2 de julho de 2014

Cidade do Fogo Celestial por Cassandra Clare

Livro VI - Série Os Instrumentos Mortais

Autora: Cassandra Clare 
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092731
Ano: 2014
Páginas: 532
Classificação:    
ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Você é fã de Cassandra Clare e da série Os Instrumentos Mortais? Então pare tudo que você esta fazendo; pare de ler esta resenha e vá AGORA comprar Cidade do Fogo Celestial!!!!!!
Estou falando sério! Você está perdendo tempo! Você já poderia estar lendo!! Go Go Go!!

"Ah Natália... mas eu não tenho dinheiro... 
- Pede emprestado pro seu pai, pra sua avó, faz vaquinha com os amigos! Enfim... dá o seu jeito!!!
Ah Natália, mas eu estou lendo outro livro ainda. 
- Para de ler agora! E vai ler Cidade do Fogo Celestial!!" 

Depois desse recado "nem um pouco sutil", podemos começar esta resenha...

Se você ainda não sucumbiu aos poderes de narração de Cassandra Clare, prepare-se, pois agora vai!

Finalmente chegamos ao último livro da saga Os Instrumentos Mortais.
Se você chegou até aqui, é porque precisa ser convencido de que a história é boa, né? Então vamos a um pequeno resumão. E eu não vou contar nem 10% do que acontece na série...

Clary era uma menina normal que vivia em Nova York, sem saber que na verdade era uma nephilim, ou seja, ela tinha sangue de anjo correndo em suas veias e por isso, ela podia ver um mundo oculto dos humanos, onde existem vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros e muitos demônios. Os nephilims são os guardiões desse mundo, mantendo os humanos a salvo e a ordem entre esses seres sobrenaturais.

Ela conhece Isabelle, Jace e Alec, caçadores de sombras (como são chamados os guardiões), e fica sabendo que o pai dela - Valentim - esta querendo destruir a trégua que foi estabelecida entre nephilims e os seres do submundo, utilizando os Instrumentos Mortais que são objetos que deram origem aos nephilims e que com eles, é possível requisitar uma reunião com um anjo. Sim, é isso mesmo... você pode bater um papo com um anjo com asas, cheio de luz em volta do corpo e tudo mais... eles não são muito sociáveis, mas te atendem mesmo contra a vontade deles. Só tome cuidado para não sofrer a ira de Deus depois...

Pois bem... é claro que as ações de Valentim iniciam uma guerra monstruosa. Só que no meio dessa guerra, nós descobrimos que ele tem outro filho, ou seja, Clary tem um irmão, chamado Sebastian. E aí minha gente... se você já estava preso a história pelo fato de ser ação e aventura do início ao fim; se você já estava achando que Valentim era mau... é porque você ainda não tinha conhecido o Sebastian!!!
Valentim é bonzinho perto do Sebastian!!!

Sebastian não só quer destruir os nephilims, como quer Clary para ele (Sim! Ele ama a irmã!), quer manter Jace por perto como se fosse um irmão ou um grande amigo (só que ele ama a Clary também! E ambos foram criados por Valentim como se fossem filhos dele. Pois é... meio bizarro, mas só lendo o livro pra descobrir por quê) e quer virar o "rei do Inferno" controlando todos os demônios. E para isso, ele não se incomoda de usar golpes baixos, como mentir, matar e se aliar ao inimigo do seu inimigo. Afinal, vale tudo no amor e na guerra, né?

Sabe a guerra que eu falei antes que Valentim tinha iniciado? É "fichinha" perto do que Sebastian vai aprontar!
Para vocês terem uma ideia, logo no primeiro capítulo de Cidade do Fogo Celestial, ele já invade um Instituto (uma espécie de posto avançado/ centro de treinamento dos nephilims) localizado em Los Angeles e mata geral!!!
É a mesma coisa que você invadir um quartel da polícia...
Básico né gente?! Qualquer um faz isso... hehehe
A partir disso, você já pode imaginar o ritmo que tem essa história. É IMPOSSÍVEL PARAR DE LER!!!

Eu não estou brincando! São mais de 500 páginas! Eu não comia... eu não dormia... eu só lia!!! Meu marido ficou impressionado como me desliguei do mundo por 2 dias! Jogo da "Copa das Copas" rolando e eu LENDO! 

E vou falar mais uma coisa...
Eu não ia ler essa série. Achava que era uma série infanto juvenil com personagens adolescentes e suas neuras, e eu não tenho a menor paciência pra isso. Até que o Diego (colunista daqui do blog) me emprestou Cidade dos Ossos e disse que eu tinha que ler porque ele queria alguém pra conversar sobre a série.
Eu comecei a ler e viciei!!!! A ponto de eu terminar Cidade do Fogo Celestial antes dele!!!

Primeiro porque os personagens, apesar de terem entre 16 e 18 anos, são guerreiros. Então não tem aquela coisa chata de "Ai, será que fulano gosta de mim? Ai, será que é isso mesmo que eu devo fazer? oh! dúvida cruel!". 
Nãoooooo...
Você esta sempre correndo pra descobrir o que Valentim/Sebastian esta aprontando e tentar impedir. Isso é uma guerra!!! A diferença é que é como uma ópera: é dividida em atos.
Primeiro ato: Valentim
Segundo ato: Sebastian
Tem romance? Tem!! Tem bastante romance! Mas também tem muitas partes engraçadas, pois Jace é aquele convencido charmoso; e Simon (melhor amigo da Clary) é aquele nerd engraçado que vive fazendo comentários sarcásticos e sensacionais ao longo do livro. Quando junta esses dois pra discutir ou conversar... não tem como não rir!

Mas final de séries grandes assim, a autora sempre deixa algum furo, certo? Errado! Não tem! Muito pelo contrário. Cassandra é tão diva, que ela conseguiu colocar os personagens de As Peças Infernais na série, e ainda acrescentou outros personagens que tenho certeza que serão os protagonistas da próxima série dela.
Quando eu terminei de ler esse livro eu percebi três coisas:
1. Preciso comprar todos os outros livros da série Os Instrumentos Mortais, pois, como eu relatei acima, eu li emprestado do Diego, nosso colunista. Então, eu só tenho esse livro!

2. Eu PRECISO ler As Peças Infernais, pois apesar da história se passar antes da série Os Instrumentos Mortais, eu preciso saber todos os mínimos detalhes sobre essa história.

3. QUALQUER  livro que a Cassandra Clare escrever terá lugar garantido nas minhas prateleiras. Porque ela é diva!
E ai? Te convenci?





14 comentários

  1. Ainda não li esse livro, mas preciso ler. Adoro essa série, é muito boa.
    A capa desse livro está demais.
    Você me convenceu com toda a certeza.

    ResponderExcluir
  2. Bem eu sou perdida nessa serie nao entendo bulhufas e nao assisti o filme, porem como todos amam Cassandra pretendo essa serie ainda esse ano, porque curiosidade e dificil.
    Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que esta série termina tão bem. Eu ainda não comecei a série, eu sei, pode brigar, mas com certeza vou querer ler tudo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Você me convenceu Natalia. Vou ler a série.
    Pela sua empolgação,não há dúvidas que a história é viciante.
    Já estou bem curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga esta lendo 2 ja leu 1 .... hihihi ja esta querendo compra 3 coleção ! Sinceramente nao vejo a hora de conta pra ela sobre esta resenha . Mesmo que não tenho lido os livros ainda!

    ResponderExcluir
  6. Não comecei a ler os instrumentos mortais ainda e os comentários se dividem entre os livros.Uns acham maravilhosos e outros dizem que nem é lá essas coisas,como eu não li ainda,só vi o filme,não tenho uma opinião formada sobre a série.
    Até pensei em desistir desses títulos mas como você gostou tanto e falou desse último volume tão bem ,vou dar uma chance.
    bjoos..

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro da série, o que é uma vergonha, eu sei rsrs
    Meu irmão tem todos e estou tentando dar um jeito de roubar para ler!
    Fiquei apaixonada só pelas capas que acho lindas!
    Parece que a série vai terminar de maneira maravilhosa!

    ResponderExcluir
  8. Que incrivel, amei essa resenha. Já estava com uma vontade de ler esta serie, agora você me deixou com mais vontade ainda de ler ela. O meu problema é que não consigo pegar livros emprestado dos outros, não me sinto bem, então eu deixo de ler algo porque não quero pegar emprestado e nem tenho dinheiro para comprar.
    Mas se tudo der certo na bienal irei comprar os livros dela e de muitos outros autores que são fantasticos.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler essa série, dizem que é perfeita, e pelo jeito vc concorda né, hahahaha.
    Mas o único problema é que a série é muito grande, claro contando os livros da série "As Peças Infernais".

    ResponderExcluir
  10. Convenceu sim, kkkk, ja vou alertar a parentada toda que preciso dessa série. Eu adoro viloes, então acho que Sebastian vai cumprir bem seu papel de me deixar encantada.
    Todas as resenhas que li falaram que Cassandra fechou com chave de ouro.

    ResponderExcluir
  11. Convenceu completamente.
    Eu já queria ler antes, comprei o primeiro volume FINALMENTE.
    E com uma resenha dessa, é livro para falar aos netos, não é possível. A série deve ser uma das melhores, e quero comprar todos os livros agora, rs.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é um amor e uma tristeza, ele é perfeito, a Cassandra conseguiu fechar a história muito bem, e deixou a brecha pra Emma e Jules (e espero que Clary apareça nem que seja pra dar um Oi.. rsrs), mas também é triste o destino de alguns personagens, e aidna por cima o fato de ter que dizer adeus ao Jace :'(

    ResponderExcluir
  13. Amo Instrumentos Mortais. Amo a Cassandra Clare. Queria tanto ir na Bienal principalmente por causa dela <3

    ResponderExcluir
  14. Acho que os livros da Cassandra são os únicos que eu me encontro entre querer ler e não querer ler...afinal só essa série tem 6 livros (e tem as 3 que se passam antes e...como serão mais 3 séries no futuro? Ou algo assim, não lembro...).
    Realmente não tem como não ter/ler os livros dela mas...não hoje.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥