20 de abril de 2017

Passeios temáticos inspirados em séries de TV e filmes

A edição 2015 da pesquisa TripBarometer, feita pelo site TripAdvisor, revelou que o turismo inspirado em programas de TV está em ascensão, com um a cada cinco viajantes escolhendo um destino com base no que viram em filmes e séries.

A última temporada de "Game of Thrones" resultou em crescimento de 125% nas buscas por cenários de locação da série na Espanha, e alguns anos atrás, brasileiros multiplicaram o interesse pela Turquia após uma novela de sucesso.

Parece que nada nos inspira a viajar como contemplar cenários incríveis ou batalhas épicas. Ficou com vontade de visitar os cenários de seus filmes favoritos?

Primeira parada, Nova York (EUA)

Apartamento em West Village onde morava Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker na série 'Sex and the City'

Nenhum cinéfilo pode perder uma visita à Big Apple, onde foram gravados centenas de filmes e séries ao longo da história. Um dos comentários mais feitos pelos visitantes é o senso de familiaridade quando se anda pelas ruas, reconhecendo diversas locações de cenas famosas guardadas em nossas memórias: como esquecer o final romântico de "Sintonia de Amor' no Empire State? Passear pelo bairro Little Italy é como entrar no "O Poderoso Chefão", e a joalheria Tiffany na Quinta Avenida virou lugar de peregrinação para qualquer fã de Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo".

E as incontáveis séries de televisão que usaram as ruas da cidade como pano de fundo? De "Sex and the City" a "Gossip Girl", "The Sopranos", "Seinfield", "Friends", "How I Met Your Mother" ou "Real Housewives". 

Natureza na Nova Zelândia

A vila Hobbiton foi construída na fazenda da família Alexander, em Matata, na Nova Zelândia

Poucos filmes mostraram a beleza natural da Nova Zelândia como a trilogia “O Senhor dos Anéis”. E o país certamente aproveitou a oportunidade para atrair os fãs do universo de Tolkien, com excursões diversas, um incrível passeio de helicóptero pelos fiordes de Millford Sound e o Mar de Tasman, ou uma visita ao vilarejo Hobbit.

Fizemos um post mostrando o Pub que é todo inspirado em Senhor dos Anéis. Você pode conferir clicando aqui


Holofotes na Europa

Leadenhall Market, em Londres, cenário do primeiro filme da franquia "Harry Potter"

Grandes cidades como Paris, Londres, Barcelona, Florença ou Roma já emprestaram suas ruas, arquitetura e arredores para a sétima arte. Talvez uma das atrações mais populares atualmente seja um passeio pelos cenários de locação de Harry Potter em Londres, disponível para reserva no TripAdvisor a partir de R$ 650, que inclui uma visita ao Ministério da Magia, o Caldeirão Furado e a Plataforma 9 ½ na estação King’s Cross. Mas, para aqueles que querem focar na história real desta cidade empolgante, vale visitar as ruas de Whitechapel onde Jack, o Estripador assassinou e mutilou diversas mulheres em 1888, tornando-se também o cenário de filmes que abordam o mistério do serial killer.

Paris é outra dessas cidades que fizeram história nas telonas. Humphrey Bogart disse em “Casablanca”: “Nós sempre teremos Paris”. Na Cidade do Amor você poderá participar de excursões que te levarão para alguns dos cenários de “Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen, usando roupas de época e com um fotógrafo profissional para imortalizar sua visita, seguir os passos de Coco Chanel, ou transportar-se para os tempos dos filmes “Maria Antonietta”, “Os Três Mosqueteiros”, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, a trilogia “Bourne” ou “O Diabo Veste Prada”.

Se preferir visitas culturais, não perca as locações em Florença que serviram de cenário para o livro e o filme “Inferno”, de Dan Brown.


Fugindo do T-Rex

Kualoa Regional Park, no Havaí

A maravilhosa natureza nas ilhas do Havaí já nos fizeram sonhar com outras eras em numerosas ocasiões. O Parque Nacional Kauloa em Oahu oferece um passeio oficial para visitar as locações impressionantes de filmes como “Jurassic Park”, “Godzilla”, “Pearl Harbor” ou “Como Se Fosse a Primeira Vez”, e a série de TV “Lost”. Em Kauai, você poderá passear pelos cenários de “Os Descendentes” ou “Feitiço Havaiano”.

O efeito “Game of Thrones”

Dubrovnik, na Croácia, foi a sede do Trono de Ferro, em "Game of Thrones"

Espanha, Croácia e Islândia são alguns dos países que ganharam fama internacional graças ao burburinho provocado pela aclamada série. Na Espanha, depois da estreia da sexta temporada, houve crescimento inédito na busca por algumas das então desconhecidas atrações, como Castillo de Zafra (+ 488%), Campillo de Dueñas (+ 291%) e Bárdenas Reales de Navarra (+ 41%). Agora, é possível encontrar no TripAdvisor uma variedade de excursões temáticas de “Game of Thrones” em quase todos os destinos. Você pode conhecer na Espanha os reinos de Dorne e Meereen, visitar a Calçada dos Gigantes no Reino Unido, ou descobrir o Porto Real na Croácia.

O templo dos filmes: Hollywood

Reprodução de cena do filme "Waterworld", no Universal Studios em Los Angeles

Nesta lista para apaixonados por filmes e séries, a cidade de Los Angeles não poderia ficar de fora! Casa de muitos astros e estúdios como Universal Studios, Sony, Warner, ou Paramount Pictures. Há excursões para fãs dos clássicos e filmes de terror. Ou então, embarque em um ônibus para conhecer os cenários de filmes como “Homem Aranha”, “Homem de Ferro”, “Transformers”, “A Primeira Noite de um Homem” e “Los Angeles - Cidade Proibida”. E se você quiser conhecer as casas de ricos e famosos, Los Angeles oferece uma variedade de passeios por Starline ou Beverly Hills para conferir os endereços de celebridades como Keanu Reeves, Tobey Maguire, Madonna, Halle Berry, Nicholas Cage, Jennifer Aniston ou Winona Ryder.

Este post foi publicado originalmente no Viagem Catraca Livre

2 comentários

  1. O Empire State e a joalheria Tiffany estao5na minha lista de viagens só devido aos filmes mesmo (amo os dois!). Rs
    Mas, pra mim, nada substituirá Londres, seu encanto e os mágicos de Harry Potter. Brasil é o meu país, mas Londres é a minha cidade! ❤❤💂💙💙

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥