14 de setembro de 2015

O Segredo dos Elfos por Paula Pagliarini

Autora: Paula Pagliarini
Editora: Novo Século (Selo Talentos da Literatura)
ISBN-10: 8542805887
Ano: 2015 
Páginas: 264
Classificação:  


A cor de seus olhos define quem você é, suas habilidades, o seu destino. Antes de ser incorporada em uma das frotas do reino de Alfheim, Anabel, uma jovem guerreira elfo, precisa passar por um teste e, ao fim deste, um portal mágico se abre, revelando uma maldição e uma espada lendária há muito tempo perdida. Com a guerra iminente contra os trolls, Anabel parte para o reino de Quimera, o reino dos homens. A guerreira precisa lidar com o ódio do rei de Alfheim e com o amor do príncipe. No entanto, tudo muda quando ela conhece um belo elfo com os cabelos cortados e olhos profundamente azuis-marinhos e a história da espada é desvendada, assim como a origem de Anabel, até então desconhecida. Perante a guerra, um novo vilão é revelado, alguém que faria qualquer coisa para mudar o destino de Anabel. A habilidosa guerreira precisa escolher entre a vida que conhece e a vida que poderia ter se decidisse ficar com o incrível elfo de olhos azuis.

Essa resenha não é apenas para você, caro leitor. Ela é principalmente para a autora deste livro. 

Sabe aquele livro que é extremamente promissor, mas que por falta de experiência do autor ele peca em alguns momentos? Pois é... Esse livro é um exemplo disso. 

Nele somos apresentados a Anabel, um jovem elfa que esta prestes a se tornar uma guerreira. 
No reino em que ela vive, os elfos são divididos de acordo com a tonalidade dos olhos, ou seja, verde para os guerreiros; azul para os curandeiros; mel para os serviçais do castelo; cinza para os nobres; etc. 

Para entrar para um dos clãs/exércitos do rei, ela precisa passar por um teste, e quando ela finaliza o teste, é presenteada com uma espada milenar que dá ao portador um enorme poder. Porém, em troca o guerreiro perde a vida, pois ela suga sua força. 
Ela esconde esse fato de todos, mas a partir dai sabemos que o destino de Anabel é vital para o futuro da raça élfica e que existe uma outra pessoa com uma espada semelhante a dela por ai. E que juntos eles conduzirão os elfos a vitória contra os trolls. 

Os trolls começam a se mobilizar e juntam um enorme exército que está indo em direção ao reino dos homens, e por isso, os clãs elficos do norte (onde vive Anabel), sul (que até então são inimigos do norte, mas fazem uma trégua apenas neste momento) e oeste partem para ajudar na batalha. 
No meio do caminho ela encontra um grupo de trolls, e acaba sendo gravemente ferida, mas é salva por Gabriel, um elfo do sul e que possui uma espada exatamente igual a dela, porém, totalmente negra. 
Fica claro que o destino deles esta entrelaçado, mas será que ela pode confiar nesse elfo, ainda mais sendo ele do clã rival ao dela? 

O enredo é simples, mas funciona, pois vamos ter outros elementos inseridos, o que envolve o leitor do início do livro até o fim. 
Mas, tem alguns problemas...

O primeiro é o texto. 
Ele não tem fluídez. O que isso quer dizer? A impressão que dá é que ela escreveu como pensava na hora. Então, vem uma frase e ponto. Outra frase e ponto. Mais uma e ponto. 
Os pontos, conforme apreendemos na alfabetização, são pausas maiores para respiração e para mudança de ideias. 
Quando você vai ler, isso quebra totalmente o seu ritmo. Ela poderia ter escrito a mesma coisa, usando vírgulas...ponto e vírgula...ou conectivos. 
Ou seja, faltou revisão no texto. 
Contem quantos pontos finais vocês acham nesse único parágrafo. E leiam ele em voz alta. 


"Anabel crescia uma menina linda. Ela seria uma guerreira. Seus olhos verde-claros indicavam isso. Ramiel orgulhou-se da filha, que com o passar dos anos se tornou uma habilidosa guerreira. A menina treinava com espadas, arco e flecha, punhais, facas de caça, lanças e sabia lutar sem armas. Estava se tornando uma guerreira poderosa." - pág 13

Uma dica que dou a autora é: leia o seu texto em voz alta após terminar cada capítulo. Você vai perceber como é difícil manter o ritmo de leitura e vai melhorar consideravelmente o seu texto. Quando fazemos faculdade de jornalismo, nós aprendemos a fazer isso para pegar os erros no texto. 
#ficaadica

O segundo problema que vi foram algumas falhas no desenvolvimento do enredo. 
Na parte em que Anabel conhece Gabriel, ela esta sozinha lutando e Gabriel aparece para ajuda-la.
Até ai tudo bem. Ele diz a Anabel que: "Sou Gabriel, mandei meus homens na minha frente hoje quando senti o fedor dos trolls. Fiquei para destruí-los, então senti um cheiro de erva-doce com mel e encontrei você morrendo." - pág 105

Nós vamos descobrir mais pra frente que Gabriel faz parte da realeza do reino do sul. Então...desculpe autora, mas acho que temos um problema aqui. Nunca...em hipótese alguma, um exército que se encontra em viagem para uma guerra contra trolls, tendo um membro da realeza em sua companhia, deixaria esse membro para trás para lutar sozinho contra os trolls e continuaria a viagem.  
#nãofazsentido

Outro erro quando eles se encontram, mas esse acho que é digitação mesmo...

"O elfo tinha uma armadura negra e capa da mesma cor. Gritou para mim que ele era um elfo do sul. Nossos amigos pensei. Ele deve ter pensado a mesma coisa naquele instante. Só me salvou porque achou que eu fosse alguém indefeso. Mas agora seus olhos estavam prontos para a batalha..." - pág 103

Como bem sabemos, eles são inimigos. E não amigos. 

Outro ponto que quero ressaltar é a falta de experiência da autora. Isso não é problema, afinal, é a estreia dela. Ninguém nasce sabendo. Mas na minha opinião, faltou maturidade como escritora. 
Calma...eu explico...

Exemplo: Um nobre é assassinado, e isso causa um reboliço na vida de Anabel. Mas a autora simplesmente diz que o nobre em questão foi assassinado e já parte para a aventura de Anabel rumo ao resgate dos injustiçados. 
Cadê a comoção, ou reboliço no castelo ao saberem do assassinato? Não tem. 

Dois personagens muito importantes morrem. E mais uma vez a informação é dada. Mas valia à pena um capítulo com a dramaticidade dessa hora. 

A autora conseguiu criar um enredo muito bom, desenvolvendo bem a questão da mitologia que envolve os elfos e o mistério acerca o destino de Anabel, criou personagens cativantes, mas na hora de desenvolver o texto em si, faltou experiência para saber onde ela deveria focar mais e onde ela poderia deixar do jeito que estava. 
Na minha opinião, faltou ela sentar com alguém, talvez um autor mais velho, um revisor, ou até mesmo ter um leitor Beta para mostrar o caminho para ela. 

O mais difícil, ela conseguiu: criar uma história interessante. O texto, ela pode consertar em uma próxima edição ou na continuação (se é que tem continuação, pois no livro não consta nada de que seria uma série e procurando na internet não encontrei essa informação). 

A leitura é super rápida, pois o livro é fino e como apontei anteriormente, a história te envolve. A diagramação do livro esta muito bem feita e além do erro que apresentei acima, não achei outros erros de português ou digitação. 

Os erros que apontei não diminuem de forma alguma o trabalho dela. Ela é sim um talento da literatura e tem um futuro promissor na área. Eu adoraria ler a continuação desta história, pois tem margem para continuar e tenho certeza que com o tempo e a prática ela vai melhorar e muito a escrita. 
Estou apontando os erros, justamente para que ela aprenda com eles e possa conserta-los. Minha intenção não é desanima-la ou denegri-la. Muito pelo contrário. Deixo aqui o meu apelo para a autora de que continue a história e lembre de mim quando for lançar o próximo livro, onde quero meu exemplar autografado, pois tenho certeza que ela será uma grande escritora! 
=) 





30 comentários

  1. Oi!
    Primeiramente achei a capa muito bonita e apesar de alguns erros apontados na resenha , acho que e um livro que provavelmente eu vá querer ler.
    Parabéns pela resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo Paula. Como eu disse, a autora tem talento. Faltou alguém ao lado dela para ajuda-la em alguns pontos. Mas eu recomendo sim a leitura deste livro!

      Excluir
  2. Amei a capa do livro!! O próprio enredo é diferente, nunca tinha visto um livro que abordasse os elfos, que geralmente são deixados de lado.
    Apesar desses pequenos pontos negativos que você fez questão de abordar, fiquei empolgada para ler, pela história interessante que a autora conseguiu construir e por personagens cativantes.
    Resenha maravilhosa!
    Abçs Nath!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Alessandra
      O livro é muito bom. Os erros apontados estão na resenha para mostrar a autora onde ela pode melhorar, não desqualificar o livro. Leia sim!

      Excluir
  3. Eu adorei a forma como a autora criou a história, mas concordo plenamente com você. Ela poderia ter tirado ou substituído os pontos finais por vírgulas, ou qualquer pontuação que ficasse melhor para o texto, pois a história ficaria bem mais legal. Isso é bom porque quando a autora for escrever seu próximo livro, eu acredito que será bem melhor que esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia da resenha é justamente essa: ajudar a melhorar o texto da autora para o próximo livro. Que eu espero, seja lançado logo.

      Excluir
  4. Eu já tinha me interessado por este livro antes. Gosto de historias de Elfos e esse parece ser muito bom. Diferente essa classificação pela cor dos olhos. Anabel foi logo se interessar por alguém do clã rival, vai vir conflito por aí. Pena que teve alguns pontos fracos. Mas mesmo assim gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Maria. O livro é muito bom e o enredo é bem desenvolvido.

      Excluir
  5. Natália!
    Como gosto de ficção fantasia e que envolve o mundo encantado, leria este livro, mesmo com as contradições do texto, mesmo com a falta de experiência da autora.
    Gostei que tenha a alertado, quem sabe ela melhore a escrita.
    “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Natalia
    Realmente lendo esse paragrafo dá para imaginar o falta de fluidez do livro. Eu já li livros assim, e é maçante a leitura, e muitas vezes a história é boa, mas o autor (a) peca nisso.
    Estava anima para ler este livro, mas confesso agora não sei, mas quem sabe.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia. No início você percebe esses problemas com pontuação, mas o nosso cérebro é maleável. Com o tempo, você se envolve na leitura e o seu cérebro faz as correções automaticamente. Acaba que você dá um tranco no início, mas depois pega o jeito.

      Excluir
  7. Olá, Natália.
    A premissa do livro é bem interessante, apesar de simples. Além disso, acredito que possa funcionar e envolver o leitor.
    Quanto à escrita, essas falhas algumas vezes acontecem quando o escritor está começando na vida literária. Acho normal, já que a autora ainda está desenvolvendo todo o seu potencial. Caberia à editora dar alguns toques.
    De todas as pequenas falhas apresentadas, a que mais me irritaria é o excesso de pontos finais. Eu adoro vírgulas, então esse problema me irritaria.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Vi seu vídeo comentando sobre esse livro e fiquei ansiosa para ler a resenha! Bem não meu tipo literário favorito, não gosto mto de fadas, elfos, vampiros e coisa e tal, mas achei a história bem interessante e para quem gosta deve ser mto boa, msm com os erros que podem dar um pouco de agonia na hora de ler, acho que eles poderiam lançar uma 2 edição corrigida, e sim uma continuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando descobrir se haverá uma continuação, ou se é um livro único com final em aberto mesmo. Assim que souber, eu lhe aviso.

      Excluir
  9. Oi Nat,
    Bacana as dicas que você deixou para a autora, principalmente sobre os pontos. Como a história em si é envolvente, espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim. Você vai gostar apesar dos problemas que apresentei. A história é muito boa.

      Excluir
  10. Que pena que houve tantos erros. O enredo até que parece ser bem interessante...
    E logo de cara o que mais chamou a minha atenção , foi o título.Adorei!
    Mas quem sabe alguns ajustes,ajudem esse livro a fluir bem...

    ResponderExcluir
  11. Eu achei a capa muito bonita e é verdade o que você falou dessa questão da quantidades de pontos na hora de ler. Esse tipo de livro não é muito meu estilo de leitura,para mim seria bem legal essa estória em um anime por exemplo,pois já assisti animes de elfos e acho legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animes de elfos...interessante. Conte-me mais! Quando eu tinha uns 15 anos eu adorava animes (Cavaleiros do Zodiáco e Yu Yu Hakusho são meus favoritos, e os seus?)

      Excluir
  12. adorei a sua sinceridade! poucas pessoas teriam coragem de fazer uma resenha para a autora, mas achei muito legal, pois isso é bom para a pessoa crescer; afinal é ainda a primeiro livro. e as vezes essas falhas poderia ter sido evitada se alguém tivesse feito o que vc fez antes...
    acho que o q mais me irritaria era justamente essa falta de fluidez parece carro que não quer pegar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pega Mariana, pois o seu cérebro faz as correções necessárias depois que você se joga na leitura e se prende a história. Mas, se ela quer ser uma boa escritora, precisa melhorar nesses pontos que abordei, e achei meu dever alerta-la.

      Excluir
  13. a história realmente parece ser muito boa. parece que tem cenas envolvendo guerra/luta e eu adoro como são descritos, pois deve ser bem explicado para que o leitor possa conseguir visualizar direito.
    não achei os pontos incômodos, já que é usado para [também] finalizar um pensamento. pareceu para mim que a autora queria dar ênfase/destaque para as frases. tipo: "presta atenção na frase". li mais ou menos assim: Anabel crescia uma menina linda. ELA SERIA UMA GUERREIRA. [não li gritando, mas automaticamente dei ênfase á frase, prestei mais atenção por ela estar sozinha. Mas isso é claro, estou apenas tendo contato com UM parágrafo. se isso ocorre no livro inteiro pode sim se tornar bem incômodo. Achei ótimo você fazer essas "críticas" construtivas, pois se fosse eu, iria querer.
    nunca li uma história sobre elfos e quero começar a ler.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Você vai gostar e ai podemos debater melhor se é realmente para dar ênfase a algumas partes. ;)
      Quando você terminar de ler, me chama no skoob pra debater ou me manda um email. Adoro falar de livros! =)

      Excluir
  14. Oi, Natália. Me encantei pela sinopse e sua opinião sobre o livro, é uma pena que a maturidade da autora não esteja tão elevada para favoritar a leitura, mas mesmo assim você gostou da estória, então já podemos marcar como uma recomendação certeira. Vou ler o livro e tirar uma conclusão própria sobre a escrita da autora, mas pelos fatos mencionados por você, crio que terei a mesma opinião.

    ResponderExcluir
  15. A o enredo do livro parece ser bom mas acho que as falhas da autora são o principal motivo por ser, eu até entendo porque já que é o primeiro livro e isso vai servir de aprendizado. Um livro com muitos pontos finais da a impressão que juntou muitas frases e assim ficou o que é meio desanimador. Gostei da sinceridade da resenha.

    ResponderExcluir
  16. Acho que as suas críticas construtivas são muito válidas, principalmente para quem está começando. Um texto cheio de pontos e sem conectivos torna a leitura cansativa, sem muitos atrativos. Parece realmente que estamos lendo frases jogadas. E pelos quotes que você postou, também reparei na repetição excessiva de palavras, o que não acho interessante. Mas a trama em si parece boa, pelo menos para quem gosta de elfos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estilo de leitura é mais para o "tiro, porrada e bomba", e eu gostei bastante desta história. Tanto que espero que exista uma continuação (ainda estou tentando descobrir com a editora).
      Leia Cecília! Você vai gostar.

      Excluir
  17. Oi Natália, não conhecia o livro e pelo que vi, a autora tem mesmo talento, precisando acertar alguns pontos. Legal suas dicas, não só para ela, mas para quem escreve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Recentemente peguei um livro assim que tinha tudo para ser uma boa historia mas por uma revisão melhor acabou que o livro me decepcionou e muito, mas sempre é bom podemos saber onde melhor e o que os leitores acham !!

    ResponderExcluir
  19. Oii Natalia, tudo bem?
    Sou a autora em questão e posso dizer que fico muito grata com suas dicas, é importante para mim ler críticas construtivas para melhor a escrita. Recebi dicas valiosas de um autor mais experiente e membro da academia passo fundense de letras (cidade na qual resido) e ele me falou mais ou menos a mesma coisa que você indicou no texto e foi muito importante para meu amadurecimento ler e ouvir esse tipo de crítica, porque são essas pequenas coisas que fazem o escritor melhorar gradualmente, já que são pequenos coisas que não me dei conta na hora de escrever por ser minhas primeira publicação. Quanto a escrever uma continuação, posso dizer que estou trabalhando muito para que isso aconteça. Muito obrigada pelas suas dicas valiosas e fico muito feliz que você tenha gostado do livro!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥