23 de abril de 2014

Fale! por Laurie Halse

Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859073
Ano: 2013
Páginas: 248
Classificação: 
"Fale sobre você... queremos saber o que tem a dizer". Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa para encenada para calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada jogada para escanteio. O que não é de se admirar, afinal, a menina ligou para polícia, destruiu a tradicional festa que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias, e de quebra, ainda mandou vários colegas para cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e fragilizada que não tem mais forças para reagir. Quando finalmente Melinda, encontra um refúgio nas aulas de arte, e será por meio desse projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: O que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Melinda é apenas mais uma adolescente com medo do seu primeiro dia de aula no Ensino Médio. O que difere ela das demais, é que o motivo de tanto medo, é por ela ter perdido todos os seus amigos devido a uma festa que ocorreu no final da 8ª série em que ela chamou a polícia e acabou com a festa. O livro então nos conta a luta diária que Melinda passa para tentar retomar sua vida e ter seus amigos de volta.

O livro é todo em primeira pessoa, ou seja, a protagonista nos conta seu dia-a-dia no seu "infernal" Ensino Médio. O livro é extremamente detalhista, o que o torna muito chato e cansativo. Grande parte dele se passa durante as aulas de Álgebra, Biologia, Espanhol, Artes e etc. Melinda tem a mania de dar apelidos as pessoas de acordo com suas características, como por exemplo: Dona Juba (Professora de gramática, que tem o cabelo metade laranja, metade preto). O grande erro do livro para mim, foi se atentar demais a descrever coisas desnecessárias e que não acrescentam em nada na história, do que alimentar a grande problemática que o livro trata; que é a rejeição de Melinda do mundo. O livro poderia ter sido muito mais interessante, porém o que vemos nas primeiras 150 páginas, são quais aulas ela tem no dia ou, o que ela faz para passar seu tempo.

Outro fator que não gostei no livro, foi o modo como as coisas se esclareceram. Esse livro poderia ter me poupado a leitura de duzentas páginas. Antes de chegarmos ao final, Melinda sem motivo algum revela ao leitor o que realmente aconteceu na festa. Foi a única hora que li o livro com mais alguma atenção, mas durou somente duas páginas, antes de voltarmos ao relato de sua vida monótona. Depois que tal revelação é feita, tudo se esclarece. O que aconteceu na festa realmente justifica o motivo de Melinda ter chamado a polícia e justifica suas atitudes e sua exclusão do mundo.

Essa é minha primeira crítica negativa e estou tentando ao máximo deixar tudo explicado. Mas o fato que vou citar agora, fez com que minha vontade fosse de não dar estrela alguma ao livro. Laurie tinha um trunfo nas mãos, após duzentas páginas (um tanto que desnecessárias), ela poderia tornar as coisas bem interessantes, como o que Melinda faria quando tomasse coragem e resolvesse falar para suas antigas amigas, o que realmente aconteceu na festa. Com o baile de formatura do terceiro ano chegando, sua ex amiga, Rachel, vai ao baile e Melinda acha que o que aconteceu com ela, poderia vir a se repetir. Logo, ela toma coragem e conversa com Rachel, mas a hora que ela escolhe fazer isso é durante uma detenção, onde elas não podem conversar em voz alta. Através de sussurros ela inicia a conversa e revela pra amiga o que aconteceu escrevendo num papel pois não poderia falar em voz alta.
Agora eu te pergunto, querido leitor dessa resenha, se você estivesse sofrendo de algo terrível, que aconteceu com você e fosse contar para um amigo, você ia escrever tal fato em um papel? Assim, sério? Quando eu li, eu não acreditei que algo tão doloroso para Melinda seria revelado a alguém, por meio de um bilhete, sem emoção nenhuma e sem sofrimento nenhum. Imaginava um drama maior, uma importância maior.
O que se desenrola a partir da revelação é pior ainda. A amiga, após saber o verdadeiro motivo de Melinda ter ligado para polícia, responde o bilhete perguntando se a amiga estava bem. Isso mesmo, sabendo que sua amiga sofreu de algo terrível, a ação de Rachel, foi responder um bilhete perguntando se tudo estava bem agora. Achei extremamente cômico e surreal.

Com um final muito previsível, Fale! não me convenceu. Realmente sua mensagem até que é importante, com o intuito de mostrar que guardar segredos terríveis pode te destruir por dentro, e que é necessário falar sobre tal para superá-lo. O livro só pecou mesmo, na forma de tentar transmitir isso.
Até a próxima resenha, abraços.


17 comentários

  1. Oi, Diego
    Já vi várias pessoas comentando sobre esse livro, mas a sinopse não me agradou. Agora que li sua resenha, tenho certeza que não quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego, eu que já não estava muito interessada no livro, desanimei de vez.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente nunca me interessei pelo livro, então sua resenha só fez eu desistir de vez de ler .

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de detalhes. Não gosto de textos descritivos. Acho a maioria dispensável. Já não gostei. Finais previsíveis é um tanto chato, mas não me incomoda muuito. Gosto de mistérios e fiquei curiosa para saber o que aconteceu com Melinda. Fico na dúvida se leio ou não.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  5. Ei Diego, tudo bem?
    Então, acho que só li duas resenhas desse livro e tinham opiniões bem distintas. Mas sei lá, acho que depende muito da pessoa que lê. Eu, por exemplo, amo livros/histórias detalhistas, porque sou assim. Mas claro, tudo tem um limite. Gostei de como expressou se ponto de vista em relação ao livro, porém tenho que falar que ainda tenho vontade de lê-lo. >.<
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isla, leia sim. Acho válido, é bom para saber no que as pessoas concordam e discordam de mim ! =D

      Excluir
  6. Oi Oi Diego.
    Já conhecia o livro, e já li uma resenha do mesmo, mas a tua resenha foi a primeira resenha negativa do livro que eu li, e senti muita sinceridade o que me deixou na dúvida se devo continuar querendo ler ou não.

    Beijos da Lua!
    tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa foi a primeira vez que li algo sobre o livro.
    Se ele ê maçante, não pretendo lê-lo de forma alguma!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito de Garotas de Vidro da autora e esperava que esse livro fosse tão bom quanto ele, mas agora desanimei e já não quero mais ler ele :(
    Só é uma pena a autora não aproveitar o que tinha nas mãos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive muito interesse neste livro, agora com certeza nem vou lê-lo, mas confesso que fiquei um pouco curiosa para saber o final, mesmo sabendo que ele é "ruim". Enfim, esse eu passo... E fico triste por você ter perdido tempo com a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Não tive interesse pelo livro, agora com a resenha tive certeza que odiaria. E esse negócio do papel, bizarro. Irônico já que o título do livro é Fale. Fora que detesto livro muito detalhista, acaba ficando cansativo.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que alguns autores realmente exageram na hora de descrever alguém/algo na leitura, ok, alguns detalhes tudo bem, mas precisa exagerar? Faz com que você queira dormir ao invés de estar lendo, rs Não conhecia o livro, nem o autor, e não fiquei com muita vontade de ler não.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    fiquei surpresa com a sua resenha! Li Garotas de Vidro da Laurie Halse Anderson e fiquei apaixonada pela autora, louca para ler outras obras dela, inclusive essa. Ainda tenho vontade de ler Fale, mas agora já sei que é melhor pegar o livro com poucas expectativas! Ótima resenha, você esclareceu bem os motivos para não ter gostado do livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana !
      Confesso que nunca tinha ouvido falar na autora e não gostei do estilo dela...mas leia Fale! se tiver oportunidade. E depois me conte o que achou =)

      Excluir
  13. Eu assisti ao filme O silêncio de Melinda e gostei bastante do enredo. Quando descobri sobre o livro, fiquei louca pra ler. Um dos motivos é por ser escrito pela autora Laurie Halse Anderson e eu ter adorado o livro Garotas de Vidro.
    O livro trata de um assunto tão delicado que eu fiquei bem curiosa pra descobrir a forma como a autora aborda esse tema através das páginas do livro.

    ResponderExcluir
  14. Parece que este livro tem um enredo ótimo e uma mensagem interessante, mas a autora não soube construir e desenvolver a estória...a sinopse até que chamou minha atenção, mas me desanimei bastante após ler a resenha rsrs
    Fica para a próxima!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Puts 1 estrela e a história é um tédio?
    Não curti muito começando por aí...
    Lendo toda a resenha percebi com 100% de certeza que esse livro não é pra mim....

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥