10 de janeiro de 2017

Dicas de Viagem - Veneza

E a primeira dica de viagem do ano de 2017 será sobre Veneza. Conheci Veneza no meu primeiro mochilão pela Europa em 2014 e gostei.


Na verdade, quando digo para as pessoas que não me apaixonei por Veneza e nem achei nada demais, elas me olham com uma baita cara espanto afinal, é Veneza, certo? Bom, era o que eu pensava também e acho que o grande problema foi justamente a minha expectativa que estava nas alturas. Me lembro como se fosse ontem que desde o momento em que eu programei todo o meu roteiro até o momento em que pisei lá, Veneza era de longe o lugar que eu mais estava ansiosa para conhecer e também lembro muito bem o tamanho da minha frustração. Não sei se foi por que a cidade que eu havia conhecido antes de ir à Veneza foi Innsbruck na Áustria e que eu me apaixonei loucamente (já fiz um post sobre a Áustria aqui) e por causa disso, fui para Veneza esperando demais também, não sei. Só sei que definitivamente não foi a cidade pelo qual me apaixonei.

Entendam, não é que seja um lugar horrível, ou chato ou feio. Apenas não é tudo isso que "vendem" sobre. É um lugar para se visitar em algum momento da vida? Sim, afinal é Veneza. Mas o que costumo dizer para as pessoas é que não vá à Veneza com uma expectativa muito alta, pois poderão facilmente se frustrar assim como eu.

Mas você deve estar se perguntando: o que aconteceu lá para que você não tenha se apaixonado? Bom, definitivamente não é um lugar para se visitar no inverno devido a chuva (eu fui no inverno). Afinal, a cidade alaga e você só tem três opções para conseguir andar por lá: 1) estar de galocha até o joelho; 2) comprar uma pseudo bota de plastico para colocar por cima do calçado que você está, pois a água que alaga a cidade chega facilmente até acima da sua panturrilha; 3) molhar todo o seu calçado e calça caso não opte por pagar o olho da cara nas botas terrivelmente feias de plástico que os camelôs vendem e que custam uma fortuna.

Pois bem, como a cidade alaga, eles colocam tábuas por todos as ruelas (sim, Veneza é toda composta de ruelas). Mas você morre de medo de andar em cima daquelas tábuas, pois possuem uma estrutura nem um pouco confiável para a quantidade de gente que anda em cima delas ao mesmo tempo.

Ah Laisy! Então você está dizendo que Veneza é ruim só por que você foi no inverno e a cidade estava alagada e estava chovendo? Também, mas Veneza não foi o único lugar que conheci nesse meu mochilão de inverno. Afinal, fui à Europa no inverno com a intenção de conhecer de fato o inverno e ver neve, já que no Rio o máximo de frio que conseguimos é 20º e todos os outros lugares que conheci abstraí total que era inverno (mentira, estava um frio da por*** rs), mas só em Veneza que de fato não achei um bom lugar para se visitar nessa época do ano.

Além de não ser uma cidade atrativa no inverno (eu não achei nem um pouco pelo menos), não achei uma cidade linda. É bonita? Sim! Mas não maravilhosa e esplendorosa como as outras que já conheci até hoje. Mas aí vem a parte da viagem que eu mais estava esperando: andar de gôndola. Afinal, ir à Veneza e não conhecer a cidade pelas gôndolas é algo totalmente inaceitável. É como vir ao Rio de Janeiro pela primeira vez e não visitar o Cristo Redentor.

Pois bem, eis que subi na gôndola (bem caro também diga-se de passagem), e iniciou-se a tão esperada parte da viagem e pimba! Mais uma decepção. A água é fedorenta, o carinha que guiava a gôndola (não sei se eles têm um nome específico, sorry) que eu estava era super grosso, pois quando estávamos no meio do passeio começou a chover um pouco e mesmo que eu estivesse com um casaco impermeável, quis abrir o guarda-chuva pois é meio incômodo ficar com a chuva na sua cara, mas o "carinha" praticamente gritou com as pessoas dizendo que na gôndola dele ninguém abriria o guarda-chuva. Altamente desnecessário e grosseiro (como só os italianos conseguem ser, desculpem, mas não gosto dos italianos pois são os mais mal educados da Europa em disparado). Só eu sei a raiva que senti no momento, mas decidi abstrair para não estragar a minha viagem e a minha visão sobre Veneza que já não tinha começado com o pé direito.

A cidade é bem bonita, mas como já comentei, não é maravilhosa, mas dá para admirar e se sentir orgulhoso por finalmente estar "andando" de gôndola e visitando a cidade. Afinal, é Veneza. No final do passeio, dei mais uma volta na cidade, conheci lojas (tudo super ultra caro por lá), me perdi naquelas ruas afinal, Veneza é quase um labirinto e dificílima de andar devido a quantidade de ruazinhas. Vi bastante sujeira, alguns ratos, morri de medo quando já era noite, pois a maioria das ruas eram bem escuras e você não conseguia nem ver o final delas, mas no fim deu tudo certo e consegui curtir. Amei? Não. Voltaria? Não, nem mesmo no verão, mas valeu sim a experiência e valeu mais ainda ter conhecido essa cidade da Itália tão famosa. Indico? Sim, afinal é Veneza, mas a dica que dou é: vá com suas expectativas bem controladas. Se você se apaixonar, ótimo! Afinal, conheço pessoas que amam Veneza, mas das minhas viagens e mais de 20 cidades da Europa que conheço, Veneza não é nem de longe a que mais indico e que mais tenha gostado.

Dica de viagem: Em Veneza, alguns "caras" que ficam nas praças, vão tentar colocar algum tipo de migalha para alimentar os pombos na sua mão. Tentarão te dar como um tipo de brinde e/ou cortesia para que você os alimentem: NÃO ACEITE! Fiz questão de enfatizar nesta parte, pois se trata de um golpe (Na Europa é muito difícil ser assaltado na cara dura como no Brasil, mas acho que para compensar essa falta de assaltos, existem muitos golpes). O que acontece é que se você aceitar essas migalhas como se fossem inocentes presentes para alimentar os pombos (algo que particularmente acho extremamente nojento e anti-higiênico), você terá sérios problemas logo depois que a sua diversão com os pombos acabar, pois o mesmo carinha que te ofereceu as migalhas como quem não quer nada, virá te cobrar na cara dura pelas migalhas que até então você achou que estava ganhando por que o cara era bonzinho. E não adianta simplesmente dizer que não vai dar nenhum dinheiro ou tentar "discutir" dizendo que ele havia te dado, pois quando você menos esperar, aparecerão alguns caras ao seu redor para te intimidar a pagar o que até então você achou que era de graça. Logo, nunca aceite nada de ninguém nas ruas da Europa em geral, principalmente em Veneza, pois você será extorquido e praticamente assaltado. Na dúvida, diga sempre não.

Bom, então vou dividir com vocês as fotos que tirei por lá e espero que tenham gostado do post. Divide aqui comigo o que você achou e se quiser mais alguma dica é só perguntar aqui nos comentários. E me contem: Já conhecem Veneza? O que acharam?














Tábuas que comentei no post no qual as pessoas andam sobre para não andarem com a água no joelho


4 comentários

  1. a paisagem é linda! eu ainda quero conhecer...
    mas irei no verão, pois o inverno europeu é de matar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila! Indico ir no verão mesmo. Além de ser a melhor época de ir a Europa, dependendo do lugar que você for, a temperatura é bem quente.

      Beijinho

      Excluir
  2. Wow, que legal!!! Vc fez um mochilão? Queria fazer tbm...
    Estou juntando dinheiro pra fazer um intercambio no Canada! Meu sonho é conhecer Vancouver *-*

    Beijokas da Mylloka :*
    https://myllokasecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mylla! Fiz sim e foi incrível. Na verdade, todo ano faço um mochilão pela Europa. =)

      Também sou louca para conhecer o Canadá. *-*

      Beijinho

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥