9 de fevereiro de 2016

O Guardião da Última Fada por Marcelo Siqueira

Autor(a): Marcelo Siqueira
ISBN: 8542806220
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 240
Classificação: 
"As eras de glória arrastam-se para a escuridão. Maya, o berço das fadas, único centro da criação, começa a se desmantelar na história do tempo. Uma a uma as estrelas estão se apagando, e com elas os espíritos celestes que as governam." Foi em uma noite qualquer que Enzo, um jovem de catorze anos, teve seu primeiro contato com o outro mundo. Começou com uma voz doce lhe sussurrando ao pé do ouvido, até que se transformou em uma onda de acontecimentos inacreditáveis. Sem saber distinguir sonho de realidade, e obcecado por desvendar os mistérios, ele mergulhará em uma jornada sem volta; uma jornada tão importante e impactante que decidirá nada mais nada menos do que o destino da Existência. 

Gostaria de registrar em primeiro lugar a felicidade de encontrar um livro de fantasia brasileiro tão bem escrito. Escrito pelo paulista Marcelo Siqueira, CoAutor da Série "O Príncipe Gato", que confesso nunca ter lido, mas que tem sido bem avaliado. Durante a leitura, vários trechos me fizeram lembrar "As crônicas de Nárnia". Na verdade, é quase impossível não usar os contos de C. S. Lewis como referência em livros de fantasia, e é muito bom ler um livro nacional conseguindo se sair bem.
O livro possui 240 páginas e com uma leitura tão suave que é fácil de ler em poucos dias. O livro é muito bem revisado, não encontrei nenhum erro de gramática ou concordância.
O que mais me chamou atenção no livro, foi a originalidade. Tudo bem que florestas com animais falantes e viagens entre mundos não é inédito pra mais ninguém, mas você percebe que o livro foi escrito sem medo de viajar. Esquilos gêmeos mega acelerados, coruja com calças e elefantes do mal que devoram fadas são apenas alguns elementos dessa fantasia que consegue te distrair em segundos de leitura. Um dos grandes desafios é você encontrar um livro que consiga ser fantasioso, mas que ao mesmo tempo consiga te imergir. E nesse critério, o mérito vai para o nosso protagonista Enzo. Diferente de muitos livros do gênero, o autor não tenta criar um personagem que aceita tudo como normal sem um questionamento racional. É comum encontrar trechos do protagonista comentando sobre os fatos de uma maneira parecida com o que você também imaginou.
Mas vamos ao enredo. Enzo se vê dentro de um sonho um tanto quanto real em um lugar desconhecido onde após alguns eventos, ele descobre que existem fadas que estão sendo caçadas e que ele seria o guardião da última delas. Após acordar, tudo é tido como apenas um sonho, até o momento que o jovem paulista retorna ao mesmo mundo "imaginário", exatamente onde parou. Mesmo tentando se convencer de que tudo é fruto de sua imaginação, começa a ficar um pouco perigoso após retornar para o mundo real com as feridas do seu "sonho". Como comentado anteriormente, a jornada é acompanhada por animais falantes e anões que também estão dispostos a ajudar o menino que recebeu tamanho fardo. A narrativa do livro é excelente. Narrado em primeira pessoa, o tempo todo você sabe o que está se passando na cabeça do personagem, o que torna a leitura mais interessante para quem não gosta de fantasia o tempo todo. Meu pedaço favorito do livro é quando o personagem descreve o momento da morte. Pode ficar tranquilo que não é spoiler rs. Particularmente, muito mais que a aventura, eu gosto dos momentos em que o personagem está descrevendo a visão dele sobre as coisas. Se você tem o mesmo gosto que eu, esse livro é um prato cheio. Pausa para o momento "Gabriel não te perguntei nada": Estive conversando com um amigo meu essa semana que estava tendo problemas com insônia. Ele se consultou com um psicólogo (porquê isso poderia estar sendo causado pelo stress que ele tem passado) e umas das perguntas que o psicologo fez foi "Que tipo de livro você lê?". Ele respondeu que prefere livros sobre fatos históricos e que recentemente só tem lido isso. A instrução que ele recebeu foi de intercalar durante a semana essas leituras com um livro de fantasia. Sem pestanejar indiquei a Leitura de "O Guardião da Última Fada".. Obviamente a sugestão não foi aceita de primeira, pelo nome parecia fantasia demais pra ele rs. Mas após mostrar alguns trechos e explicar um pouco sobre, a sugestão foi aceita (eu acho rs).
Mas assim como para o meu amigo, mega sugiro a leitura. Se você já curte o gênero de fantasia, tenho certeza que assim com eu, você ficará feliz de achar um livro brasileiro tão bom. E se você tem insônia ou não tem costume de ler fantasia, mas está aberto a tentar, fica aqui uma excelente opção nacional para isso. Deixo aqui minhas 5 estrelas merecidas.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥