31 de outubro de 2015

O Mistério de Elêusis por Márcio Sidney

Autor: Márcio Sidney 
Editora: Novo Século 
ISBN-10: 8542804279
Ano: 2015 

Páginas: 445
Classificação:  


Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa. Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los? Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.

Quando eu terminei essa leitura eu fiquei um bom tempo pensando em qual nota eu daria.
Inicialmente eu pensei em dar 4 estrelas, pois o enredo é muito bem desenvolvido e a forma como o autor resolveu desenrolar a trama, é bem interessante. Mas por que então você resolveu dar 3 estrelas?
Eu explico. Façamos como Jack Estripador: vamos por partes...assim como este livro...


Tudo começa quando um banco recebe uma ameaça de roubo com data marcada. Isso mesmo, os ladrões não só avisam que vão roubar o banco, como indicam o dia preciso.
Eles obviamente conseguem alcança o objetivo deles e logo depois uma série de roubos, seguindo o estilo de avisar antes, são cometidos. Nós acompanhamos essa série de roubos pela perspectiva de Octavius, um executivo da área de segurança, que torna-se obcecado em conseguir pegar esses audaciosos ladrões antes que eles se voltem para uma empresa que tenha o sistema de segurança da empresa de Octavius. Mas temos também outra peça importante, o fiel escudeiro de Octavius, o desenvolvedor do sistema de segurança que a empresa dele usa: Marvel.

Aqui vamos dar uma parada e analisar o enredo.
Na primeira parte do livro, nós passamos por cada roubo cometido.
Na segunda parte, nós vamos repassar esses roubos, só que na "pele" dos ladrões. E na terceira parte do livro, teremos as conclusões e o desvendamento do mistério.

Essa coisa de dividir o livro em partes e nos fazer refazer os passos do roubo, primeiro como os agentes de segurança; e depois como os ladrões eu achei muito interessante, O problema é que quem não é "hacker", o que é o meu caso, pode ter um pouco de dificuldade em acompanhar o raciocínio dos ladrões. Então...muita calma nessa parte da leitura...
Com isso, a primeira parte você passa super rápido, mas quando chega na segunda...você pode sentir uma travada, sabe? Isso é um problema, pois muita gente vai desistir do livro aqui. Ou pular essa parte e ir logo para a terceira. Ela é longa e detalhada (o que é ótimo pra você entender como eles executaram os roubos), mas pra quem já está com dificuldade de acompanhar, vai ser meio chato.
Eu li porque sou mala e queria ver se ele ia se enrolar na hora de explicar tudo, sabe? Mas realmente pensei em pular algumas partes várias vezes...
#prontofalei

Se fosse algo mais resumido, pra mim, seria melhor. O autor errou? Não. Pra quem gosta de livros de estratégia, de espionagem, este livro é um prato cheio. Mas para quem é mais prático, que quer resolver logo o mistério, como eu, você precisa ler com calma... sem ansiedade... e isso foi desafiador pra mim.

Outra coisa que eu ressalto é que mesmo com um enredo bem desenvolvido, se você tiver um pouco de malícia, consegue descobrir quem é o autor dos crimes e por que. A questão fica mesmo com o COMO foi executado cada roubo, o que você irá descobrir na segunda parte.

"Ah Natália! Mas você é sinistra. Você aprendeu com Agatha Christie e Sherlock Holmes!"
Ok. Concordo que eu já estou habituada a pensar como esses caras pensam, mas como eu disse: Se tiver um pouco de malícia você consegue ligar os pontos". Não precisa ser Sherlock pra descobrir quem é o ladrão e por que ele estava fazendo isso.

O destaque fica mesmo com a terceira parte do livro, onde teremos a grande reviravolta da história. Eu pensei em um final um pouco diferente, mas analisando bem a personalidade do ladrão, o final do autor faz muito mais sentido e foi muito bem amarrado. Palmas para o autor.
Por esse motivo eu queria ter dado 4 estrelas! Mas achei 3 estrelas mais coerente devido a queda de ritmo na segunda parte.

Eu não sei se este livro é uma série (não tem nada na capa que diga isso), mas acredito que seja, já que o final dá abertura para isso.
Mas mesmo ficando "em aberto", se a ideia era ter uma continuação, ficou faltando um gancho mais atraente. Algo que me fizesse ficar desesperada pela continuação, sabe?

Outra coisa é a questão da escolha do título. Eu sei o que são os mistérios de Elêusis (Google tá ai pra isso gente!), mas acho que faltou uma frase na conversa dos personagens principais para explicar melhor essa escolha, sabe? Porque do jeito que está, você é obrigado a ir no Google realmente. O ideal é que todas as questões fossem explicadas no próprio livro. Mas isso é uma opinião minha! Não quer dizer que o autor esteja errado. Vamos deixar isso bem claro!

A capa eu achei linda, e a diagramação do livro esta bem legal, com letras no tamanho certo e sem erros de ortografia.
Se você curte livros do estilo de espionagem, com pegada nerd e vários quebra cabeças: este é seu livro. Cai dentro!
Mas se você é muito agitado...leia dois livros ao mesmo tempo. Esse você lê no tempo vago entre um e outro. Assim você não acha que esta há muito tempo numa só leitura e aproveita o livro como ele deve ser aproveitado. Funciona. Eu fiz isso e não me arrependo!
=)






11 comentários

  1. A capa é bem sinistra com esse rosto escuro rs. Quando vi a capa me interessei. Nossa que mistério deve envolver essa historia, avisar que vai roubar um banco e mesmo assim não conseguem impedir esse roubo, confesso que fiquei curiosa com isso. E qual a intenção deste aviso.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natália
    Trechos mais detalhes, dependendo de como são, realmente torna o livro chato. Se dar, as vezes, eu faço o mesmo, até pulo partes. Eu nunca tive muito interesse nesse livro, acho que não leria. Mas gostei de ver sua opinião sincera!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha está muito boa, também achei a capa desse livro muito bonita, lendo a sinopse e a sua resenha confesso que fiquei bem curiosa em relação a história desse livro e por esse motivo pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso Mariele! O livro é muito bom! E se você chegar na segunda parte e perceber que teu ritmo diminuiu, faz como eu fiz. Pega outro livro e vai lendo os dois ao mesmo tempo. Assim você dá um descanso pro seu cérebro...rsrsrs

      Excluir
  4. Oi Natalia,também gostei da capa. Mas acho que não curtiria muito a história...
    Quando a trama nos faz dar essas travadas,não me deixa confortável.
    É uma leitura que eu pensaria duas vezes antes de começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A travada é uma queda nos eu ritmo normal de leitura. Acompanhar a segunda parte requer atenção para você acompanhar o alto intelecto dos "hackers", então, você lê 10 páginas e parecem que foram 30. Isso deixa você um pouco cansada. Por isso é bom intercalar com um livro leve nessa parte. Entendeu?
      A segunda parte é bem densa!

      Excluir
  5. Olá, Natália.
    Achei uma boa dica de livro, até porque adoro a temática e principalmente quando a parte de espionagem é bem detalhada. Acho até um pouco natural que o ritmo caia nessa parte, só é ruim quando fica muito arrastado.
    Porém, de uma maneira geral, acredito sim que leria a obra. Ótima dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de livros de espiões, esse livro foi feito para você. Leia e depois me diga o que achou!
      =)

      Excluir
  6. Quando eu comecei ler a resenha, a história me atraiu. Porém, quando vi que o livro é dividido em partes, repetindo tudo o que acontece, só que de uma forma diferente, eu acabei ficando com um pé atrás. A história aparenta ser ótima, mas isso acabou fazendo com que eu tivesse a impressão de que o livro acaba se tornando cansativo!

    ResponderExcluir
  7. Natália, meus parabéns, outra resenha sua que me divertiu muitooooo!
    E o nome do livro é inspirado nesse jogo:
    ELÊUSIS é um jogo de cartas em que um jogador, denominado "Deus", "Oráculo" ou simplesmente "Carteador", define uma regra secreta para determinar quais cartas podem ser jogadas em sequência. O carteador, a cada lance, declara se um descarte é legal ou ilegal com base na regra. Já os demais jogadores, denominados "espectadores", observam as sequências de descartes, tentando descobrir a regra secreta, usando raciocínio indutivo, formulando hipóteses gerais e testando-as a cada lance.
    FONTE: Wikipedia - Jogo de cartas - Elêusis

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥