12 de setembro de 2014

Treze Almas por Marcelo Cezar

Autor: Marcelo Cezar 
Editora: Vida & Consciência
ISBN: 9788577222377
Ano: 2014
Páginas: 480

Classificação: 
O incêndio no Edifício Joelma, em 1974, deixou cerca de duzentos mortos e um mistério: treze pessoas, encontradas carbonizadas em um dos elevadores, jamais foram identificadas e seus corpos nunca foram reclamados por seus parentes. Enterradas no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo, seus túmulos passaram a receber a visitação pública e acredita-se que suas almas realizam milagres. Será mesmo verdade? Por meio desta surpreendente trama, conheça a história de Lina, uma das treze almas.


Como é apresentada na sinopse do livro, esta trama irá apresentar a pequena Lina, uma garota muito humilde, nascida no sertão nordestino que acaba tendo que sair de sua terra com a família fugindo da seca. No caminho, ela vê sua família ser morta e em poder dos assassinos de seus parentes, ela quase é estuprada. Digo quase, pois Lina tem uma forte sede de justiça, passando de vítima para justiceira.
Ela acaba encontrando pessoas muito boas que passam a cuidar dela, mas Lina ainda terá que amadurecer muito e deixar para trás todo esse ódio e esse ímpeto de fazer justiça com as próprias mãos para conseguir alcançar a evolução espiritual que é esperada dela nesta vida.

Em paralelo a história de Lina, temos as histórias de Melissa, uma menina doce que sofre abuso de um padastro pedófilo; Solange, uma moça espiritualizada que tenta ajudar a irmã que já está há 10 anos com uma obsessão espiritual, a ponto de não se permitir ser feliz e Neide, uma médium que irá ajudar todos os personagens a colocarem suas vidas no caminho certo. Esses são apenas alguns dos personagens. A história, na verdade, possui um leque enorme de histórias acontecendo ao mesmo tempo e que em determinado momento se unem.

Como a maioria dos romances espíritas, este livro tem como objetivo introduzir os conceitos espirituais e incentivar o aprofundamento do conhecimento nesta área, através de histórias que levem o leitor a perceber os ensinamentos, mas sem ser aquela coisa dogmática.
Você esta lendo uma história, um romance, como outro qualquer, porém, no meio da história é abordado o assunto do espiritismo e você assimila a mensagem sem achar chato.

A diagramação deste livro esta perfeita, com letras do tamanho certo para não cansar a leitura e acabamento impecável. A única ressalva que eu tenho é em relação ao tamanho da história. Eu acredito que poderia ser um pouco menor; se retirarmos umas 50 páginas (talvez até mais) da história, não faria muita diferença, mas eu sei que é melhor ter páginas a mais do que sair finalizando todas as histórias às pressas.

Mas você deve estar se perguntando...
"Ok. Mas onde entra o edifício Joelma nessa história que começou no sertão nordestino?"

Vocês já pensaram porque existem grandes tragédias? Porque de vez em quando acontece de milhares de pessoas morrerem ao mesmo tempo, como nas Torres Gêmeas do 11 de setembro? Ou um desastre aéreo, onde temos relatos de pessoas que por muito pouco não entraram para as estatísticas como vítimas? Pois bem... Além de trazer a doutrina espírita, explicando o básico para quem esta começando agora a tentar entender esses conceitos, de forma bem didática, ele também explica por quê essas coisas acontecem segundo o plano espiritual.
Se você gosta de livros que lhe façam pensar sobre esse assunto, eis o seu livro. 






18 comentários

  1. Sinceramente não entendi a junção de uma história real( Das 13 pessoas encontradas carbonizadas nessa trágica história) ,com personagens fictícios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina, como vc teve ter lido a sinopse do livro a história conta a vida de uma das treze almas que morreram no edifício Joelma. Bom os personagens são fictícios por uma simples razão, quando um espirito dita estes romances ele pede para que o escritor altere os nomes das pessoas, para que ninguem queria pesquisar sobre a vida das mesmas.

      Excluir
  2. Oi Natália!
    Não sou muito fã de livros espiritas ou de qualquer outra religião, tenho uma tendencia a acha-los extremamente chatos. Se o livro fosse apenas uma ficção sem tentar ensinar os dogmas e te introduzir no que o espiritismo ensina tenho certeza que eu me interessaria mais, pois a história tem um bom tema para livros de "fantasmas".

    ResponderExcluir
  3. Tem muitos anos que não leio nenhum romance espirita... sempre me interessei pelo tema... afinal cresci com uma família kardecista... meu gosto pela literatura começou com livros nesse estilo e provavelmente possa voltar a esse tipo de leitura com esse ai...

    ResponderExcluir
  4. Nunca cheguei a ler um romance espírita, mas tenho curiosidade. O meu receio é justamente esse, pegar uma trama dogmática. Pelo que vi, esse não tem esse tom "didático", e já me deixou um pouco mais interessado. E essa ligação com o Edifício Joelma me deixou com vontade de ler esse livro e descobrir essa parada.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Este não me interessou no momento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Natália!
    Perfeito na minha opinião.
    Importante aprendermos um pouco mais sobre a doutrina espírita, ela traz respostas que não conseguimos obter em outras religiões.
    Livro interessantíssimo!
    E ainda fala dos resgates coletivos, bom demais.
    Boa semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, nem tenho interesse pelo mesmo, nunca li livros voltados com reflexão religiosa tão forte como esse parece ser.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito em algumas coisas do espiritismo, mas não conheço bem a fundo ..
    eu não me simpatizei muito com o livro.. ma surgindo oportunidade darei uma chance ao mesmo..

    ResponderExcluir
  9. Eu sou completamente apaixonada pela Doutrina Espirita, mesmo sendo católica. ADoro e leio tudo sobre e ja gostei desse livro.

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    A premissa do livro é até interessante, mas não gosto do gênero.
    Portanto é um livro que dispenso a leitura!

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    A premissa do livro é até interessante, mas não gosto do gênero.
    Portanto é um livro que dispenso a leitura!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto desse tipo de livro, não me interessou nadinha.

    ResponderExcluir
  13. Nada contra livros espíritas, até gosto, mas esse livro não chamou minha atenção! ! Não tenho vontade de ler!

    ResponderExcluir
  14. Realmente, Naty, parece um livro que nos traz uma boa reflexão e me interessei pela história da garota nordestina. Quantos processos difíceis e dificuldades. Fiquei curiosa para saber até que nível isso chegou.

    ResponderExcluir
  15. Realmente, Naty, parece um livro que nos traz uma boa reflexão e me interessei pela história da garota nordestina. Quantos processos difíceis e dificuldades. Fiquei curiosa para saber até que nível isso chegou.

    ResponderExcluir
  16. O livro e muito bom. Extremamente envolvente. Marcelo e articulado e tem uma escrita de facil entendimento. Vale muito confefir.

    ResponderExcluir
  17. Cheguei a ler um dos livros de Marcelo cezar (O amor é para os fortes) e agora estou começando a ler o livro (ela só queria casar) , fico completamente impressionada de como que um livro pode nos manter preso a ele do começo ao fim , e os livros de marcelo sao assim , eles te envolvem e mantem você preso ao livro do começo ao fim.

    Confesso que nao sou fã e nem gosto de livros espiritas , porém os livros de marcelo cezar me encantam completamente . faz pouquissimo tempo que comecei a ler , (ela só queria casar) e no primeiro capitulo o livro ja me viciou .


    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥