10 de abril de 2017

Olho por Olho por Jenny Han e Siobhan Vivian

Livro Um

Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN9788581632780
Ano: 2013
Páginas: 319
Classificação:   
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Garotas crescidas não choram... Elas acertam as contas.

Acho que não existe uma frase que defina tão bem este livro como esta.

Em Olho por Olho somos apresentadas a três garotas e suas respectivas histórias: Mary, Lillia e Kat. Uma bem diferente da outra mas com uma coisa em comum... cada uma delas foi ferida de alguma forma. Seja fisicamente ou emocionalmente por pessoas que até então acreditavam ser seus melhores amigos ou de confiança.

Ao longo do livro e em capítulos dedicados a cada uma delas vamos conhecendo suas histórias e o que aconteceu para que decidissem se juntar e se vingar. Além disso, os capítulos se alternam de uma maneira muitíssimo inteligente, pois mesmo que cada um seja dedicado a cada uma delas, um sempre termina de uma forma que complementa o anterior ou o próximo, pois suas histórias sempre se encontram e se encaixam de alguma forma.

Logo no início, eu ficava me perguntando como as três iriam se encontrar, já que Mary nunca fez parte do grupo e Katy e Lillia já não se falavam mais devido há alguns desentendimentos, mas quando isto finalmente acontece e a razão pelo qual isso acontece, é algo verdadeiramente marcante.

Em Olho por Olho as autoras deixam claro como uma vida no ensino médio pode não ser assim tão fácil e só flores como imaginamos, e como os jovens podem ser verdadeiramente cruéis uns com os outros intencionalmente ou não e como as pessoas afetadas podem ter suas vidas destruídas por isso.

A leitura deste livro me lembrou um pouco a série que está bombando na Netflix e que também estou acompanhando, 13 Reasons Why, que trata justamente do bullying na adolescência e como isto pode afetar a vida dos jovens. A história não é parecida, mas a temática no geral me lembrou bastante. A grande diferença entre a série e este livro, é que na série, a protagonista não aguenta por tudo o que passa e acaba de suicidando (isto não é um spoiler), já neste livro, as três garotas que passam por diversas situações decidem se unir para se vingar de seus "opressores" por assim dizer. Sendo que as pessoas da qual elas se vingam de certa forma fazem parte de suas vidas, já que todos se conhecem desde muito jovens, mas nem por isso deixam de colocar seus planos de destruir a vida deles em prática.

Algumas vinganças são relativamente leves, já a última um tanto pesada demais, mas o desejo de vingança é tão grande que acabam não medindo as consequências de seus atos e a coisa pode desandar de uma maneira que elas não cogitaram. Quando iniciei a leitura imaginei que encontraria uma história até legal, mas num nível "sessão da tarde". Porém fui surpreendida de forma muito positiva e o livro superou todas as minhas expectativas. Tanto por possuir um desenrolar muito mais intrigante do que eu imaginava quanto por ter um desfecho que te deixa totalmente louco para saber o que vai acontecer a seguir.

Quando terminei de ler, não conseguia parar de falar: que livro incrível! Que livro incrível! Além de sentir uma profunda necessidade de ler logo o segundo para saber o que aconteceu após a vingança mais pesada de todas. Além disso, o livro possui um "quê" de sobrenatural, ou foi o que pareceu. Não ficou nada muito claro com relação a este detalhe, mas certamente teremos alguma explicação com relação a isso no próximo livro.

Estou tão empolgada com a história e tão louca para saber o que aconteceu e como as coisas irão seguir após as vinganças, que vou começar logo o segundo livro.

4 comentários

  1. Laisy,nunca li esse livro.Já tive vontade de lê-lo algumas vezes,mas o tempo passou e no final me esqueci completamente de adquirir.
    Bem,eu reconheço que muitas vezes bate aquela vontade de vingança quando me fazem um mal bem grande... Mas felizmente passa!
    Mas pelo que li,essas meninas não vão deixar passar a oportunidade de se vingar.

    Parece ser realmente uma história incrível, e viciante. :)

    Boa dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, é sim uma história incrível. Estou enlouquecida para começar logo o segundo.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥