2 de fevereiro de 2016

O Teorema de Katherine por John Green

Autor: John Green
Editora: Intrinseca
ISBN: 8580573157
Ano: 2013
Páginas: 304
Classificação: 

Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato.
Depois do mais recente e traumático término, ele resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e um melhor amigo bem fora de forma no banco do carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar pés na bunda, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai mudar para sempre a história amorosa do mundo, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Ganhei esse livro de minha mãe, que certamente só olhou o título, e ainda falou assim ao me entrega-lo: "Olha filha, apesar de ser KathErine e não KathArine deve ajudar as pessoas a entenderem você"... Silêncio seguido daquele momento que você não sabe se agradece ou se fica ofendida. Bom, ela me deu um livro, poderia ser até "Como deixar de ser uma pessoa mala" acompanhado de um cartão "lembrei de você!" eu iria ficar feliz...

Lendo a sinopse eu pensei que os personagens eram adultos, talvez até um idoso pensando no seu passado, afinal, são 19 ex-namoradas, um número e tanto para um adolescente.
Demorei bastante tempo para conseguir le-lo, o livro não é ruim, mas pra mim foi difícil de apegar.
A história começa bem, com o rompimento do personagem e sua última namorada Katherine, depois fica chata com as suas lamentações constantes de porque aconteceu, e volta a ficar legal, e depois fica chato de novo, tem que ter fé na história para continuar lendo!

Tenho mania de me empolgar e atropelar o assunto, então, do começo: Colin é um garoto que acabou de se formar no ensino médio e levou um pé na bunda de sua décima nona namorada chamada Katherine. Ponto 1: Katherine deve ser um nome muito comum lá onde Colin mora, por experiencia pessoal, é muito difícil de eu encontrar por aí pessoas com o mesmo nome que eu! Ponto 2: 19 ex namoradas para um garoto que está terminando o ensino médio?! Achei exagerado, tem uma explicação que eu não vou contar pra não estragar uma das partes que eu considerei legais, fez ate sentido, mas eu chamaria mais de 19 relacionamentos, namoros eu acho sei lá.

Como Colin está numa "bad", seu melhor amigo, Hassan, resolve convence-lo a pegar o carro e sair pela estrada sem destino. Ao chegar a uma cidadezinha no meio do nada, Colin (o tempo todo com a ideia fixa de recuperar Katherine XIX) tenta criar um teorema matemático, baseado em seus relacionamentos, para prever o futuro do relacionamento de qualquer casal.

Minha opinião pessoal: Colin é chato. Como foi considerado um garoto prodígio na infância, insiste na ideia de que precisa deixar algo marcante no mundo, mas depois que fui lendo o livro entendi seus motivos e vi que o autor conseguiu construí-lo bem.

Hassan por sua vez poderia escrever um livro sobre "Como ser legal com as pessoas". Juntos eles tem uma amizade equilibrada e passam grandes aventuras na casa rosa (sim gente, tem uma casa TODA rosa na história), além de conhecerem os moradores da cidade ao realizarem um trabalho de pesquisa sobre a ligação das pessoas com a fábrica têxtil que sustenta a cidade (e fabrica cordinhas para absorvente internos rs)

Em tempo, o livro tem muita matemática. Gente, eu adoro cálculo, mas mesmo que você odeie acredito que vai achar interessante a abordagem do autor. Além disso o livro é cheio de notas de rodapé, normalmente acho chatinhas, mas essas são complementares para a história, uma grande jogada do autor para explicar assuntos que poderiam ser chatos para alguns e ainda deixar bonitinho o livro.

Depois de ler "A Culpa é das Estrelas" não posso dizer que O Teorema de Katherine seja um grande livro de John Green. Para decepção da minha mãe ele não serve para que as pessoas entendam sua filha, mas vale a pena arriscar a ler se não tiver nada mais tentador esperando.

PS1: Eu não sou uma pessoa complexa que precisa de um teorema para ser explicada.
PS2: Meu marido não concorda com PS1.

Já leu? Conta pra gente o que achou!

Até a próxima...



2 comentários

  1. Olá, Kathy. Confesso que O Teorema Katherine me deixou bem satisfeito em relação aos personagens, a história e a narrativa do autor. O começo não me interessou muito com a premissa de tantas Katherines, mas o desenrolar da história me fez amar o livro e o considerá-lo ainda melhor que A Culpa é das Estrelas.

    Resenha: A Agenda | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom Kathy??
    Adorei sua resenha, bem sincera e divertida <3
    Tenho curiosidades com o livro, mas confesso que depois de ler uns três livros do John, cheguei a conclusão que apenas um me conquistou, os demais eu não curti então estou com um pouco de medo em relação a esse também! :(
    Beijos!
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥