14 de março de 2014

O Clone de Cristo por J. R. Lankford

Livro I 

Autora: J. R. Lankford
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296081
Ano: 2014
Páginas: 384

Classificação:  
O Clone de Cristo é uma história fantástica sobre uma experiência secreta que pode mudar o mundo: a tentativa de clonar Jesus Cristo a partir do Santo Sudário. O Dr.Felix Rossi é o chefe da pesquisa, um conceituado cientista obcecado com duas perguntas: Será que o tecido do Sudário contém mesmo o sangue de Cristo? E o DNA ainda estará intacto? Apesar do caráter sigiloso do experimento, forças obscuras tentam impedi-lo e Rossi não tem tempo a perder: precisa encontrar uma mulher para gerar a criança. Esta trama policial arrepiante nos leva numa viagem inesquecível da alta sociedade nova-iorquina aos bares irlandeses, das igrejas do Harlem à Catedral de Turim. Uma narrativa bem construída sobre laços familiares perdidos, um homem à procura de Deus, uma mulher em busca de um sentido para a própria vida¿ e uma inesperada história de amor. 

Logo na capa, você se depara com isto (são as letrinhas miúdas logo abaixo do título do livro): 

Uma amostra de DNA de Cristo foi roubada do Santo Sudário e agora um cientista pretende clonar o filho de Deus. 

Pensei: "Caracaaaaa! Vai ser um pandemônio! A criança vai dar início a uma revolução ou ao Apocalipse! Ou então, alguém vai descobrir o que esse cientista maluco esta fazendo e vai ser uma caçada até os confins do Inferno atrás dele". 

Sinto lhes informar que estava redondamente enganada. Comecei a leitura muito empolgada, mas conforme fui passando as páginas, foi me dando um soninho....

Na história, Felix, um microbiologista renomado e muito religioso faz parte de uma equipe de cientistas que terão a oportunidade de estudar o Santo Sudário. Quando ele tem a peça de linho que todos acreditam ter envolvido o corpo de Jesus bem a sua frente, ele rouba um fio dessa peça, contendo o sangue de Cristo e, com isso, seu DNA. 
Ele tem um plano ousado: Trazer Jesus Cristo de volta através de um clone (assim como fizeram com a ovelha Dolly. Lembram dela?)

Quando ele retorna para Nova York, ele começa a preparar seu plano, porém, ao contrário de um animal, onde você simplesmente coloca o óvulo clonado e ele não reclama, ele precisava convencer alguma mulher a servir de barriga de aluguel para Cristo. Isso não é nada fácil...
Imaginem. 
"Olá! Você não me conhece, mas eu gostaria de saber se você estaria disposta a ser a nova mãe de Jesus Cristo. Como Maria era judia, eu preciso de uma judia também, e você se encaixa perfeitamente nesse papel". 

Pois é... acho que nenhuma mulher aceitaria isso. No mínimo pensaria que ele era doido!
Sem conseguir encontrar a mulher ideal, ele percebe que precisa de uma mulher crente a Deus, e a empregada dele, Maggie, se encaixa perfeitamente nessa descrição, tirando um detalhe: ela é negra. 

Não é exatamente a Maria que estamos acostumados a ver nos quadros de Botticelli, mas ela é uma crente fervorosa em Deus e esta disposta a trazer o Cordeiro de Deus ao mundo novamente. 
Então, eles começam a trabalhar para pôr o plano deles em prática. 
Porém, para isso eles terão que driblar um repórter que pretende fazer dessa história o maior furo jornalístico da humanidade, e gente muito poderosa que vê o seu poder ameaçado com a vinda do Salvador. 

O livro é muito parado. 
A melhor parte, na minha opinião, é o parto de Maggie, porém, isso acontece quase no fim do livro. Ou seja: eu tive muita persistência para chegar até lá.  

O livro levanta um debate importante sobre a clonagem humana, mas ele fica muito na parte ética e filosófica da coisa. Nos conflitos que o cientista tem se deveria ou não fazer um clone; A partir de quanto tempo, é considerado que existe vida no óvulo? A partir do momento da fecundação, mesmo que in vitro? A Igreja esta ultrapassada em suas concepções? A clonagem humana deve ser liberada? É ético você fazer um clone ou utilizar as células tronco para, por exemplo, poder criar um novo fígado, já que você o destruiu tomando todas as bebidas alcoólicas do planeta? Mas se é assim... porque não seria ético eu decidir clonar o meu filho que morreu atropelado, ou seja, fazer um clone de pessoas mortas e restabelecer a família que outrora foi destruída. Ou quem sabe, trazer de volta pessoas como Martin Luther King! Ou talvez Gandhi  e Madre Tereza de Calcutá! O mundo seria muito melhor se eles ainda estivessem vivos, certo?

Alguns desses levantamentos são feitos no livro. Outros, você acaba pensando por si mesmo.
Ou seja: esse livro faz você pensar sobre o que você acha certo e o que você acredita ser errado. Esse é o ponto positivo. 
Pelo parto de Maggie (a única parte com ação) e por levantar esse debate sobre a clonagem, a nota foi 2. 

Se você quiser saber mais sobre os outros livros dessa série, aqui esta o link do site da autora
Pra quem gosta de livros que te façam pensar, pode ser que vocês gostem. Mas se você espera uma história emocionante, passe longe desse livro. 




11 comentários

  1. Gente vocẽ deu uma nota tão baixa, e fiquei super curiosa, será que não tem algum autor com a cara de pau de escrever mesmo um apocalipse após a vinda de novo de Cristo??? Achei a sinopse tão bem bolada, mas acredito que o autro ficou um pouco amedrontado de mexer com o símbolo (porque é isso mesmo: um símbolo) tão forte como a fé alheia. Entedno o fato, mas acho que a história daria muito pano pra manga

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, eu não sabia do que o livro falava, já o havia visto, mas não chamou minha atenção, e livros sem muita ação não e meu tipo de leitura

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou passar longe do livro, pelo menos, por um tempo. Não que eu não goste de livros que me façam refletir sobre um assunto, mas é que por enquanto já me bastam os da faculdade. rs Além do mais quando li a sinopse pensei: Vai ser estilo Dan Brown com uma história superenvolvente e tal, mas pela resenha percebi que não. :/ Talvez algum dia eu dê uma chance ao livro.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália, acho que esta foi a primeira resenha negativa que li do livro. Uma pena que você não gostou. Eu ainda não o li, mas tenho pretensão de conhecer.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia nem a série , nem o autor. Quando li a sinopse , me interessei muito , mas se ele for mesmo muito parado como você descreveu , nem vale a pena ler rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. O livro não me interessou nem um pouco. Apesar de gostar de temas polêmicos O Clone de Cristo por hora ainda não entrou na minha wish list, apesar de achar que a história poderia ser bem construída (:

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  7. Lendo a sinopse fiquei de boca aberta, mas me desanimei ao ler a resenha. Agora to na dúvida se leio ou não leio!

    ResponderExcluir
  8. Estava em dúvida quanto a esse livro. Eu gosto quando o livro faz pensar mas detesto livro muito parados. Prefiro não arriscar.

    ResponderExcluir
  9. Li duas resenhas bastante positivas sobre o livro, mas confesso que não me convenci pelos pontos positivos que apontaram. Só pela abordagem imaginei que a leitura seria um tanto chatinha e lenta. O enredo parece bem interessante, mas pelo visto a história foi mal aproveitada.

    ResponderExcluir
  10. NOSSA DUAS ESTRELAS?
    Li tantas resenhas positivas e me deparo com essa nota kkkkkkkkk realmente é para me fazer pensar se é tudo isso que comentam. Ainda mais pela editora em si que só lança coisas boas... Mas acho que lerei mesmo assim para tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥