25 de julho de 2014

Ressurreição por Jason Mott

Autor: Jason Mott
Editora: Verus
ISBN: 9788576862826
Ano: 2014
Páginas: 336
Classificação: 
Harold e Lucille Hargrave perderam o único filho, Jacob, morto tragicamente no dia em que completava oito anos, em 1966. Já na velhice, eles se acomodaram à vida sem o filho, a dor amenizada pela ação do tempo. Até que um dia Jacob reaparece misteriosamente na porta de casa, em carne e osso, a criança meiga e alegre que sempre fora, ainda com oito anos. O fenômeno é mundial — nos quatro cantos do globo, pessoas estão inexplicavelmente voltando do além para suas famílias. Vistos por alguns como coisa do diabo e por outros como um milagre, a realidade perturbadora é que o planeta, já sobrecarregado, agora precisa suportar um fluxo descomunal de seres que têm necessidades humanas: comida, água, abrigo, saneamento. Individualmente, muitos precisam decidir se estão dispostos a receber de volta os entes queridos que já não fazem mais parte de sua vida. Conforme o caos irrompe ao redor do mundo, a família Hargrave se vê no centro de uma comunidade prestes a ruir, forçada a encarar essa misteriosa nova realidade e um conflito de proporções épicas. Com sua prosa contida, elegante e intensa profundidade emocional, Jason Mott explora o melhor e o pior da natureza humana numa história inesquecível sobre amor, moral e fé. · A série Resurrection estreia no Brasil em abril no canal AXN. · “Neste excepcional romance de estreia, Mott reúne drama, emoção, alegria, horror e redenção numa história impressionante.” — Publishers Weekly.

A primeira vez que eu ouvi falar desse livro foi no piquenique da Galera Record no início deste ano, quando o pessoal da editora começou a falar sobre os lançamentos previstos para o primeiro semestre e informaram que esse livro estava virando uma série que chegaria na tv por assinatura brasileira em breve.
Quando eu via a chamada na tv dessa série, aquela curiosidade que já tinha sido despertada no piquenique se acentuou consideravelmente e após ver o primeiro episódio da série eu tive certeza: teria que ler o livro para saber o desenrolar dessa história.

Eu tenho um certo problema para acompanhar séries na tv... eu não tenho muita paciência para ficar sempre na mesma hora e canal para assistir o episódio, e tenho dificuldade em achar sites confiáveis (tenho muito medo de vírus no meu notebook) para baixar os episódios das séries que gostaria de acompanhar. Mas eu vi alguns episódios de Ressurection na tv à cabo e quando li esse livro consegui perceber algumas diferenças da série para o livro.

Mas vamos começar pelo início...

Como o próprio título do livro e da série diz, essa história aborda a questão da ressurreição.
Lucille e Harold perderam o filho Jacob quando ele tinha 8 anos. Um dia, um agente do governo chamado Martin Bellamy bate na porta deles com uma criança a tira colo. Não demora muito para que Lucille e Harold percebam que a criança na verdade é o filho deles, exatamente da mesma forma de quando ele partiu deste mundo.

Lucille fica radiante de alegria ao perceber que seu filho esta de volta aos seus braços, porém, Harold não consegue ver aquele menino como sendo seu filho. Ele enterrou o filho; segurou seu corpo sem vida e frio para ter certeza que estava mesmo morto; chorou durante anos sobre a lápide dele; como pode então aquela "coisa" estar na frente dele dizendo ser seu filho?!

Para complicar a situação, Jacob não é o único que resolveu voltar da terra dos mortos. Outros estão com ele, e o número de ressurgidos (como os mortos que ressuscitaram passam a ser chamados) não para de crescer em todo o mundo.
Mas vamos pensar em uma coisa...
O que vai acontecer quando o número de mortos/ressurgidos for maior do que o de vivos? E o que fazer com essas pessoas? Elas devem voltar para suas famílias?

Pois é...
Com milhares de pessoas extras no mundo, a situação começa a ficar muito tensa entre os ressurgidos e os "vivos de verdade", o que culminará em uma disputa entre essas duas classes. Escolham o seu lado.

O que me chamou a atenção nesse roteiro foi o fato de ele se tratar de uma história com mortos que voltam a vida, mas completamente diferente do que estamos habituados a ler. Convenhamos... todas as vezes que você pensa em mortos caminhando sobre a Terra, duas coisas passam pela sua cabeça: Apocalipse e/ou zumbis no melhor estilo Walking Dead!
É justamente aí que esta a questão desse livro. Os mortos não estão mais mortos. Eles voltam exatamente da mesma forma que foram embora... é como se eles tivessem uma segunda chance, pra recomeçar de onde eles pararam.
O problema é que eles ficaram para trás. As outras pessoas envelheceram... casaram... mudaram... e como faz pra retomar a vida com esses novos participantes que não passaram por tudo isso ao lado deles, pois estavam mortos? Complicado não é?

Mas tem outra grande questão nesse livro: o fato de eles terem morrido, e agora estarem vivos, faz deles algo diferente de seres humanos? Ou seja, eles têm direitos? Eles são realmente pessoas? Ou são "coisas" sem explicação? E afinal, como eles voltaram? Por que?

Eu sei que deveria ter a resposta para vários desses questionamentos, mas a verdade é que não tenho. Não tenho porque o objetivo do livro não é esse. O objetivo não é explicar de onde eles vieram e nem porque eles voltaram, mas sim mostrar uma história onde as regras da vida pudessem ser quebradas e onde as pessoas pudessem estar com seus entes queridos, mais uma vez, para poderem abraçar, consertar algo ou apenas se despedir corretamente.
Trata-se de um livro que faz você pensar: E se fosse verdade? O que eu faria? Como será que o mundo se portaria diante dessa situação? Será que seria como o autor descreve no livro?

Todas as vezes que o mundo se depara com uma situação que não entende a tendência é o caos. Nessa história não poderia ser diferente, logo, podem esperar por confusão. Porém, eu esperava mais...

A história é um mix de drama com suspense, mas você logo percebe que a intenção do autor foi focar nas relações humanas e não no sobrenatural.

Uma diferença que eu pude perceber da série para o livro é que na série nós temos o enfoque em vários personagens. No livro esses personagens até aparecem, mas o foco esta mesmo no menino Jacob e seus pais.

Se você esta cansado de enredos de mortos vivos que ficam tentando te matar e quer um livro cativante que lhe faça refletir sobre a vida e a morte, esta leitura é perfeita para você.
Trata-se de uma obra bem diferente e que mesmo não agradando a todos os públicos merece a chance de ser lida pela forma como o autor se propõe a falar sobre o assunto.




14 comentários

  1. bom, eu não acompanho a televisão, então não sabia que o livro vai ser adaptado para a televisão... :P
    já tinha visto a capa dele por ai, mas confesso que não despertou muito o meu interesse...
    não gosto muito de livros que tratam sobre ressureição, mas este parece ser totalmente diferente!!! nunca vi nada parecido, e fiquei mega curiosa!
    deve ser estranho mesmo, após ter interrado uma pessoa ela voltar na mesma forma. eu iria morrer de medo! hahahaa
    adorei a resenha Natália, e fiquei bem curiosa para ler mesmo! não gosto de livros sobrenaturais, e o fato deste não focar neste ponto me deixou mais curiosa ainda :D

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o comercial da serie nem dei moral, é muito dificil algo me prende a ponte de acompanha ate o fim e vendo agora do que se trata eu realmente tive vontade de ler esse livro *u*.

    lazy-anywhere.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Certamente é uma história bem diferente...
    Se eu tiver uma oportunidade ainda vou ler o livro. Mas não está entre os meus mais desejados.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu adorei essa história, preciso ler muito ela. Imagina como seria se os mortos voltassem ? Se tivéssemos mais uma chance de conviver com eles, isso seria ótimo. Mas ai entra o caso da super população que com certeza acabou prejudicando todo esse acontecimento. Nunca ouvi falar do livro, foi a primeira vez aqui no blog. Gostei demais e já adc no skoob como desejados.

    Blog Sopa de Letrinhas

    ResponderExcluir
  5. Olá Natália!
    Eu simplesmente amei essa capa. Se não tivesse lido a sua resenha, com certeza compraria só por causa da capa, rs.
    Mas, infelizmente, a história não me conquistou. Por mais que a obra nos faça pensar na vida e morte e em outros mistérios da vida, não acho que eu iria gostar tanto assim da leitura.
    Amei a resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Não conhecia o livro e adorei a resenha! O livro parece ser bem empolgante e surpreendente.
    Não sabia que existia uma série de Tv baseada no livro e fiquei contente com mais essa novidade.
    Pretendo ler o livro para conhecer o trabalho do autor e achei a capa linda!

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Eu já vi alguns episódios da série mas não me surpreendeu a ponto de eu querer acompanhar.
    Sempre prefiro ler do que assistir,gostei da história mas acho que ia ficar cobrando explicações que podem não existir.Mas o enfoque do livro é muito bom.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu estava com altas expectativas para o livro, mas se é como vc diz, que o livro foca mais no drama do que no sobrenatural, nem tenho mais interesse em ler ... Prefiro The Walking Dead . Hahahaha.

    ResponderExcluir
  9. Gente, que livro.
    Imagina como deve ser a cabeça desses ressurgidos, o que eles lembram ?
    Realmente, como deve ser dificil a adaptação nos dias atuais.
    Eu não sei se iria querer minha mae ressuscitada. Enfim, no minimo estranho.
    E imagina casar com um desses.
    Quero descobrir qual canal de televisao paga, passa esse seriado

    ResponderExcluir
  10. AHHHHHHHHHH ESSE LIVRO É DA SÉRIE?
    Nossa, nem sabia.... nem sabia. Eu acompanho a série e amo, é claro que agora fiquei mega interessada no livro. Espero não me decepcionar e gostar do desenvolvimento, pois a série é ótima.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a história parece ser muito boa mesmo, porque como você disse, as pessoas seguiram suas vidas, já imaginou se seu marido morre, você se casa e quando ver ele reaparece lá falando que ainda é seu marido, será que ele ainda tem direitos com o casamento e o novo tem que ser invalidado? kkkkk É um caos total.
    Pela capa não me interessaria, mas lendo um pouco mais adorei. Vou procurar ver a série, tem um site que eu assisto online, dai n tem vírus (é o que eu acredito né kkkkkk), mas acompanho assim, porque eu não tenho paciencia também pra ver na tv, só vi GoT porque já tava ali mesmo, e não precisaria baixar depois ;)

    ResponderExcluir
  12. Que sinopse é essa Meu Deus!! Fiquei bastante interessada no livro, já que faz tempo que não leio nada do gênero. E pretendo ver a série também.

    ResponderExcluir
  13. A editora venus sempre com otimos livros ... Achei a historia linda ... Emocionate sem duvidas e tipo de historia wue deixa a gente pensa mais sobre a vida .

    ResponderExcluir
  14. Puts nem sabia que esse era o livro da série...todo mundo tá falando bem dela, inclusive eu to pra ver (depois que terminar as outras).
    O livro parece ser bem legal, principalmente por esse lance de nos fazer refletir. Espero ler ele antes de começar a série.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥