15 de abril de 2014

Hyperbole and a Half por Allie Brosh

Autora: Allie Brosh
Editora: Planeta
ISBN: 9788542203073
Ano: 2014
Páginas: 224

Classificação: 
Em Hyperbole and a Half situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram, a autora apresenta alguns dos textos mais lidos e comentados em seu blog e também muito material novo, inclusive histórias sobre seus cachorros, um deles aparentemente com leves problemas mentais, sua luta para lidar com a depressão e ansiedade que insistem em dominá-la, além de anedotas hilárias sobre sua tumultuada infância. Sim, Allie foi uma criança difícil, Talvez a mais difícil de todas. Por exemplo, uma vez ela comeu um bolo inteiro só de burra porque sua mãe a proibira. E ela também atazanou a vida da família quando ganhou um papagaio de brinquedo que repetia tudo - tudo - que ela queria. Inteligente, irônico e absurdamente engraçada o livro traz o estio inimitável de Allie nos textos e nas ilustrações, além de alguns de suas típicas reflexões que conquistaram o coração de inúmeros leitores.

Único, engraçado, sarcástico e dramático. Acredito que essas são as palavras que definem bem Hyperbole and a Half. Você pode estar se perguntando como um livro pode ser engraçado e dramático ao mesmo tempo, mas Allie nos mostra através de figuras e palavras que é possível sim termos tudo em um único livro.

Hiperbole and a Half conta histórias sobre diversas situações que Allie viveu. Seja como quando era criança, seja como adulta. Ou como ela também citou, situações que pessoas viveram por causa dela. 

Ao longo da leitura é possível perceber que a Allie não é lá uma das pessoas mais normais, mas quem é totalmente normal, não é mesmo? Digo isso, por que em uma das histórias, Allie narra quem ela é de verdade levando-nos a uma reflexão sobre quem nós somos de verdade. Muito legal mesmo ver que ela teve coragem de escrever em um livro tudo o que ela sempre teve vontade de fazer (por mais que não fossem coisas tão boas assim) e o que ela realmente faz (por que é o que as pessoas esperam que pessoas boas façam). Não é pra qualquer um admitir seus piores defeitos e essa é uma das partes que pode-se dizer que é bem reflexiva... Que te faz pensar sobre a vida. Mas como havia comentado, também existem as partes engraçadas que compõem a maior parte do livro. Inclusive as reflexivas também têm suas pitadas cômicas. Allie nunca foi uma pessoa fácil mesmo quando criança. As histórias que ela nos conta são tão bizarramente engraçadas que fica inclusive difícil de acreditar que uma criança naquela idade fosse capaz de fazer coisas tao absurdas quanto as que ela narrou. Definitivamente Allie é um ser humano único.

Hyperbole and a Half foi definitivamente uma grande surpresa, pois quando o solicitei à Planeta sabia a respeito de sua fama sobre ser um livro muito bom e único, mas verdadeiramente não sabia o que esperar e o que exatamente encontraria, e tive a felicidade de descobrir o quão incrível um livro com desenhos nem um pouco elaborados poderia me proporcionar tantos momentos de gargalhada e de reflexão.

Como já citei na resenha, em Hyperbole and a Half encontramos várias histórias de situações já vividas pela Allie, e a primeira narrada no livro fala sobre ela ter escrito uma carta para o eu dela no futuro quando tinha dez anos de idade. Após escrevê-la, ela a enterrou e lembrou pouco mais de dez anos depois da carta e assim a desenterrou e leu para ver o que tinha escrito. A história é engraçada demais e a experiência que ela teve ao ler a carta definitivamente foi única.

Pensando em fazer uma campanha bem legal sobre o livro, o Felipe Brandão que cuida dos parceiros da Planeta nos propôs que fizéssemos como a Allie fez. Pediu que escrevêssemos uma carta para o nosso eu do futuro, guardássemos e a lêssemos daqui há dez anos. Como achei a ideia um máximo... Prontamente aceitei participar do projeto e com isso gravar um vídeo falando um pouquinho a respeito disso. Ele é bem rapidinho e espero que gostem e não reparem muito, já que esse é o meu primeiro vídeo. Rs...

Para encerrar, não posso deixar de citar o capricho incrível que a Planeta teve com o livro. As folhas são coloridas e cada história tem uma cor de folha, além de serem folhas mais grossas. O tamanho da letra está ótimo e o livro é tão bem feito que dá pra ver como eles o fizeram com carinho.

Super beijo!!!


21 comentários

  1. Oi, Laisy
    Adorei o seu video. Ficou muito bom. Esse livro inicialmente chamou minha atenção pelas ilustrações.
    Achei a ideia da carta muito legal. Fiquei imaginando ler a carta dez anos depois.

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Principalmente a ideia da carta! Nossa, com certeza vou fazer e chamar minhas amigas e amigos para fazer.
    O livro parece ser muito bom, vou querer ler. ^^
    Incrível a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este livro deve ser tudo de bom, achei super diferente sua ideia, achei super fofa as ilustrações...Creio que deve ser super divertido!!Super bacana a ideia da carta!!
    Dica mais que anotada!!

    ResponderExcluir
  4. Legal este detalhe das folhas coloridas, dá até para ver que combina e muito com o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Deve ser um livro forte ! Mas acho que não leria. Não é um gênero que me agrade muito.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  6. Sério a primeira vez que vi o livro nem me interessei, pq eu achei que fosse um livro infantil, mas vendo agora parece muito legal, daria tudo pra poder ler /shuhesahua

    ResponderExcluir
  7. O vídeo ficou ótimo! Adorei!
    E adorei também a ideia, vou escrever uma carta pra mim :)
    E o livro, já gostei pela capa e achei muito fofo ser todo colorido!!! Fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fe! Que bom que gostou dp vídeo e da ideia!

      Super beijo! =)

      Excluir
  8. AMEI o projeto. Muito bom mesmo, vou juntar meus amigos e fazer com eles também.
    Bom, o livro parece ser muito legal, mas não faz muito o meu tipo de leitura.
    Enfim, a resenha está ótima e o projeto é incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do projeto e da resenha Isla. =)

      Beijo!

      Excluir
  9. Achei o livro lindo, mas tem algo nele que não desperta o meu interesse, algo que não faz eu ter vontade de lê-lo, não sei, às vezes tenho dessas. Enfim, acho que passo...

    ResponderExcluir
  10. A princípio eu não tinha dado muita importância para ele, pela capa e nome nem a sinopse eu li, mas lendo sua resenha, ele parece ser bem melhor do que eu imaginava. E o livro parece ser bem divertido mesmo.
    Sobre a carta, vou tentar fazer, mas não sei se eu aguento ficar 10 anos sem ler :/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Rafaela. Mas tenho que concordar que ficar dez anos sem ler a carta é bastante tempo, mas seria legal deixar lá e ñ ler. Rs...

      Beijo!

      Excluir
  11. Esse livro parece ser divertido,bem leve e as ilustrações bem bonitinhas.
    Vale à pena!

    ResponderExcluir
  12. É realmente uma ótima ideia escrever essa carta, deve ser bem interessante lê-la num futuro, ver o quanto você mudou de um tempo pra cá. Eu quero muito ler esse livro, já li 2 resenhas positivas sobre ele, e estou super curiosa.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  13. Adorei o vídeo! Mas foi tão curtinho! Trago-nos mais alguns, haha.
    Achei bem bacana esse livro e a proposta dele. Fiquei bem tentada a comprá-lo apenas pra escrever uma cartinha pro meu eu mais velha e deixar lá dentro, haha.
    A diagramação está linda e por isso a editora está de parabéns. O trabalho feito com esse livro merece mesmo ser divulgado.
    Achei o projeto bem bacana e apoio quem for participar.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser mesmo muito bom, nunca li nada parecido e fiquei curiosa! Gostei muito do vídeo também, muito interessante essa ideia da carta, acho que vou fazer também rs
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ta aí um livro divertido que parece que vale a pena ler!
    Achei muito bom o vídeo muito legal também, parabéns.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥