29 de julho de 2014

O Maravilhoso Agora por Tim Tharp

Autor: Tim Tharp
Editora: Record
ISBN: 9788501403902
Ano: 2014
Páginas: 320

Classificação: 
Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme

Shutter Kelly é um adolescente  no último ano do ensino médio, que não se preocupa com nada. É como se ele sofresse do complexo de Peter Pan. Tudo na vida dele gira em torno de festas e bebidas, e quando eu digo tudo é tudo mesmo.

Todo mundo sabe que adolescentes bebem. Atire a primeira pedra aquele que conseguiu passar toda a adolescência indo a festas e nunca colocou um copo de cerveja ou qualquer coisa alcoólica  na boca até completar 18 anos.

Bem...
Como não recebi nenhuma pedrada, acho que todos nós quebramos essa regra. Até ai... ok.
O problema é que Shutter bebe muitooooooo!
Ele começa o dia dele tomando whisky no café da manhã para comemorar o fato de estar vivo mais um dia e poder agraciar o mundo com sua presença. Ele chega "calibrado" para trabalhar; dirige bêbado; ou seja, ele vive em constante estado de embriaguez.

Mas Shutter não é uma má pessoa. Ele é inconsequente, irresponsável, uma eterna criança, um cara sem conserto, mas... uma boa pessoa.
Tanto que quando ele é dispensado por sua namorada (porque ela não aguenta mais a incerteza de um futuro com ele, já que o cara só pensa no agora), ele conhece Aimee, uma nerd que vive humilhada e sub-julgada por todos ao redor dela. E quando digo todos, são todos mesmo! Até a mãe dela é uma sanguessuga!
A menina ajuda a mãe a entregar jornais às 4h da manhã todos os dias, enquanto a mãe vai pro cassino com o namorado gastar o dinheiro da conta de gás; e quando Aimee contou para a mãe que queria ir para uma faculdade em outra cidade, a mãe utilizou de chantagem emocional para destruir os sonhos da menina. E, é claro, que Aimee caiu nessa direitinho...

Shutter percebe que Aimee não tem autoestima e que precisa aprender a se impor, por isso, decide ajudar a menina a ganhar mais confiança em si mesma. Com isso, eles acabam virando amigos, mas Shutter deixa bem claro  para todos os amigos dele que esta fazendo isso apenas para ajudar Aimee e que não tem nenhum interesse sexual na garota.

Porém, como já era de se esperar, com o tempo isso muda...

Resumindo, o livro trata-se da história do "CARA" da escola, aquele cara que todo mundo ri das piadas, que passa nos corredores falando com todo mundo, que é o rei da festa e que de repente resolve ajudar a pobre garota nerd que ninguém notava até ele passar a andar com ela, e se envolver amorosamente com ela.
Bem clichê, né?

Eu não consegui gostar dos personagens. Aimee é sem sal! Você poderia jogar todo o sal do mar nela, que ela conseguiria continuar sem sal.
E Shutter... é engraçado, mas todo bêbado é até certo momento. Como ele narra a história, nós temos vários trechos divertidos, pois ele é meio palhaço, porém ele vive a base da 7Up (um refrigerante) batizado com whisky, e depois de passar o livro inteiro vendo ele se embebedar, você perde a paciência! Sua vontade é de mandar ele logo pro AA, pois de livre e espontânea vontade ele não vai...

Você passa o livro inteiro achando que sabe como vai terminar essa história, exatamente porque toda a ela é clichê, certo?
Errado. Quando você acha que vai vir aquela "moral da história", o autor termina o livro. E não...não tem uma continuação...

Esse livro esta prestes a ganhar uma adaptação para os cinemas, mas sinceramente eu não consigo me ver pagando para ir ao cinema para ver essa história. Ainda mais se seguir fielmente a história do livro.
Sorry... mas é a verdade.

Eu sinceramente acho que o autor se perdeu completamente na história. Era para ser mais uma história de sessão da tarde  acabou virando uma história vazia.

Confira o trrailer da adaptação de O maravilhoso agora para os cinemas.



15 comentários

  1. Oi Natália,
    eu assisti o filme e só depois percebi que o filme se tratava da adaptação dele! hahaha
    o fato de Sutter beber o tempo inteiro (no filme também!) me irritou demais, e eu achei a Aimee muito submissa à ele. não gostei dos personagens... eles me irritaram o tempo inteiro!
    e o estranho é que o filme também termina assim, sem mais nem menos...
    pretendo ler o livro para ver se é melhor do que a adaptação ainda!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti o filme hoje, e o final do filme é bem melhor que do livro. Se você achou que o final do filme terminou abruptamente...prepare-se para o livro.

      Excluir
  2. Até agora só havia visto resenhas positivas sobre o livro "/
    Acho que o livro tem um enredo bem interessante, e adoro essa capa, mas se o final é do jeito que vc descreveu, qual a moral de Ler?

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Já li várias resenhas desse livro e nenhum era positiva,isso é um alerta de que não vale muito a pena a leitura haha.Fico me perguntado de quem foi a "brilhante" ideia de transformar esse livro em filme,podiam parar de perder tempo e arrumar uma forma de Belo Desastre virar filme,esse é meu sonho até agora.
    Parece que o autor esqueceu de terminar a obra ou a editora esqueceu de publicar o restante das páginas kkk e eu imagina o Shutter muito mais lindo que esse trem do longa.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as suas palavras...
      POR QUE SENHOR? POR QUE ESSES CARAS DE HOLLYWOOD NÃO FAZEM LOGO UM FILME DE BELO DESASTRE?????
      Eu acabo de assistir o filme "The Spectacular Now" e vou te contar uma coisa. O filme é melhor que o livro. Ele é mais corrido...as partes engraçadas do livro foram cortadas, mas pelo menos o roteirista deu um final...decente.
      No livro você termina e fica: "É isso? Acabou? Cadê o final?".

      Excluir
  4. Acho que essa a é a terceira resenha sobre o livro e foi todas mais ou menos como a sua, falando que não é tão legal assim e tals. Mas mesmo assim ainda tenho vontade de ler o livro e quem sabe ver o filme, achei o trailer MUITO bom.

    Blog Sopa de Letrinhas
    Skoob

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, já tem uma adaptação para o cinema. E eu já vi. E é sem graça. E é triste ver que o pessoal que tá resenhando o livro também tá achando sem graça. :(

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatriz.santosblogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Estou ansiosa para ler o livro. Já vi várias pessoas falando muito bem dele e do filme também.
    Gostei bastante da trama apresentada no livro e pretendo lê-lo em breve para então poder assistir ao filme. E espero gostar de ambos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,sua resenha,não foi a primeira que li não admirando tanto assim esse livro.
    E realmente não tenho vontade de ler.Parece ser uma história apelativa demais.O filme também não assisti.
    Há uns três dias atrás,fuçando na internet,li que talvez Belo Desastre será adaptado para as telonas. Tomara!

    ResponderExcluir
  8. Poxa, estavam falando tão bem do livro, uma pena não ter correspondido as expectativas.
    Agora estou até um pouco receosa de ler, espero não ficar com muita raiva do desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir
  9. Ai, gostei também não, e cade os pais desse menino que deixam ele beber tanto? kkkkkkkkk
    Acho que a história ficou muito forçada com esse fato que ele passa o dia bêbado e todo mundo acha isso normal. E depois o cara 'descolado' da escola se apaixona pela nerd ~avá~
    Achei muito clichê e sem graça =/ Não lerei tão cedo

    ResponderExcluir
  10. Estou me afastando de livros que apresentam essa temática superficial. Porém as opiniões variam. Li resenhas positivas sobre o livro e li a sua. De fato, não parece ser uma história muito convidativa. Talvez eu venha a ler o livro pra ter uma opinião própria a respeito.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Natalia,

    Me fala que no final do livro, pelo menos ele para de beber please.
    LEndo sua resenha, realmente o livro é sessao da tarde, mas você diz que nem nisso se enquadra? Entao realmente o autor se perdeu por completo.
    Vou baixar o filme ja que o livro na ovale a pena.

    ResponderExcluir
  12. Minha irmã falou que o filme não é tão ruim...mas com essa nota baixa no livro não me animei muito pra conhecer a história.
    A história é legal e tudo o mais mas quando o final não é aquilo que você deseja parece que a leitura toda foi em vão...ao menos pra mim às vezes é assim.
    Enfim, não to animado pra ler...mas isso também não significa que não leria ou que não lerei, afinal eu posso ter uma visão diferente da história.

    ResponderExcluir
  13. Sempre amo livros que tenha jovens como principais pois sao sempre divertido e isso e maxino . Adorei sua opiniao falando era como ele sofresse do complexo de Peter Pan vc fez uma opiniao criativa e isso bem legal

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥