12 de janeiro de 2015

Café Preto por Agatha Christie

Autora: Agatha Christie
Editora: BestBolso
ISBN: 9788577990764
Ano: 2010
Páginas: 154

Classificação: 
No ano de 1934, o detetive belga Hercule Poirot é convocado por um famoso cientista inglês temeroso de que a fórmula secreta que está desenvolvendo seja roubada. Ao lado do seu fiel escudeiro, o capitão Hastings, Poirot apressa-se em atender ao chamado, mas chega tarde demais. Encontra seu cliente morto, e a fórmula desaparecida. Todos os ocupantes da bela casa de campo do cientista são suspeitos, e só as privilegiadas células cinzentas de Poirot poderão descobrir o verdadeiro culpado. Café Preto foi escrito originalmente como uma peça em três atos. Charles Osborne, biógrafo de Agatha Christie, encarregou-se da tarefa de transformar o texto em romance.

Pra quem não sabe, a Agatha escreveu mais de 80 livros ao longo da vida dela, porém, ela também escreveu inúmeras peças de teatro consagradas. Algumas peças dela são tão famosas quanto os livros, como por exemplo, Mousetrap (A Ratoeira) que é encenada até hoje em um teatro em Londres, bem no centro da cidade, onde estão localizados todos os grandes teatros da capital inglesa. 

Este livro é uma adaptação de uma dessas consagradas peças de teatro da Dama do Crime, que foi adaptado por Charles Osborne conhecido por ser um dos grandes biógrafos da Agatha. 


Por se tratar de uma peça de teatro, o texto original estava dividido em atos e em falas, como um script. A editora optou por refazer todo o texto colocando o texto corrido, como as histórias que estamos acostumados a ler nos livros da Agatha. Por esse motivo, obviamente, algumas coisas foram mudadas para se encaixarem, mas isso não muda a história quando é bem feito...
E, é claro, que eles tomaram esse tipo de cuidado, já que se trata da obra de uma das maiores escritoras inglesas da história. 

Falando em história, essa começa com Poirot tendo seu café da manhã interrompido por um telefonema de Sir Claude, um físico muito famoso  que esta trabalhando em uma fórmula revolucionária para um novo composto capaz de deixar qualquer arma da época para trás. 
Ele solicita que Poirot vá encontra-lo em sua casa de campo/laboratório para que ele possa lhe entregar a fórmula e Poirot possa leva-la em segurança até o ministério da defesa. 
Sir Claude suspeita que alguém em sua casa esta planejando rouba-la e pede que o detetive belga se apresse em sua partida. 

Sir Claude vive em sua casa de campo com seu secretário particular, sua irmã solteirona, seu filho e a esposa italiana dele, e uma sobrinha bem moderninha para os padrões da sociedade da época. 

Após telefonar para Poirot solicitando seus serviços, um suposto amigo de sua nora italiana chega na casa de campo e é convidado por sua irmã a se juntar a eles durante o fim de semana. Mas ao que parece a nora de Sir Claude não fica muito feliz ao reencontrar esse velho amigo...

Após o jantar, todos se encaminham para o escritório para ouvirem o gramofone e tomarem um pouco de xerez e café, quando eles percebem que estão todos trancados na sala. Por que? 

Sir Claude logo explica que muito em breve chegará um detetive que ele mandou chamar mais cedo quando suspeitava que havia alguém tramando o roubo de sua fórmula. Segundo Sir Claude, suas suspeitas estavam corretas e a fórmula não esta mais no cofre, e todos os presentes na sala são suspeitos. 
Ele resolve dar uma chance do ladrão se redimir (afinal... grande parte dos presentes são da família dele...), apagando as luzes da casa para que o mesmo deixe o envelope contendo a fórmula em cima da mesa. Porém, quando as luzes se acedem novamente, o envelope esta na mesa, vazio, e Sir Claude esta morto. 
Neste momento, o mordomo abre a porta e introduz Hercule Poirot, que veio de Londres para resolver um caso de roubo e acaba se deparando com um assassinato. 
Como é possível matar um homem tendo várias testemunhas na mesma sala que o cadáver e o assassino, já que todos estavam trancados? 
Bem... como Hercule Poirot sempre diz: "Ponham suas células cinzentas para funcionarem."

Esse livro foi uma leitura bem rapidinha, pois levei menos de 1 dia para finaliza-la, mas foi uma agradável surpresa, pois por ser originada de uma peça de teatro a dinâmica dos acontecimentos e do desvendar do mistério também segue em um ritmo mais acelerado. 

Na minha opinião, não chega a superar O caso dos cinco negrinhos, pois pra mim, essa é a obra prima insuperável de Agatha, mas ele ganha fácil 4 estrelas, porque a história é realmente muito boa! 
Boa leitura! 


18 comentários

  1. Acredita que eu nunca li nada de Agatha Christie? Tenho até vontade mas me falta tempo hahahahah

    Luiza Helena
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Às vezes eu me sinto meio herege por nunca ler lido nada da Agatha. Acho que está na hora de começar.

    thefatunicorn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da indicação, adoro os livros da Agatha e estou sempre querendo ler mais, este já vai para minha lista de próximo livro dela, rs. Ótima resenha, fico feliz que mesmo sendo um texto de peça de teatro tenha agradado você.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Agatha realmente fez muitas obras. Mas te juro que não consegui ler nada dela ainda... A premissa é bem legal deste livro. Tem várias peças mesmo. E por ler tão rápido, deve ter sido bom. Com a classificação, não duvido.
    Abraços Natália,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  5. Mais um mistério para o grande Hercule Poirot!

    Acho as histórias de Agatha Christie o máximo. E sempre sinto que estou fazendo parte das investigações.
    Mas sempre passo longe de desvendar o mistério...

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de livros sobre crimes e mistérios e, claro, impossível de quem gosta desse gênero não gostar da Agatha. Ela é simplesmente genial.
    Esse livro, em particular, eu ainda não li, mas achei a premissa bem interessante. E Poirot é meu investigador preferido, então acho que a obra tem tudo para me agradar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  7. Oiee.
    Confesso que não conheço muito os livros da Agatha, sei que ela é uma escritora conceituada mas meu saber não passa disso.
    Não sei se leria algum livro dela, tenho que me informar um pouco mais sobre a escrita dela antes de tudo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse! A Agatha é uma das minhas escritoras preferidas e de longe a que mais livros li até hoje (com mais de 80 lançados acho que vou demorar um pouco para ler todos rs)
    Espero em breve colocar as mãos nesse livro *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi Nathalia,
    Confesso que não gosto muito da Agatha, não sei por que já tentei ler alguns livros dela.
    Mais simplesmente não consigo. :/
    Essa estória parece ser muito boa mesmo. Acho que a peça eu assistiria. Rsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Não curto livros policiais, com detetives e coisas do tipo, mas amei a capa dele!

    ResponderExcluir
  11. Interessante a editora adaptar a peça pra livro como texto normal, eu particularmente prefiro isso a uma história escrita em atos e diálogos, sinceramente. Não tinha visto esse livro ainda e achei bem interessante essa coisa de os assassinato ter acontecido com todo mundo dentro da sala.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que era uma dessas peças consagradas esse livro, xará. Sou muito interessada pelas obras da autora. Super amo tudo e já estou ansiosa para ler esse. Sem dúvida, ela é um sucesso eterno.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro ele parece ser bom, li somente um livro da Agatha Christie até hoje e adorei, foi o Crimes ABC adorei o modo como ela escreve, espero poder ler esse livro também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Oi Natália, eu sabia sobre as peças da autora, mas este eu ainda não li. Cheguei a ler um outro livro dela também baseado em uma peça, mas agora não estou me recordando o nome. Para quem gosta do gênero, como eu, é um prato cheio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Amo a capa dos livros da Agatha, o primeiro livro que li dela foi o "Assassinato no expresso do Oriente", até então não gostava de livros policiais. Esse com certeza deve ser tb muito bom e o desvendar do mistério melhor ainda!

    ResponderExcluir
  16. Pelo menos podemos afirmar que, dessa vez, o mordomo está livre de qualquer suspeita. kkkkkk
    A Agatha Christie é algo fora do comum. Até agora li apenas três livros dela, mas não conheço suas peças. Fiquei bem curioso pra ler tanto o texto original, como essa "adaptação". E espero que seja muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. A Agatha é diva, então é claro que os livros dela são fantásticos. E sempre há o toque policial, suspense e de mistério, que muito me agrada. Todo mundo é suspeito. Já quero ler esse, pois parece ser muito bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito fã da Agatha Christie, não. Provavelmente por ser um pouco voltado para o lado policial que como eu já disse não me atrai muito, mas para quem gosta da autora é um prato cheio já que ela escreveu mais de 80 livros. É muita página, né? Esse parece até ser bem interessante apesar de eu não gostar de livros desse gênero. Mas boa leitura para quem for lê-lo!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥