24 de agosto de 2014

Túneis da Morte por Niel Bushnell

Livro I

Autor: Niel Bushnell
Editora: Jangada
ISBN: 9788564850637
Ano: 2014
Páginas: 280

Classificação: 
Quando Jack Morrow descobre que não é um menino comum, ele é arrastado quase imediatamente numa aventura surpreendente, muito além de qualquer coisa que um dia tenha imaginado. Isso porque Jack é um Viajante, alguém com a capacidade de viajar através das Necrovias, túneis que ligam cada lápide ao dia em que a pessoa morreu. Ao se ver na Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, na companhia de David, seu avô, na época ainda adolescente, Jack percebe que sua chegada a 1940 não passou despercebida. Forças malignas de um mundo secreto são convocadas a encontrá- lo. Enquanto Jack luta para sobreviver nessa aventura cheia de perigos e surpresas, ele acaba por desvendar o segredo sombrio da sua família, e se empenha, numa corrida contra o tempo, para tentar mudar o seu destino...´

Jack é um menino de 13 anos que acreditava ser normal como todos os outros, mesmo que não se sentisse parte de qualquer grupo. Após a morte de sua mãe quando era ainda mais novo, tudo mudou, pois seu pai não conseguiu lhe dar com a perda e acabou seguindo caminhos errados, até chegar ao ponto de ser preso, além de informá-lo que teria que ficar com uma tia que ele sequer sabia quem era. Porém, quando Jack acredita que as coisas não poderiam ficar ainda piores, descobre que está muito longe de ser um garoto comum. Numa visita rotineira à lápide de sua mãe, ao encostá-la, sente como se estivesse sendo puxado para dentro dela seguido de flashs de imagens. Jack solta a mão achando que está de alguma forma emocionado demais com tudo o que vem acontecendo e com a falta absurda que sente de sua mãe desde sua morte, mas quando encosta na lápide mais uma vez percebe que não eram só suas emoções. Jack é sugado para dentro dela e faz uma viagem cheia de imagens da vida de sua mãe, porém não faz ideia de para onde esteja indo. Ao terminar esta viagem, ele se vê no mesmo cemitério em que estava minutos antes, porém percebe que a lápide de sua mãe não se encontra mais ali, mas sabe, de alguma forma, que dia é aquele... É o dia em que sua mãe morreu. Ele não sabe explicar como pode saber com toda certeza que dia é aquele... Ele simplesmente sabe, e como ele viajou para o dia da morte de sua mãe, esta explicado o porquê da lápide ainda não estar ali. Mas é claro que isso é loucura demais, afinal, como ele pode ter viajado para o passado? Seria mesmo possível? Porém jack não tem muito tempo para descobrir as respostas para as suas muitas perguntas, pois assim que se dá conta, se vê acompanhado de um velho que age como se o conhecesse e que inclusive sabe o seu nome e que diz que quer ajudá-lo, mas que para isso ele precisa voltar mais ao passado ainda. Esse velho diz ser seu avô, avô este que jack mal chegou a conhecer. Além disso, Davey, como se chama, diz que ele precisa ir logo, pois estão sendo perseguidos por homens pó - coisas mortas controladas por Roland - e lhe explica que ao voltar ao passado deverá procurar o seu eu mais jovem, pois ele irá ajudá-lo. Jack sequer tem tempo de questioná-lo sobre tamanho absurdo, pois seu avô é atacado e a única alternativa que lhe resta é realmente fugir para o passado. Ao tocar a lápide indicada por seu avô, Jack imediatamente viaja mais uma vez acompanhado de imagens e no final se vê em 1940. Totalmente sozinho e sem saber o que fazer, percebe que a única opção que lhe resta é realmente procurar seu avô mais jovem, pois só ele poderá lhe ajudar e lhe explicar o que de fato está acontecendo. 

Ao encontrá-lo e explicar-lhe o que acabou de acontecer, mesmo sequer acreditando no que ele mesmo está contando, percebe que Davey acredita em tudo o que ele está dizendo e lhe explica que ele é um viajante do tempo e que ele pode viajar através das Necrovias - túneis que levam ao dia em que a pessoa daquela lápide morreu. Porém, com o tempo, Jack descobre que além de ser um viajante, faz parte de uma profecia que diz que um menino vindo correnteza acima, ou seja, alguém do futuro que voltará ao passado, sabe onde está a rosa. Jack descobre também que Roland é um homem muito poderoso que está atrás da rosa há séculos e que para encontrá-la não exita em matar quem estiver em seu caminho. Mas como sua vida pode ter dado uma reviravolta tão grande? Quem afinal de contas é verdadeiramente Roland? Como tudo pode ter começado ao encostar na lápide de sua mãe? Teria sua mãe alguma coisa a ver com isso? Mas o quê? O que exatamente é essa rosa e por que Roland a quer tanto? Porque ele faz parte da profecia se ele não faz ideia de que rosa seja essa? Jack terá que encontrar várias respostas para as suas muitas perguntas, mas percebe que seu tempo é curtíssimo. Com isso, Jack e seu avô mais novo viverão as mais diversas aventuras a fim de tentar descobrir o que realmente esta acontecendo e impedir Roland de achar a rosa, seja lá o que isso signifique.

Túneis da Morte mostrou ser uma grande surpresa. Eu já acreditava que fosse um livro bom devido a sua premissa, mas me surpreendeu muito mais do que eu imaginava.

Túneis da Morte é um livro cheio de ação e que tem um personagem de 13 anos de idade que não age como uma criança imatura. Pelo contrário. Jack é muito mais maduro do que muitos personagens de outros livros que têm mais idade, e em nenhum momento ele age como uma criança. É possível inclusive acompanhar seu crescimento após cada acontecimento. Davey também se mostrou um personagem cativante e com atitudes muito maduras, mesmo com toda sua malandragem. Quem também merece um destaque é a personagem Eloise, que assim que introduzida a história, foi impossível não sentir uma simpatia instantânea por ela. O livro é contado em terceira pessoa tornando tudo bem envolvente, pois temos uma visão do todo.

Também não posso deixar de comentar sobre o capricho da Jangada como sempre com seus livros, pois a revisão e a diagramação estão impecáveis; as folhas são amareladas e o tamanho da letra é bem agradável para a leitura.

Um único detalhe é que eu realmente não havia percebido que esta será uma série, algo que me preocupa um pouco, visto que o livro teve sua história totalmente finalizada - de uma ótima forma até - e com isso me pergunto se realmente seria necessário uma continuação. Tenho muito medo que o segundo livro não seja tão bom quanto o primeiro, visto que não vi um por quê... Nem mesmo uma deixa para um segundo livro. Porém, só me resta aguardar pela continuação e torcer para que seja tão bom quanto o primeiro.


14 comentários

  1. Olá, Laisy
    Mais um livro entrando para a lista de desejados.
    Acho bem legal livros assim:Cheios de ação e aventuras.
    Também gostei de saber,que mesmo se tratando de uma série,teve"uma história finalizada".
    Quando algum livro fica em aberto,fico bem ansiosa. rs

    ResponderExcluir
  2. Laisy!
    Gosto demais dos enredos que falam sobre viagem no tempo e quando é um livro infantojuvenil, ainda melhor porque as aventuras são inimagináveis e embarcamos nelas sem muito o que pensar, só sentir.
    A questão da continuidade... quem sabe não vai falar de Roland? Origem, etc...
    Fato é que gostei muito do livro e vou querer acompanhar a série.
    Boa semaninha!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi Laisy,
    Estou evitando começar séries, principalmente quando não foi toda lançada. Não gostei muito do livro, mesmo contendo ação e aventura <3. Por hora não pretendo lê-lo, talvez eu mude de ideia depois.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Já havia lido sobre o livro e me interessei muito pela história. Porém sua resenha fez crescer ainda mais esse desejo de conhecer as necrovias. Essa história de viajar através das lápides é sensacional, supera qualquer outro livro sobre viagens no tempo. Já que não há apenas uma maquina ou objeto em especial para tal viagem, qualquer lápide serve como meio de transporte.
    Espero sinceramente que o segundo livro da série, não caia na maldição do segundo livro, e acabe sendo uma decepção. Acho desnecessário o que as editoras americanas fazem com os autores que se destacam, para que uma série se o livro já teve seu desfecho?!

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Já estava apaixonada pelo livro só por causa da capa e do título. Lendo a resenha fiquei mais apaixonada ainda!!!
    A premissa dele parece ser bem interessante, sem contar que amo livros do gênero!!
    Muita ação para prender a atenção do leitor!!

    ResponderExcluir
  6. Livro muito bom :) Espero ler ele muito em breve!

    ResponderExcluir
  7. Sério,é muito feio ficar fazendo vontade sabia? U.u já tenho uma pilha ENORME de desejados e você fica ai fazendo eu colocar mais um?? rsrs aiaiai heein?Adorei sua resenha,suuper me interessei pelo livro e claro,adoro o blog *0* Fico honrada de ser parceira de vocês viu?Obrigada pela oportunidade!!!

    https://cantinhodatitania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da capa e da premissa, mas não seria um livro que eu leria agora.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi Laisy
    A premissa do livro parece ser realmente muito boa, achei bem diferente. Mas pelo que você falou é desnecessário tornar isso uma série, espero que o autor não torne tudo uma enrolação e faça mais livros só pra vender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu me amarro em histórias que abordam viagens no tempo, e achei a premissa dessa bem interessante. Nunca tinha visto uma trama que usasse lápides como portal para essas viagens. Me parece que aventura e ação são o que não faltam nesse livro. Acho que essa questão da história ter sido finalizada é legal, pois só assim, não precisamos esperar o próximo volume para saber algumas respostas. E também abre um leque enorme para o autor trabalhar outras histórias. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Oi Laisy,

    Interessante esse livro. Começando a ler sua resenha me vi naquele filme De Volta ao Futuro, onde ele viaja ao passado e tem que resolver algumas situações.
    Eu sou meio pé atras com protagonistas tão jovens, mas, vc diz que ele tem atitudes maduras, então to dentro.

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro bm legal, adorei a premissa , tem um tema bem diferente e a capa é bonita , adoraria ler.

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa linda e bem criativa como a historia !
    Achei que historia seria diferente quando li
    o nome do livro!! Mas achei interessante demais algo que chama atenção
    que a gente que ler cada capitulo mais rapido possivel pra descobrir o que
    o proximo nos espera!

    ResponderExcluir
  14. Laisy, fiquei totalmente com um ponto de interrogação me perguntando coooomo isso. Conseguir descobrir tantos mistérios através de lápides, de frequentar o cemitério. Parece um livro intrigante.
    Fiquei curiosa para ver, mesmo apresentando pontos negativos

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥