5 de setembro de 2015

Despedaçada por Teri Terry

Livro III - Série Reiniciados 

Autora: Teri Terry 
Editora: Farol Literário 
ISBN-10: 8582770553
Ano: 2014 

Páginas: 400
Classificação:  


Kyla foi Reiniciada: sua memória foi apagada pelo Opressivo governo dos Lordeiros. Mas, quando lembranças proibidas de um passado violento começam a aparecer, surgem também dúvidas: ela pode confiar naqueles que passou a amar, como Ben? As autoridades querem a morte de Kyla. Com a ajuda de amigos no DEA, ela vai a fundo, sondando seu passado e fugindo. A verdade que ela busca desesperadamente, no entanto, é mais surpreendente do que ela poderia imaginar. Ao final do terceiro volume desta aclamada série, os mais profundos e imprevisíveis segredos serão revelados

Quando eu li Reiniciados, eu achei a premissa dessa distopia muito interessante. Em Fragmentada, temos uma reviravolta na história, o que me deixou com altas expectativas em relação a Despedaçada. Porém, essas expectativas não foram retribuídas.
Eu esperava um livro bem mais agitado. Com mais sequências de ação e uma verdadeira lutra pela liberdade, porém, o que eu recebi foi um livro com uma menina tentando se encontrar no mundo e onde tudo se encaixa perfeitamente para dar o final mais fácil para trilogia.

Kyla consegue uma nova identidade depois de fugir com a ajuda do DEA, uma organização que visa lutar contra os Lordeiros e resgatar pessoas desaparecidas ou reiniciadas. Com isso, ela vai parar em uma cidade no interior do Reino Unido, em uma "casa para meninas" menores de 21 anos. É como se fosse um orfanato, só que as meninas são jovens e vivem ali para conseguir um estágio e assim uma profissão em uma das áreas ofertadas pelo governo. Lá, Kyla, que agora se chama Riley descobre que a tutora/governanta é sua mãe.
Ela passa uma boa parte da história redescobrindo o que aconteceu com ela antes de ser Reiniciada, e se lembrando de memórias que até então estavam escondidas nos confins de sua memória devido a fragmentação.
Até que ela descobre algo que acabará com o disfarce dela e a fará voltar a luta contra os Lordeiros ao lado do DEA.

Até ai tudo bem.
Essa é a parte em que finalmente teremos as respostas para algumas perguntas que temos ao longo de toda a série. O problema para mim foi o tamanho do livro e o final.
Eu acho que 400 páginas ficou muito longo para um livro com pouca ação efetivamente falando.
E o final, é aquela coisa. Kyla poderia ser uma reiniciada qualquer que percebe que o sistema esta errado; que o sistema é injusto; que o mundo precisa mudar e toma as rédeas da coisa para fazer isso acontecer depois de ter seu mundo despedaçado. Mas não. A autora decidiu que ela precisava ser especial.
E isso me irrita. Por que é querer justificar tudo que ela fez; tudo pelo que ela lutou, fazendo com que a justificativa para ela ter passado por tuuuuudo isso seja: ela é diferente.
Não é porque ela é corajosa; Não é porque ela é rebelde. É porque desde o princípio ela fora destinada para isso.
E ai, a minha paciência se esgotou.
A única coisa que realmente me surpreendeu foi o final de Ben, o menino pelo qual ela se apaixona no primeiro livro.
A verdade sobre esse livro? Eu esperava bem mais.

Vocês já leram essa série? O que acharam desse final? E o que vocês preferem? Serem surpreendidos no final de uma história, ou que tudo termine com uma explicação simples onde todos os fatos são unidos por um único elemento em comum?

22 comentários

  1. Essa série esta na minha lista de compras. Ela parece ser muito boa, que pena que o final deixa a desejar. Um final surpreendente é sempre melhor do que um simples final. É 400 páginas pra pouca ação, então deve ser uma leitura arrastada esse último livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Toda vez que eu vejo essa capa me da vontade de ler essa série mas eu nunca consigo encaixar essa serie a minha lista de leitura e lendo sua resenha vi que esse não e tão bom assim , mas mesmo assim depois quero dar uma chance.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Natália.
    Ainda não li essa série, mas tinha boas expectativas em relação a todos os livros. Uma pena que o último não seja completamente satisfatório. A explicação dela ser especial por tudo que aconteceu é realmente desapontadora. O que tornam personagens de distopias inesquecíveis é o fato de serem normais.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Natália. Confesso que só li o inicio e a conclusão da sua resenha, pois fiquei com medo de surgir algum spoiler. Mas, consegui entender a situação. Eu deposito uma expectativa grande sobre esta série, porém não conclui a leitura de Reiniciados ainda. E, já fico bem triste quando soube que o final é muito decepcionante.

    ResponderExcluir
  5. Olha,quando leio um livro gosto muito de ser surpreendida no final. E infelismente essa história não foi assim não é?!
    Não posso nem comentar muito,pois não li nenhum dos livros. Mas talvez eu ainda leia essa série e fique por dentro da trama.

    ResponderExcluir
  6. Como eu amo distopia, eu já coloquei o primeiro livro dessa série na minha lista. Acho que é a primeira vez que vejo a resenha desse último livro da série, e confesso que não fiquei muito feliz. Eu amo quando o final do livro é surpreendente, que deixa o leitor no chão. Infelizmente, não é bem o que acontece nesse livro, mas fazer o que, né? hahahah Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Natália!
    Não li ainda nenhum livro da série, porém é realmente revoltante um final simplório para uma série que parecia ser promissora.
    Uma pena!
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  8. Natalia, não li essa série, mas respondendo sua pergunta final, sem sombra de dúvidas eu queria ser surpreendida no fim da história, e não com com explicação simples, que cá entre nós, me irrita demais :z
    Realmente, a premissa deste livro tem tudo para agradar a muitos fãs do gênero, pena que não aconteceu isso com você, né? Imagino a sua decepção. Se fosse eu, teria desistido logo que percebesse que não iria gostar.
    Não sei se leria, pois não gosto de enrolação nas narrativas, gosto de muita aventuras e ação. Leitura cheia de emoções.
    Adorei a resenha, e sua sinceridade nela.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  9. Hello Natalia, ainda nao li essa série, na verdade nao conhecia ate pouco tempo e pela sinopse me lembrou mto o livro Fragmentados tb.
    Jovens deliquentes tem memorias alteradas, pq o governo acha q é melhor assim, o pior é q a sociedade aceita...distopia com certeza é um dos generos que mais gosto e essa serie me deixou bem curiosa.
    Nao sei qual final iria preferir, depende mto do que a historia nos leva.
    As capas estao lindas e com certeza vou ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi Natalia...
    Eu ainda não li a série, mas confesso que tenho preguiça rs
    Uma pena que este volume não atendeu as suas expectativas. 400 páginas é muito coisa mesmo, mas depende também se estamos nos envolvendo ou não.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália,
    Não sou fã de distopias e não fiquei nem um pouquinho interessada em começar essa série, aliás acho muito chato isso do livro ser grandinho e com pouca ação =(
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Estou louco para ler esse livro ,pois adoro distopias com muita aventura, mas que pena que o final não foi dos melhores. Ainda assim estou louco para ler, mas é muito chato quando as expectativas não batem com o que acontece.
    Abraços , adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  13. Nunca li essa trilogia, mas tenho vontade, embora agora já tenha minhas dúvidas, odeio livros que eu espero um final mto bom para acompanhar a série e o que eles me dão? Um livro corrido que parece ser escrito apenas por obrigação! Acho isso uma falta de respeito com nós leitores.

    ResponderExcluir
  14. Oi Natália!
    Eu ainda não comecei essa trilogia, mas aber que o final é um tanto decepcionante não me anima muito a ler... Com toda a certeza eu prefiro ser surpreendida no final, acho que ia me irritar com essas justificativas da autora para cada ação da protagonista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li essa série e a história também não me chamou a atenção,mas eu acho que eu prefiro ser surpreendida no final do que tudo termine com uma explicação simples só para terminar todo mundo "feliz".

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não li essa serie, mas já vi muitos comentários ainda não sei se vou ler, pois a historia não me conquistou e uma das coisas que para mim raramente agrada são os finais das distopias sempre parece que fica algo faltando !!

    ResponderExcluir
  17. Tenho mas ainda não li e não fiquei muito motivado mas não vou deixa de ler e me parece que os outros da serie são melhores e faça valer a pena ler .

    ResponderExcluir
  18. eu já li o primeiro livro da série e eu fiquei apaixonada. só vou poder continuar lendo a série ano q vem. to com medo de ter a mesma opinião que você quando terminar "despedaçada". não achei que o primeiro livro teve muita ação também. o que eu mais gostei mesmo foi da escrita da autora e claro, dos acontecimentos. então, o problema de ação não vai me incomodar muito. provavelmente, o que me incomode foi o fato de vc ter citado que a autora explica os acontecimentos por Kyla ser especial... isso demonstrou, na minha opinião, um pouco de falta de imaginação. mas espero gostar do final da série. tomara q a autora não me decepcione. :(

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca li essa serie e depois da resenha não tenho curiosidade em lê-la, sabe é uma fato que eu tenho pavor de livros com começos fenomenais e péssimas continuações, um exemplo ai foi Divergente kkk Talvez eu mude de ideia com relação a serie mas por enquanto eu dispenso a leitura.

    ResponderExcluir
  20. que pena que esse livro decepcionou, eu li o primeiro e adorei (nem sei pq eu não continuei.. )
    agora fiquei com medo de continuar, mas se bem q como eu não vou mais com muita expectativa então talvez eu leia

    ResponderExcluir
  21. Até tinha me empolgado para ler com os comentários que vi sobre o primeiro livro, mas detesto quando o autor fica na enrolação para encher linguiça e vai sempre pelo caminho mais seguro porque tem meio que dó de fazer os personagens sofrerem. Sei lá, não me agrada. Gosto do arriscado e inesperado. Desse jeito vou acabar deixando para bem depois.

    ResponderExcluir
  22. Tenho o primeiro livro, que ainda não li. EU prefiro me surpreender com o final, mesmo que não seja um final que eu queira. Lógico que precisa fazer sentido. Uma pena que acabou ficando a desejar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥