livro que acaba virando filme, prefiro ler antes de assitir. E esse estou tomando muito cuidado para não criar aquelas bandidas expectativas que deixam a gente meio que decepcionada quando termina de ler, mas vou sim ler e assistir, pois acredito que é uma linda história, além de ser baseada em fatos reais...

    ResponderExcluir
  6. Estão falando tão bem desse livro e desse filme que estou me sentindo a pessoa mais perdida do mundo por não ter visto e lido ainda!

    ResponderExcluir
  7. OIee Diego, parabéns pela coluna!
    Eu ainda não li e nem assisti ao filme, mas pretendo em breve. Estou bastante curiosa.
    Que pena que nas adaptações acaba mudando algumas coisas do livro. Gostei das curiosidades, não sabia que a filmagem foi em apenas 35 dias. Aguçou mais minha vontade tanto de ler quanto de assistir ao filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernanda ! Sempre trarei essas curiosidades para vocês !

      Excluir
  8. Faz um tempo que eu quero ler o livro dessa adaptação, meu professor de história me indicou, e eu fiquei super curiosa pra conferir. Acontece que não ando tendo muito tempo, e quero ler o livro antes de ver o filme, então anda meio difícil pra mim. Aguardando sua coluna sobre "A menina que roubava livros", é o meu livro favorito, e estou louca pra ver o filme, só me falta tempo..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, quando tiver tempo, leia sim ! Vale muito a pena.

      Excluir
  9. Fiquei louca para ler o livro depois que assisti ao filme. Não posso fazer uma comparação por ainda não ter lido, mas amei o filme. Emocionante, forte, que me fez pular várias cenas por não ter estômago e me fez chorar muito em outras. Concordo com você no ponto de que algumas coisas ficaram confusas. Não sabia que o Solomon tinha nascido livre, pensei que ele tinha se tornado. E as cenas com a Eliza também ficaram superficiais e pouco exploradas... Mas, convenhamos que os prêmios foram merecidíssimos, né?
    Parabéns pela coluna, já estou ansiosa pelo próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mallu, que bom que concordou comigo. Os premios foram MUITO merecidos, mas não posso negar que sou um FÃ louco de gravidade e torcia um pouquinho pelo Oscar de melhor filme. hahah.

      Excluir
  10. Ainda não vi o filme, queria ter visto. Mas filmes assim nos cinemas são tão difíceis de passar =(
    Enfim, amei que a atriz ganhou o Oscar, super merecido. Agora é esperar para ver o filme em casa.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥