14 de abril de 2014

Convergente por Veronica Roth

Livro III

Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801860
Ano: 2014
Páginas: 528
Classificação: 
A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

Você pode conferir as resenhas de Divergente e Insurgente aqui. 
Atenção: Esta resenha contem spoilers 


Muita gente irá terminar esta série decepcionada com Veronica Roth, mas, pelo menos para mim, o final foi previsível. 
É claro que eu tinha uma centelha de esperança de estar errada em relação ao final, mas... eu não estava. 

Quando Insurgente acabou, eu simplesmente não fazia ideia de que rumo essa história iria tomar. Só tinha uma certeza: ela não iria acabar bem.

Com a revelação do vídeo de Edith Prior (uma ancestral de Tris), em Insurgente, informando que quando a população da cidade alcançasse um número alto de Divergentes, eles deveriam deixar os limites da cidade para ajudar as pessoas que poderiam viver fora desses limites; eu confesso que imaginei duas possibilidades para o que viria a seguir: 
1. Uma espécie de BBB, onde eles eram vigiados por serem prisioneiros que foram colocados naquele lugar, com o sistema de facção, porque precisavam ser afastados por serem perigosos. 
2. Que eles encontrariam um lugar inóspito, selvagem e destruído pelas guerras ao saírem da cidade e que, se eles encontrassem sobreviventes, ia acontecer uma guerra gigante entre os que ficaram de fora e a população das facções que vivem na cidade. 

Pois bem... eu até que estava certa em alguns aspectos...

Dos três livros da série, este foi o que menos gostei, pois nos outros exemplares nós temos muita ação... eles correndo de um lado pro outro tentando salvar as próprias peles e a vida das pessoas com quem se importam; várias conspirações e segredos que os líderes das facções guardam... 
Neste livros, temos o peso do que a descoberta do que existe do lado de fora, do que significa ser um divergente e a revelação de todas as mentiras que foram contadas, gera neles. 
Tem uma carga dramática maior do que os outros livros. É muito mais a questão de buscar o que realmente é verdade no meio de tantas histórias que foram contadas e o que é usado para manipular eles e a população que permanece na cidade. 

Como já era esperado, Tris, Quatro e seus amigos sobreviventes, decidem sair da cidade e descobrir o que existe além da barreira. Enquanto isso, os pais de Quatro disputarão o cargo de líder, sendo que a mãe de Quatro afirma que o sistema de facções deve ser abolido, e o pai dele se juntará a um grupo de resistência para tentar restabelecer o sistema de facções. 

Quando Quatro e Tris chegam no lado de fora, começamos a ter as respostas para os questionamentos que povoaram as nossas mentes nos dois primeiros livros da série; porém, nem tudo é o que parece ser, e se dentro da cidade a disputa é por restabelecer ou não o sistema de facções; do lado de fora existe uma disputa velada entre dois grupos: os geneticamente puros e os geneticamente danificados. 
É neste momento que vocês terão a resposta de o quê realmente significa ser um Divergente, e como surgiu o sistema de facção e o por quê deste sistema. 

O final foi condizente com a personalidade dos personagens e seus históricos. 
Além disso, precisamos levar em consideração que estamos em uma guerra, e as pessoas morrem em guerras!!! Portanto, era previsível que teríamos muitas baixas ao longo da história e que com isso, não deveríamos nos apegar muito aos personagens... eu pelo menos não fiquei surpresa. 

Eu fiquei bem emocionada no final, pois eu me sensibilizei com o Quatro. Além disso, eu fiquei com aquele sentimento de vazio. 
Não sei dizer se foi por estar me separando de personagens que eu acompanhei apaixonadamente por muito tempo, ou se foi pelos sentimentos que Quatro demonstra nas últimas páginas.
O livro é bom, mas muitas pessoas, provavelmente, irão se decepcionar com Veronica Roth.
Eu esperava mais do desfecho dessa história e o fato de ser um pouco mais parado que os outros dois livros, pesaram na minha avaliação. Por esses dois motivos, a nota é 3. Mas eu preciso dizer, que até concordo com o desfecho que a autora deu a série.





16 comentários

  1. Oi, Natália
    Gostei muito da sua resenha. Já li Convergente. Não foi o livro que eu mais gostei da trilogia. Como você, também achei o final bem condizente.
    Vi várias resenhas criticando o Quatro, mas ele foi o personagem que mais gostei nesse livro.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li os primeiros livros, mas pretendo ler. Quanto a esse livro vi que muita gente se decepcionou, mas ainda assim vou ler, pois como vc disse os primeiros livros são bons então sim vou ler a trilogia.

    ResponderExcluir
  3. Bom, não tem como começar de outro modo a não ser: "Convergente tá causando para todos os lados!".
    Confesso que isso me deixou triste, porque ainda não li os livros e esperava muito dessa trilogia. E todo blog que eu acompanho e faz a resenha de Convergente, sempre tem a mesma opinião, que o livro tem um final previsível. Assim, sei que uma grande parte dos livros tem finais previsíveis e tal, mas esse choque com Convergente vai muito por causa da fama que a trilogia alcançou nesse pouco tempo.
    Enfim, a resenha tá ótima. Pena que o livro não, né? :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Apesar de enorme vontade e ansiedade ainda não li nenhum dos livros. Com sua resenha e falando do final, que talvez cause certa decepção, fiquei mais curiosa ainda. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Não li ainda nenhum livro da série e talvez não leia ,por estar em uma fase que estou dando preferência à leituras um pouco menos fantasíosas.

    ResponderExcluir
  6. Até agora eu só li Divergente, e eu amei o livro! Eu até tenho os outros livros, mas eu peguei spoiler em uma página do face, e realmente desanimei em continuar a série. E como eu já sei como termina, eu com certeza vou ser uma das pessoas que vai se decepcionar com a Veronica Roth :/
    Ainda pretendo ler os outros livros, mas ainda não sei quando...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quando terminamos uma série bate mesmo aquele vazio. Como ficaremos sem nossos personagens? Enfim...
    Que bom que gostou desta série, eu ainda não comecei a ler, espero gostar também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li Divergente, cheguei até a comprá-lo, mas acabei perdendo um pouco a vontade de lê-lo, sim, eu sei, a blogosfera adora e fala super bem, mas não sei, acho que não pretendo ler tão cedo, ainda mais sabendo que você achou o último livro previsível, na verdade não sei nem se vou sair do primeiro. D:

    ResponderExcluir
  9. No começo de Insurgente eu também já imaginava que havia todo um mundo real fora do muro. E acredito que todo mundo que leu a série toda, ficou extremamente decepcionado com o desfecho da série (pq sim, é bem decepcionante).
    Eu também já esperava as baixas, mas me comovi bastante com o Quatro, e os últimos capítulos foram quase torturantes. Eu não fiquei chateada com o desfecho da história, mas COMO foi desfechada. rsrsrsrs
    Acredito que oq aconteceu poderia ter acontecido de outra maneira (estou tentando não contar spoilers xD).

    http://carolinaribeirobr.blogspot.com.br/?view=classic

    ResponderExcluir
  10. Olá Natália!!Não li a resenha porque pretendo conferir a trilogia,ainda não tive a oportunidade de ler nem adquirir nenhum dos livros, mas ela esta no topo da minha lista de desejados!! Sempre leio ótimas resenhas sobre ela, e realmente estou super curiosa e animada!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gente pelo amor de deus, não deixem de ler a série, NÃO DESANIMEM ! Ela é maravilhosa. Realmente com o final dado para a trilogia, muitos podem nao ter gostado. Mas eu achei inevitável, eu gostei do final. sou fã de um bom drama e já até imagino tais cenas no cinema. Convergente foi polêmico e audacioso. Eu curti demais. Meus preferidos ainda são os dois primeiros, por Convergente ser mais parado, porém foi ótimo.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  13. Estou com vontade de ler divergente faz um tempo, e confesso que minhas expectativas quanto a essa trilogia estão bem altas, espero não me decepcionar..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não li a resenha morrendo de medo dos spoilers.
    Li apenas o primeiro livro da série, então não quero surpresas indesejadas, haha.
    Como o primeiro eu li em e-book e quero os livros para mim, estou esperando o box pra comprar todos juntos ou uma super mega e irresistível promoção pra adquirir os meus exemplares.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li os livros anteriores, mas tenho muita curiosidade. Gostei muito da resenha. Que pena que o último livro foi muito parado, mas a série parece valer a pena. :)

    ResponderExcluir
  16. Li outras resenhas da série e muita gente tá decepcionada (o) mesmo...eu ganhei Divergente um tempo atrás e to pensando se começo ou não. Sua resenha não ajudou a me animar muito nisso, agora to com um pé atrás pra ver se leio ou não.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥