24 de julho de 2015

Gears of War: Fim da Coalizão por Karen Traviss

Autor: Karen Traviss
Editora: Única Editora 
ISBN-10: 8567028280
Ano: 2014

Páginas: 448
Classificação: 

Gears of War - A batalha que vai definir o futuro da Coalizão! Com Sera dizimada pela Horda Locust e sua população quase extinta, ela agora se divide em três facções: os Abandonados, aqueles que lutam para viver em pequenos grupos e não atendem a nenhum governo; a COG (Coalizão Ordenada de Governos), que um dia fora uma grande organização mas que hoje foi reduzida a um punhado de militares e civis; e os Gorasnis, os últimos sobreviventes da URI (União das Repúblicas Independentes), antigos inimigos da COG. Quinze anos depois do colapso mundial, COG e URI buscam refúgio na pequena e remota ilha de Vectes. Entretanto, depois da fuga e de uma breve paz entre as duas nações, Marcus Fenix e seus companheiros devem lutar contra outra ameaça, os Lambent, enquanto tentam descobrir as origens das mutações que assolam Vectes e Sera. Ao decidir entre duas missões suicidas, os Gears e a URI ainda devem enfrentar o presidente Richard Prescott, que guarda um último segredo sobre os Locust e os Lambent. Um segredo que pode definir o futuro da humanidade. Se houver um sobrevivente.

"Gears of War : Fim da Coalizão" é um complemento da série de games "Gears of War" e se passa entre os eventos do segundo e terceiro jogo. Série que eu particularmente sou fã. Para quem não conhece muito a história, o enredo se passa em um futuro em que os seres humanos colonizaram um outro planeta chamado Sera. Após anos de exploração dos recursos naturais, e próximo do esgotamento dos mesmos, um acidente durante uma perfuração acabou revelando um líquido que mais tarde seria chamado de Emulsão, que logo se tornou uma fonte de energia barata e preciosa. Como sempre, os seres humanos acabam comemorando da melhor maneira que eles conhecem: Guerra. 
Após quase 80 anos de guerra, um dos lados (COG) consegue sabotar um pesquisa importante do adversário (URI) e usar os dados pra construir um laser orbital, conhecido pelos gamers, chamado de Martelo da Aurora. Quando a solução "amigável" já estava apresentada, um terceiro participante aparece, Os Locust's, que não são nada mais nada menos do que os reais habitantes de Sera, que não estão nem aí pra quem tá do lado de quem, apenas exterminam todas as cidades que encontram pela frente. Após hordas e mais hordas das mais diversas criaturas que brotam da terra, a única coisa que importa é sobrevivência. E esse é o cenário que você vai encontrar em Gears of War.
Agora vamos ao "Fim da Coalizão". É um prato cheio pra qualquer um que acompanha a série. A história narra situações vividas por todos os principais personagens da série, inclusive os menos abordados nos jogos, como por exemplo Bernie Mataki, que aparece nos jogos mas não tem muito da sua história abordada. Já no livro, até as motivações dela para ser um "Gear" são mostradas. Se você acompanha a série, esse é o tipo de livro que você precisa ter lido pra poder dizer que é fã. As duas partes que pra mim foram as favoritas (tentei definir uma, mas as duas são as melhores) foi a narração do processo em que Cole decidiu largar o thrashball e se tornar um Gear; E a parte que conta a historia de Dizzy antes de se alistar e tentando encontrar sua família após o Dia de Emergência.

Como eu disse antes, o livro se passa entre os volumes 2 e 3 do jogo, logo não existe nada que dê um rumo muito diferente para a história, mas ao mesmo tempo consegue acrescentar muito e facilmente empolga quem não conhece nada da história a acompanhar a série.

O enredo gira em torno do conflito entre as organizações governamentais, a luta pela sobrevivência e o segredo que o presidente da COG, Prescott, guarda e que é revelado em "Gears of War 3". No decorrer da narração, ocorrem vários "flashbacks" que são realmente a graça do livro. Cada capítulo é narrado por um gear diferente, as vezes por Marcus, ou Dizzy, Bernie, Cole, Baird e vários outros personagens diferentes, cada um com sua personalidade.
Bom, se você não conhece nada sobre "Gears of War", talvez você vá demorar um pouco mais que os outros pra assimilar tudo que está se passando na historia, mas nada tão prejudicial a ponto de você não entender nada. Sabendo o enredo que eu já descrevi aqui, facilmente você vai se apaixonar pela história. Os personagens são bem marcantes e bem escritos. Cada um com seu conflito e com uma motivação diferente para seu alistamento. Embora o cenário seja de destruição total e gente morrendo à rôdo, o autor faz questão de mostrar o quanto isso sensibiliza os Gears e o quanto eles querem dar fim ao conflito.

Agora, se você já conhece a série, esse vai ser um livro pra se deliciar. A série "Gears" em sí tem diversos personagens principais, o que dificulta bastante de conseguir abordar cada um no jogo. Por isso mesmo "Gears of War : Fim da Coalizão" é o complemento que faltava. O livro trás diversas partes exclusivas sobre a historia dos gears, tanto antes como depois do Dia da Emergência (Maneira como é chamado o dia em que se iniciaram os ataques dos Locust's). Quem jogou a série sabe que o pulo entre o segundo e o terceiro jogo não é tão curto, e o livro completa essa passagem.

Mereceu quatro estrelas e chegou bem próximo de cinco pra mim. Meu único ponto de insatisfação é que eu esperava mais ação do livro, principalmente pela série a qual pertence. O inicio do livro é um pouco arrastado mesmo que em pleno tiroteio. Eu entendo que já que o foco é complementar a história, a criatividade fica um pouco restrita, mas nada que impeça de implementar com um personagem bem bolado e depois matar ele mais a frente, só pra dar aquela emoção "Game of Thrones".
Mas em resumo, é um livro que vale a pena ser lido, principalmente para os gamers. E não se preocupe, se você é novato nesse universo pode ir sem medo. O livro paga o que promete.



7 comentários

  1. Sinceramente não conheço a série. E nem sei o que dizer... Me sinto até um pouco perdida,rs.
    Não faz muito meu gênero de leitura. Não sei se eu leria.
    Mas para quem gosta,deve ser uma história de aventura e tanto.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não sei o que dizer porque livros assim eu não leio e nunca tinha ouvido falar do jogo, quem sabe meu irmão saiba porque geralmente quem manja de jogos são ele e não eu, por mais o que o livro parece ser interessante até porque o enredo foi o que mas me atraiu não sei se chegarei a ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriel, não conheço a série ainda, acabo acompanhando pelas resenhas que saem, e até agora onde pude ver, acho que vale a leitura. Vou ver se consigo os livros para começar a ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bom?
    Eu ainda não conhecia a série, mas pelo visto ela é muito boa, gostei muito da sua resenha, e pretendo dar uma chance a série, gosto de filmes e livros de Guerra.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Bem Gabriel!
    Fiquei até um tanto atordoada com a resenha porque não conheço nada do universo que descreveu sobre os games...
    Apesar de ser uma ficção, não me interessei pela leitura.
    “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. A capa e linda , mas infelizmente não faz meu genero de leitura , mas pra quem gosta deve ser um livro maravilhoso
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu já ouvi falar do jogo, mas não sabia dos livros. Pode ser que me agrade, só que acho que não me aventuraria nessa leitura agora. Talvez mais para a frente, quem sabe. Ao menos o tema já sei que me agrada.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥