12 de agosto de 2015

Maze Runner - A Cura Mortal por James Dashner

Livro III

Autor: James Dashner
Editora: V&R
ISBN: 9788576833888
Ano: 2012
Páginas: 368
Classificação: 
A Cura Mortal - Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível... uma solução mortal, sem retorno.

Atenção, essa resenha pode conter spoilers dos volumes anteriores!

Todos que acompanham o blog sabem como eu fiquei fissurado nesse enredo desde o primeiro livro né? Indiquei a todos, e eles até estão na minha lista de favoritos. Eu amo distopias, e com certeza Maze Runner é uma das melhores que já li. A ansiedade para a conclusão dessa trilogia era absurda, o que eu mais queria era tempo para ler esse livro, e infelizmente não manteve o padrão dos outros livros.
Após terem passado pela segunda fase de experimentos, os clareanos agora estão passando pela terceira fase, que é apenas ficarem trancados em quartos, sem contato com o mundo exterior. Thomaz não consegue mais se comunicar por telepatia com Teresa, e nem com Aris. O livro não nos mostra esse experimento, e já começa com Thomaz sendo liberado e conversando com o velho cara de rato, lhe explicando sobre os experimentos, sobre como o CRUEL fazia para estudá-los e o que viria pela frente. Essa instituição chamada CRUEL, era financiada pelo governo, e o seu trabalho era pegar jovens e observá-los durante várias situações (labirinto, deserto, isolamento no quarto). Dessa forma, eles conseguiriam obter resultados pelo cérebros dos clareanos, mapeando suas emoções e reações. E após dizer, que já estava tudo acabado, e que não teriam mais testes, Thomaz reencontra seus amigos e parece que tudo vai ficar bem. Mas obviamente não fica. 
É oferecido aos clareanos, que eles opcionalmente poderiam recuperar suas memórias, mas por se sentir culpado Thomaz não quer lembrar, logo nem Minho, nem Newt aceitam. Mas o grande problema desse livro está aqui: Thereza aceita. Ela recupera sua memória e em nenhum momento durante o livro todo, ela conversa sobre isso com Thomaz. Isso foi muito broxante para o leitor, existe um personagem dentro da história, com possíveis repostas, com ótimas oportunidades para contar tudo ao protagonista e isso NUNCA ACONTECE. Chega ao final do livro, e Thereza não diz nada sobre o passado deles, e porque eles eram do lado do CRUEL. Ok, eles se separam boa parte do livro, mas eles tiveram oportunidades para conversarem.
Dashner sempre me encantou com seu jeito de escrever, que sempre deixava seu leitor maluco, angustiado, e sempre muio tenso! Senti muita falta disso nesse livro. Acho que tudo que o autor semeou desde o início, não foi bem finalizado. Ele se perdeu no meio de tantas informações e deixou milhões de pontas soltas e encerrou a história de uma forma ilógica. Quando acabamos de ler "Prova de Fogo" a gente não sabe que rumo a história vai tomar, e até a metade do livro eu tava bem satisfeito com o que tava lendo. Mas pro final tudo foi ficando sem graça, fraco e acabei me cansando de ler. Eu jamais imaginei que eu fosse falar que cansei de ler um livro da série Maze Runner (e infelizmente isso aconteceu). 
Um dos exemplos que vou citar aqui, para mostrar como o autor se perdeu, é a organização do "Braço Direito". Na metade do livro, nossos personagens acabam encontrando essa organização (que trás alguém do passado deles de volta) e descobrem que tem interesses em comum, que é: Impedir o CRUEL de fazer o que fizeram com eles, com outras pessoas. E por terem interesses parecidos, eles se aliam e planejam destruir o CRUEL. E quando chegamos no final da história, ninguém sabe o que aconteceu com essa organização, e praticamente nem com o mundo. O final foi frustrante de diversas maneiras. 
Outra coisa que tenho que levar em consideração, é desnecessária necessidade de querer matar os personagens na conclusão de todas as sagas. Obviamente não vou dizer quem morreu, mas foram dois personagens ótimos, um deles era meu favorito, e a morte dele foi avassaladora. Digo na forma como aconteceu. Dasnher assassino!! Bom, levando em consideração as outras sagas, essa até que foi mais carinhosa com os personagens rs. Mas a última morte desse livro foi totalmente desnecessária, e a reação do Thomaz foi pior ainda.
Existe ação no livro? Sim! Existe drama? Sim! Existem respostas, que estamos aguardando desde o início dessa saga? Não! =/ 
As más línguas, dizem que o livro "Arquivos Confidenciais" (da série Maze Runner) foi lançado, para responder todas as perguntas dos fãs, que claramente ficaram tão decepcionados quanto eu. Por essa eu não esperava! Maaas, pelo amor de deus gente, não deixem de ler essa série, apesar desse final fraco, ela é ótima! 


9 comentários

  1. Olá, Diego.
    Ainda não li a série, mas tenho interesse em lê-la, mesmo que o fim seja mais fraco.
    Quanto à morte dos personagens, não me importo. Personagem bom é personagem morto. haha
    Quanto à falta de respostas, isso realmente incomoda. Tomara que os livros complementares realmente respondam as perguntas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. MAZE RUNNEEEEEEER <3 Amo/vivo/sou <3 Te entendo que o último livro da trilogia deixou muito a desejar. Queria falar o que eu acho, mas vou encher o comentário de spoilers, então melhor não hahahah Só te avisando: Os Arquivos não vão responder todas as perguntas que você precisa. Além disso, recomendo que você leia Ordem de Extermínio antes, pois se não você vai ficar meio perdida hahaha Eu sou fã da saga, acompanho diariamente tudo que a envolve, e sei exatamente o que é ótimo, bom e ruim na saga!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li a série, só assisti ao primeiro filme. Mas quero ler sim parece ser muito boa, cheia de ação e emoção, além de muitos segredos e mistérios. É uma pena que o esse não tenha sido bom, esperava que fosse melhor que o primeiro cheio de respostas, mas pelo visto fica sem respostas. E é chato, da uma raiva algum personagem saber a verdade e não conta af. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olha,sinceramente não sei se leria essa série.
    Talvez eu até goste se algum dia eu tiver uma oportunidade de ler. Mas tenho minhas dúvidas se vou curtir.
    Que pena que o último livro não te agradou tanto. Mas isso inevitavelmente acontece as vezes. :/

    ResponderExcluir
  5. Essa serie esta ficando muito famosa. Confesso que tenho muita vontade de ler essa serie, mas sempre acabo deixando para depois, mas ainda pretendo ler algum dia, acho a ideia do autor diferente do que normamente encontramos nos livro e acho que irei gostar, só falta a vontade de começar mas sei que assim que ler o primeiro vou querer ler um atras do outro

    ResponderExcluir
  6. Não sei se este livro me agradaria tanto assim ,mas preciso conhecer os volumes anteriores pra saber mais sobre a série .

    ResponderExcluir
  7. Adoro series e mesmo não sendo tão bom quanto os outros 2 livros pretendo ler este também a serie e boa e um falta de respostas de um não tira o brilho dos livros e personagens vou ler e esperar o complemento dela afinal e um livro a mais pra ler dessa serie .

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego, não li nenhum dos livros ainda, e vou confessar que não aguentei e acabei vendo o filme, que aliás gostei. Uma pena que este não foi tão bom, mas acho que em série isso acontece, só espero que volte a melhorar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Tive que ler a resenha por cima porque como ainda não li os livros anteriores e eles estão na minha lista, prefiro evitar os spoilers. Assim, só posso dizer que esto empolgada e espero me agradar!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥