11 de junho de 2016

Quem quer pão?


Ando numa vibe de padeira que vou te contar: se deixar fico o dia inteiro caçando receitas na internet e comprando os ingredientes para testar. O problema é o seguinte: eu não me sinto completa se eu não adaptar as receitas que encontro, e pão não parece ser o tipo de receita que minhas adaptações dão muito certo, que dizer, depende do ponto de vista, não da certo pra pão, mas pra tijolo, tá uma maravilha! rsrsrs
Mas como eu não desisto fácil, eu consegui uma receita, passada pela minha tia, que eu adaptei só um pouquinho e deu super certo, além de muito fácil. E aí, quem quer pão?



Para 3 pães grandes vamos precisar de:

1 sachê de fermento biológico granulado
1 ovo
4 colheres de óleo
6 colheres de açúcar (uso 4 para ficar um pão "neutro" - nem doce nem salgado)
1 colher de café de sal
2 xícaras (240 ml) de água morna (não pode ser quente, você precisa conseguir encostar o dedo na água sem se queimar)
1 quilo de trigo (costumo usar cerca de 800g)

Modo de preparo:

Dissolva o fermento na água morna
Adicione os demais ingredientes (menos o trigo) e misture bem.
Vá acrescentando o trigo aos poucos. Comece mexendo com uma colher, a medida que for ficando mais pesado utilize as mãos para misturar (ou, caso você tenha uma batedeira com gancho para massas pesadas pode usa-la).
Continue adicionando o trigo e sovando a massa até que ela desgrude das mãos (por isso que eu disse que 800g pra mim costuma ser suficiente).
Aqui você decide: Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho e depois modela e espere crescer mais um pouco ou já modela e espera crescer para assar (o tempo depende da temperatura na sua cidade, aqui no Rio, em dias de calor normal demora cerca de 40 min).
No meu caso eu prefiro já modelar de uma vez, e abaixo mostro as fotinhas da massa crescendo!
Depois que crescer, leve para assar em forno médio, pré-aquecido até dourar. Eu tentei fazer uma graça e colocar uma calda de açúcar. Não ficou bonito mas até que ficou gostoso.



Aproveita o friozinho, põe a mão na massa, e sai cantando "queeeeem queeeeer pão, quem quer pão quem quer pão, que tá quentinho tá quentinho ta quentinho...". Ah, e volta pra contar ein!

Beijos







Ps: Eu sei que fiquei de colocar um pap de uma caixinha pra embalar os brownies, mas eu to com uma baita dificuldade de subir o arquivo pro blogger, desculpa! Uma hora vai!




2 comentários

  1. Saudações Lady Katharine,
    Antes de qualquer coisa, ao ler o título, comecei imediatamente a cantar uma das músicas da Xuxa...
    Eu quero essa receita. Claro, que a possibilidade de dar errado é imensa hauhauauahuah
    Volto para dizer se consegui resultados positivos!


    Venha visitar o Castelo
    Att Ana P. Maia ♛ The Queens Castle

    Lançamentos 1
    Lançamentos 2
    Lançamentos 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ana! Vai dar certo sim! Mas se não der, não desista vai valer a pena!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥