2 de julho de 2014

Não Voltarás por Hans Koppel

Autor: Hans Koppel
Editora: Verus
ISBN: 9788576862765
Ano: 2014
Páginas: 294
Classificação:  
Mike Zetterberg vive com a esposa Ylva e a filha do casal numa pequena cidade praiana na Suécia. Uma noite, Ylva não volta para casa depois do trabalho. Mike acredita que ela só foi tomar um drinque com as amigas, mas, quando ela não aparece na manhã seguinte, ele começa a se preocupar. Enquanto Mike lida com as suspeitas da polícia e com o próprio desespero, ele nem desconfia de que sua esposa está viva e a apenas alguns passos de casa, presa num porão do outro lado da rua, atraída para uma trama horripilante de punição e vingança. Uma câmera de vigilância lhe permite ver sua família pela tela da TV. Eles não podem vê-la — e certamente não podem escutar seus gritos desesperados de socorro... Não voltarás é um livro eletrizante, que vai prender os leitores da primeira à última página.

Foco na última frase da sinopse: "Não voltarás é um livro eletrizante, que vai prender os leitores da primeira à última página." Isso é a mais pura verdade; livro extremamente viciante e você entenderá o por quê.

O livro já começa do jeito certo; logo nas primeiras páginas já temos assassinatos e situações que nos deixam sem fôlego e com uma ótima expectativa para o desenrolar da trama. Em menos de 50 páginas já nos deparamos com um assassinato macabro e com o desaparecimento de Ylva. Ou seja, logo no início o leitor já é fisgado para dentro desse ótimo livro policial.

Quando fica claro que Ylva está desaparecida, Mike começa a entrar em desespero, chama a polícia e entra em contato com amigos de sua mulher, para tentar juntar o máximo de informações possíveis sobre o paradeiro dela. Nour é uma das melhores amigas de Ylva, e ajuda Mike a passar por todo esse sofrimento, até que algo mais acontece (não direi o que é, senão perde a graça), só direi que eu desconfiei que isso iria acontecer desde sua primeira aparição na história.

Paralela a história de Mike, nos é contada também a história de um jornalista homossexual (Callie) que tem como melhor amigo um homem milionário que aparentemente, parece não ter nenhuma importância significativa na história, até que o livro vai se desenrolando e ambos marcam presença mostrando que são importantes. Tudo porque, Ylva foi colega de escola dos dois e o milionário (Jorge) a odiava, por ela fazer parte da "Gangue dos Quatro". Eles percebem que, um por um, essa gangue está simplesmente morrendo ou sumindo. Realmente o autor soube como nos deixar intrigado, logo vamos tentando juntar as peças desse quebra-cabeça e torcendo para que tudo fique bem no final.

O diferencial desse livro foi nos apresentar os sequestradores logo de cara, um casal que está na terceira idade e que estão em busca de vingança, mas aí é que está a questão: Vingança de que? Será que todas as mortes e os desaparecimentos estão ligados mesmo? O livro foge dos clichês comuns em livros de suspenses, pois a questão aqui não é quem cometeu o crime, e sim porque está fazendo isso.

O modo de narração desse livro é em 3ª pessoa, como se alguém estivesse observando tudo e estivesse nos contando. O livro acerta no nível de tensão e crueldade. Quem tem estômago fraco deveria ficar um pouco longe desse livro rs. Temos também cenas de sexo explícito e muita brutalidade. Só o fato de Ylva estar o tempo todo perto de todos e ninguém nem desconfiar, é incrivelmente angustiante e perturbador.

Uma coisa que me incomodou demais no livro foi o descaso da polícia com o crime! Só pelo histórico de infidelidade da mulher os dois detetives idiotas, convencem um juiz a dar o caso de Ylva como encerrado, pois acreditam que o marido a tenha matado e se livrado do corpo dela; isso sem fazer qualquer tipo de investigação a sério; o máximo que eles fizeram foram interrogar algumas pessoas. No geral, é um ótimo livro e só não ganhou cinco estrelas mesmo por causa desse fato da polícia. Até a próxima ! 



14 comentários

  1. Oi, Diego
    Esse livro parece ser bem interessante. Achei legal os sequestradores já aparecerem nos primeiros capítulos, deixando como mistério o motivo do crime. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  2. Já adorei o livro logo pela sinopse, ao decorrer da resenha entao já o desejo muito! Esse e um livro muito bom que nao vejo a hora de ter a oportunidade de ler, uma trama muito bem desenvolvida. Espero ler logo pois adorei !

    ResponderExcluir
  3. Caramba,
    já estou aqui ansiosa querendo ler o livro e ficar sabendo qual será o desfecho da trama.
    Vou ler!

    ResponderExcluir
  4. Um casal de velhinhos? Sério mesmo? Este é meu gênero preferido, e com cereza estarei lendo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. O nome me lembrou uma musica não sei ser vc ja ouvi :
    ''Não voltarás não não não , não voltaras . Ozoma Jesus cristo filho de Maria ........ Santo santo santo e o que os dizem ....''
    Certamente NÃO mais achei o livro muito bacana pois adoro suspense pois isso deixa a gente , pelo menos eu como enorme coriosidade !

    ResponderExcluir
  6. Nossa,me empolguei só de ler a resenha.
    Essa história é eletrizante ,consigo até ver ela passando na tela dos cinemas.Imagino o desespero de Ylva presa num porão e também o de Mike por ser condenado pela "suposta" morte de sua esposa.E essa "Gangue dos Quatro" o que é? , tó super curiosa!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro do autor... mas pela sinopse parece que esse vai ser muito bom!!
    Bem empolgada para ler!

    ResponderExcluir
  8. Livros policiais, com assassinatos, crimes <3 Amo livro assim, não sei porque *não sou nenhuma psicopata em rsrs* é só eu ler algo assim que parece que estou sentindo na pele o que esta acontecendo, na série Assassin's Creed há vários assassinatos e eles são descritos perfeitamente bem, e isso é ótimo pois assim podemos montar todas as cenas nos nossos pensamentos, acho que é por isso que gosto de livros assim pois parece que eles tem mais descrições sobre os crimes e assim conseguimos montar direitinho como tudo acontece na nossa cabeça.
    Bom, já coloquei na minha lista de desejados e esta entre os mais desejados. Amei a resenha, continue assim, quero ver sorteio dele por aqui em.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa capa, acho bem legal .
    Esse livro parece eletrizante, gostei bastante desse enredo, espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. Um casal na terceira idade? Realmente nao da pra esperar isso, rsss. Parabens pela resenha Diego.

    ResponderExcluir
  11. Já li o livro e gostei bastante.
    Achei bem pesadinho em algumas partes e o final não me agradou tanto kkkkkkkkkkk
    Mas o livro é ótimo, não tem como negar, a descrição das cenas e tudo mais, os personagens, tudo muito bem feito.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a trama, deve ser uma história deseperadora e agonizante, porque ela está ali pertinho mas não pode se comunicar com ninguém, mas as suas observações sobre o descaso da polícia dã o uns pontinhos negativos ao livro, porque pra ser um bom thriller policial a policia tem que trabalhar né.. rsrsr

    ResponderExcluir
  13. Pela capa desse livro já dá uma imensa vontade de lê-lo! Muitas das pessoas que eu conheço que leram esse livro gostaram e me indicaram. Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro tem um nome forte, hein?
    Mas a história apesar de ser boa não chamou muito a atenção a princípio...o bom dele é que é curto e é livro único, a maioria que anda saindo é tudo série ou trilogia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥