14 de novembro de 2014

A Esperança por Suzanne Collins

Livro III

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800863
Ano: 2011
Páginas: 424

Classificação: 
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Você pode ler a resenha de Jogos Vorazes e Em Chamas.

Atenção: Esta resenha pode conter spoilers.

Ao participar do Massacre Quaternário, katniss enfim achou que se veria livre das mãos do presidente Snow, porém mais uma vez viu que isso não só não seria possível, como percebeu que sua atitude no fim do jogo afetou para sempre não só sua vida, mas a vida de todos.

Após ser resgatada ao fim do Massacre, katniss descobre que ela e Peeta foram manipulados durante os jogos, onde praticamente todos os participantes sabiam do plano que era proteger katniss e Peeta a todo custo. Porém, no fim de tudo só katniss foi resgatada e Peeta acabou sendo capturado pela capital.

Levada ao distrito 13, distrito este que até então katniss achava que havia sido destruído há muito tempo, descobre que na verdade ele sempre esteve ali, mas que como se rebelaram contra a capital pelo fato de serem o distrito responsável pelas armas, conseguiram se ver livres inclusive dos jogos, mas todo esse tempo foi o suficiente para que estivessem arquitetando uma forma de destruir de vez a capital e viram em katnisss esta chance, uma vez que ela é vista como a voz da revolução e liberdade desde os últimos Jogos Vorazes.

Porém, tudo isso ainda não é o suficiente para convercer katniss a ser o tordo, visto que após ser resgatada, seu psicológico não anda nada bem. katniss é inclusive considerada uma pessoa mentalmente desequilibrada, mas todos sabem que sem ela, sem sua voz e sua imagem representando a rebelião, a guerra contra a capital não irá para frente e eles acabarão perdendo caso não a convençam o quanto antes de que a liberdade dos distritos depende dela e somente dela.

Com isso, após muito tentar, a alta cúpula do 13 consegue convencê-la a ser o tordo e é aí que tudo o que já estava esquematizado para a guerra começa a entrar em ação. Primeiro, imagens de katniss vestida de tordo são implantadas nas televisões de todos os distritos, incentivando-os a continuar a guerra contra a capital. Depois, imagens mais fortes dela, também como o tordo, são infiltradas nas tvs da capital, até que finalmente, com o total apoio dos outros distritos, vão a guerra a fim de invadir a casa do snow e mata-lo. Porém, eles já sabiam que essa não seria uma tarefa fácil e toda a situação não ajuda katniss em nada. Nem mesmo o fato de antes de invadirem a capital terem conseguido resgatar Peeta. Na verdade, eles se perguntam se essa foi mesmo uma boa ideia, visto que durante o tempo em que ficou preso na capital, Peeta foi tele sequestrado. Ou seja, toda as memórias e lembranças que ele tinha de katniss foram alteradas de forma que ele passou a achar que ela era a causa de toda a desgraça e virou uma máquina programada para matá-la.

Desta forma, sabendo que praticamente já perdeu seu amigo e amor, que não sabe se conseguirá ser a voz desta guerra e consequentemente não sabe se conseguirá salvar sua família, além de saber que por mais que tente o contrário, muitos dos seus amigos irão morrer na missão de proteger o tordo a qualquer custo, katniss mais uma vez se vê assombrada com tantos dilemas e a incerteza da vitória.

O que dizer desta trilogia fantástica? Suzanne colins foi capaz de nos prender e nos deixar sem fôlego a cada livro, além de tornar um ainda melhor do que o outro. Depois de tudo o que acompanhamos ao longo dos três livros, achei o desfecho muito digno e apropriado depois de tudo o que aconteceu. Na minha opinião, Suzanne Collins não me decepcionou em nenhum momento.

Com relação a adaptação que está para estrear, espero mais uma vez me ver surpreendida com a fidelidade com relação ao livro. Algo que conseguiram fazer até aqui, uma vez que foram bem fiéis desde o primeiro.

Mais um detalhe que gostaria de acrescentar e apresentar à quem ainda não conhecia, é a música Yellow Flicker Beat que a diva e maravilhosa Lorde compôs exclusivamente para A Esperança - Parte 1. Não deixem de conferir, pois a música é íncrível.




8 comentários

  1. Adorei sua resenha, Laisy. Já li o livro e ele é maravilhoso, apesar de que o final me deixou muito pu#$#@$ e ao mesmo tempo muito feliz. Estou esperando pelo filme ansiosamente.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, acho que sou a única que não tem interesse nessa série? E olha que adoro séries. Acho chato a temática e essa coisa de heroína. E olha que vejo muita gente também amando a Jennifer, já eu simplesmente não gosto dela como atriz, e os filmes achei chato, assisti na escola e simplesmente não entrou nada na minha cabeça. Mas respeito quem gosta, afinal a série é super bem conhecida e elogiada, vejo fãs se agarrando para o lançamento do filme.
    Beijos Laisy, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  3. Não li ainda nenhum livro da trilogia.
    Sempre li como agora, bons comentários sobre a trama. Aliás,pessoas completamente fãs da história . rs
    Se surgir uma oportunidade ainda vou ler os livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Laisy, não li nenhum dos livros ainda, acabei vendo apenas o primeiro filme, que aliás gostei muito. Muito bom saber que os filmes são fiéis aos livros, espero também que Esperança seja.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. eu simplesmente teria dado um tiro na cabeça dela e falaria q o presidente snow matou ela e faria a revolução acontecer.
    essa personagem é simplesmente péssima e por isso n gosto dessa trilogia.
    ela com crteza me irrita completamente com essa frescura toda menina, o povo sofrendo e ela de mimimi.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Não li a resenha ainda não li nenhum dos livros, mais sabe para aumentar a emoção quando eu for assistir o filme :D

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus, ainda não li nem o primeiro kkk
    MAs está na lista, com certeza.

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bem, não achei o livro tudo isso não...o final foi bem decepcionante, mas sei que esse livro divide opiniões então compreendo sua resenah.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥