26 de abril de 2017

A menina que não acredita em milagres por Wendy Wunder

Autor: Wendy Wunder
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
ISBN: 9788581630083
Páginas: 327
Classificação:  

Campbell tem 17 anos. Ela não acredita em Deus. Muito menos em milagres. Cam sabe que tem pouco tempo de vida, por isso quer viver intensamente e fazer tudo o que nunca fez, no tempo que lhe resta. Mas a mãe de Cam não aceita o fato de perder a filha, assim, ela a convence a fazer uma viagem com ela e a irmã para Promise um lugar conhecido por seus acontecimentos miraculosos.Em Promise, Cam se depara com eventos inacreditáveis, e, também, com o primeiro amor. Lá encontra, finalmente, o que estava procurando mesmo sem saber.Será que ela mudará de ideia em relação à probabilidade de milagres? A Menina que não Acredita em Milagres vai fazer você rir, chorar e repensar sua conduta de vida.

Enquanto estou escrevendo essa resenha eu ainda estou refletindo sobre o que achei do livro. Então dessa vez vou partilhar com vocês ponto a ponto que pensei e ao final vou chegar a conclusão das estrelinhas que ele merece... 

Julgando o livro pela capa: Apaixonada por coisas fofas como sou, eu posso afirmar que adorei. Demorei um pouco para entender que além de flores, são flamingos que estão estampados, mas ok! Lindo da mesma forma. Aliás, ponto para esse detalhe, já que logo no começo da história temos uma justificativa para os flamingos. Apesar de não gostar muito de livros que tenham subtítulos, "um verão de probabilidades" foi muito bem pensado, já que o crescimento da personagem se passa durante o verão.

Cam não acredita na fantasia, talvez por ter crescido na Disney onde seus pais sempre trabalharam. Ela também não acredita em milagres, mas não posso julga-la. Ela é jovem, perdeu o pai e ainda sofre de um câncer incurável. Nesse ponto quero fazer uma pausa, ao ler a sinopse do livro fiquei um pouco decepcionada por mais um livro falando de jovens com câncer, parece que depois que "A culpa é das estrelas" esse tema virou febre. Mas aqui não temos um caso de amor, não no sentido de casal, mas o amor a vida. Aquele amor que te faz acreditar no impossível, no milagre, e por isso te faz viver da melhor maneira possível.
Cam já se conformou com a ideia de morrer, e sua amiga Lily (que também sofre de câncer) a convence a realizar a Lista do Flamingo (lembra do Flamingo?), que fizeram juntas em um acampamento há algum tempo atrás e reúne um apanhado de coisas para se fazer antes de morrer.
Acontece que embora Cam já tenha aceitado a derrota para a doença, sua mãe se recusa a desistir e convence Cam, juntos com a sua irmã e seu passarinho Piu-Piu, a irem para Promisse, a cidade conhecida por seus milagres.


“Talvez esperança e tristeza possam coexistir, pensou ela. Isso parecia uma ideia importante. Talvez Cam pudesse ter esperança sem negar aquela imensa parte de si mesma que tinha de ser triste. Ela não tinha de sacrificar uma pela outra. Talvez todas as pessoas tivessem esperança e tristeza em todos os momentos da vida.”

No começo da viagem Cam não está muito colaborativa, mas ao chegar a Promisse as coisas vão mudando um pouco. Preciso dizer que gostei muito do humor ácido de Campbell, e, uma outra característica que me chamou muito a atenção é como ela é observadora. Nesse ponto somos parecidas...


"Usava a mesma caneta prateada em todas as consultas. O que me diz muito sobre ele, pensou Cam. A caneta provavelmente foi um presente, o que significa que havia pessoas que o amavam e tinham orgulho de seu trabalho (...)"


Começamos a perceber uma melhora mais que física em Campbell, a mudança é espiritual. O milagre que ela vai encontrando esta acima da cura da doença. 

Não podendo faltar um romance, na cidade mágica ela conhece Asher, arranja um emprego e, aos poucos, as três (a mãe, a irmã e Cam) começam a se acostumar com a vida no Maine.

O livro não tem tom religioso, não é um romance mágico: ele te faz pensar. Pensar na brevidade da vida, pensar no que são os milagres que procuramos. O milagre que vemos não acontece só para Cam, mas na vida de todos.

Depois de escrever todos os meus pensamentos aqui, compartilhando com vocês, eu posso dizer que gostei do livro. Vou dizer apenas porque não dou cinco estrelas: Qualquer livro que mexa com meus sentimentos eu preciso estar na vibe para ler. Confesso que não era o tipo de leitura indicada para esse momento, talvez por isso eu não tenha realmente amado, mas acreditem, podem ler que não terão frustração!

Grande Abraço, 




3 comentários

  1. Boa tarde Katharine, tudo bem?

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, não sabia o que esperar até ler a sua resenha, agora tenho uma boa noção, a capa não é muito chamativa, mas gostei da dica...ótima resenha...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Antonio! Que bom que gostou. Se você lê-lo volte para nos contar o que achou.

      Excluir
  2. A capa realmente é linda!

    E a história parece também ser. Acho que é uma trama mais reflexiva, não é?!

    Mas concordo quando diz, que há momentos certos para ler histórias assim. :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥