11 de dezembro de 2015

Um Dia por David Nicholls

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
ISBN: 9788580570458
Páginas: 416
Classificação: 
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável".

Com esta citação do livro "Grandes esperanças", de Charles Dickens, incia-se a primeira parte do livro "Um dia". E que dia memorável: 15 de julho de 1988. Dia de São Swithin. Dia da formatura de Emma Morley e Dexter Mayhew. É a partir desse dia que toda a história do livro se desenvolve.

Emma já conhecia de vista - e gostava - de Dexter desde 1984. Mas eles só foram de fato se conhecer e se falar logo no último dia da rotina das aulas. Cada um seguiria um caminho no dia seguinte, e poderia ser a última vez que estariam juntos. Aquele dia. O começo e o fim. 
O livro se desenvolve em 20 anos e é divido em 5 partes. Os capítulos são contados durante o dia 15 de julho de cada ano. A narrativa é muito criaiva e bem construída, pois mesmo com o espaço de tempo longo entre um capítulo e outro, não ficam lacunas e a leitura flui muito bem, como estivéssemos acompanhado os dois protagonistas todos os dias de cada ano. 

Emma e Dexter se tornam melhores amigos, mas seguem vidas de maneiras bem distintas uma da outra e também diferentes do que imaginaram no dia da formatura.
Ao longo da história, é fácil ter raiva de certas atitudes dos personagens, principalmente Dexter, que é mulherengo e passa a valorizar mais o seu "status" que a família e amigos - isso inclui Emma. Mas Emma, apesar de mais centrada e responsável, também comete seus deslizes. Chega um ponto que é difícil julgar, e com qualidades e defeitos, acabamos entendendo os dois. Afinal, são apenas humanos fazendo suas escolhas e carregando o peso de suas consequências. Isso reflete a nós mesmos que temos de enfrentar situações com escolhas que nem sempre resultam o que verdadeiramente queríamos. 

Engana-se quem pensa que esse livro é somente mais um romance. "Um dia" fala sobre a vida, nos faz repensar as nossas atitudes. É um livro que retrata a realidade e nos envolve e emociona na medida certa. Não é nada meloso. É um romance na medida em que achamos real, e não um romance utópico e distante da nossa realidade. A história relata relacionamento, decisões, vida humana e como cada atitude tem consequências no futuro que, muitas vezes, não podemos nem imaginar. 

E o que falar sobre o final? Alguns detestam, outros amam. Mesmo dividindo opiniões, é o final que faz o livro ser o que é. E, particularmente, acho que foi surpreendente. 

Esse livro é brilhante, desde a narrativa diferente que nos envolve do início ao fim até a história tão realista que nos faz imaginar o que faríamos em cada situação e nos faz esquecer que Emma e Dexter são personagens de uma obra literária. 


Super recomendado! 




13 comentários

  1. Gosto muito do livro e igualmente do filme.

    Beijos. *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O filme também é bem legal (mas claro que o impacto e os detalhes do livro me prenderam muuuito mais).

      Obrigada pelo comentário, Serena! <3

      Excluir
  2. Li esse livro há um tempo atrás,e tive a mesma impressão que você teve; De que são personagens bem reais.
    E apesar do final ter me pego de surpresa,achei que mais uma vez foi realista e gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito chocada com o final! Voltei e reli umas 10 vezes pra saber que se tinha entendido certo mesmo! haha Não esperava mesmo! Mas é isso, é a vida. Simples assim.

      Obrigada pelo comentário, Janaína! <3

      Excluir
  3. Não gosto de romances, mas por você afirmar que é além de "mais um romance" e por ele não ser meloso, daria uma chance. Outro fator que é interessante, na minha concepção, é a obra abarcar um longo período temporal.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! <3
      Eu também não gosto muito de romances (principalmente aqueles água-com-açúcar, sabe?), mas "Um Dia" não tem isso, pode confiar! Claro que existe o romance, mas não é nada fantasioso.

      Se um dia for ler esse livro, me conta o que achou! :D

      Excluir
  4. Li esse livro para uma desafio de leitura, mas não gostei, só não desisti porque desafio tem que ser cumprido rsrs. Achei chato e enrolado, tem realmente fatos que nos levam a refletir sobre nossas atitudes e suas consequências, Dexter foi muito chato durante um tempo. Que bom que você gostou, mas não é pra mim rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena, Maria! Mas é assim mesmo, né? Ainda bem que temos muito livros para poder gostar e desgostar! haha E pra ser sincera, também odiei o Dexter durante booooa parte do livro, mas em algumas partes também deixei de defender Emma. E esse foi um dos pontos que mais gostei do livro, o de mostrar defeitos e qualidades de cada um, como seres humanos.

      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  5. Tava louca para ler, algum tempo atrás, mas uma amiga minha leu, e não gostou. Ai desanimei um pouco :/

    ResponderExcluir
  6. Mariana!
    Preciso demais ler esse livro.
    Já li várias resenhas como a sua, que recomendam o livro.
    Dizem que é transformador.
    “Olho por olho, e o mundo acabará cego.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse livro no início do ano. Comecei a ler, mas ele não me prendeu. Depois disso tentei ler mais uma vez e nada. Mas depois dessa resenha e de você ter dito que o final é surpreendente, vou ali na minha prateleira e começar a ler ele (de novo!) agora mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro, mas de tanta resenha que eu li já fiquei em cantada com a historia, ela é tão: <3. Espero que em 2016 eu leia!

    ResponderExcluir
  9. Essa capa já me conquistou u.u
    Adorei sua resenha ,me deixou com muita vontade de ler o livro .
    Achei bem interessante o formato do livro ,contado ao longo de 20 anos ,deve ser bem interessante acompanhar a mudança dos personagens.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥