10 de maio de 2019

Férias - Eu pelo mundo, um pouco do mundo por mim - Oslo


Nem nos meus sonhos mais distantes aparecia a vontade de passar por Oslo, mas quando resolvemos focar nas capitais Escandinávias a cidade não poderia ficar de fora, e hoje posso dizer: Graças a Deus!
Compartilho mais das nossas últimas férias, hoje deu uma imensa saudade, vem comigo conhecer um pouquinho da capital da Noruega.

Fundada por volta de 1048, além da Capital, Oslo é a maior cidade da Noruega, sendo um centro comercial e marítimo muito importante para o país. É uma das cidades mais caras do mundo para se viver, em contrapartida vive sendo eleita uma das cidades mais felizes do mundo. Nesse clima tiramos até uma foto romântica na área portuária!


Segundo nossa amiga - que nos recebeu e fez nosso plano de passeio - nós tivemos muita sorte com a temperatura, pois estava um dia frio mas com sol. Eu diria que estava um dia frio pra caramba, tipo pra caramba mesmo, mas era possível sobreviver com umas 5 camadas de roupa... Inclusive todos os amigos dela perguntaram o que estávamos fazendo em Oslo no inverno, então dica 1: é uma delicia de lugar, mas prefiram ir numa época mais quente.

Nós chegamos na cidade a noite, nossa amiga nos levou para a região do Porto onde durante o verão acontecem vários passeios de barco inclusive para ver os fiordes, mais uma vez a época que escolhemos para a viagem não era muito boa para isso, mas eu confesso que não aguento esses passeios de 3 horas vendo a mesma coisa, é tipo: primeiros 20 min " MEU DEEEEUS QUE LINDO", 50 min "ah, que bonitinho", 2h "senhor Jesus misericordioso se esse passeio não acabar logo eu vou eu mesma descer e voltar nadando"... Essa sou eu... Voltando, essa região é repleta de restaurantes de todos os tipos, mas não encontrei nada "que eu só poderia comer ali", nossa refeição surpresa ficou por conta do jantar que nossa amiga preparou, que eu vou falar mais pra frente.


Ficamos hospedados próximo ao Palácio Real da Noruega (foto acima). Esse é o simbolo da história da Noruega, estamos falamos de uma monarquia, e a galera ainda trabalha lá. No verão é possível realizar uma visita guiada ao local, o que não foi possível pra gente, mas conseguimos acompanhar a troca de guarda e pegar um solzinho nos arredores. Ah, dica 2: se quiser fazer a visita o ideal é comprar os tickets bem antecipados (em março já começam as vendas).


Partindo do Palácio Real seguimos para o centro de Oslo, descendo a Karl Johans Gate nosso objetivo era chegar a outra ponta da cidade onde encontraríamos o museu para ver O Grito (depois descobrimos que o museu em questão estava em manutenção, e que a obra na verdade estava pertinho da gente...). Com mais de 1 km de extensão, a rua liga o Palácio Real da Noruega ao centro da cidade com várias opções de restaurantes e cafés (olha meu dedinho apontando para algumas opções). Além disso, a rua inclui muitas das atrações turísticas de Oslo: o Teatro Nacional, os antigos Edifícios Universitários, o Parque do Palácio e o lago (Spikersuppa), que serve como uma pista de patinação no inverno, e a Estação Central.


O Nobel da Paz é o único Nobel a ser entregue em Oslo, em vez de Estocolmo. Concedido anualmente desde 1901, o Prêmio Nobel da Paz é um dos 5 prêmios Nobel criados a pedido do industrial e inventor sueco Alfred Nobel, juntamente com os prêmios em Química, Física, Fisiologia ou Medicina e Literatura (o prêmio de Economia foi criado posteriormente). Segundo o testamento de Nobel, o Prêmio da Paz deveria ser concedido à pessoa que no ano precedente “teria feito o máximo ou o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela manutenção e promoção da paz”. 

O prêmio é entregue todos os anos no dia 10 de dezembro no salão da Prefeitura da cidade (foto acima). Na cidade você também poderá visitar O Centro Nobel da Paz que é um museu sobre o Prêmio Nobel da Paz. O local exibe o histórico dos prêmios Nobel da Paz, conta a história de Alfred Nobel e das origens da premiação. Não encontrei fotos boas do local para partilhar com vocês, infelizmente a bateria da câmera tinha acabado e usamos o celular. Também passamos pela Catedral de Oslo, muito pequenina e não demos muito valor a ela, mas aproveitamos pra tirar umas 500 fotos com o celular num coração que estava perto dela, nenhuma ficou boa, mas só pra não dizer que estou mentindo, vou colocar a foto aqui (e um pedacinho da catedral no fundo)


Ao final do dia, nossa amiga nos levou para conhecer a Holmenkollen. Em Holmenkollen fica a pista de saltos de esqui gi-gan-te, para profissionais (e malucos). Para chegar a estação é preciso ir de transporte público da cidade e ainda subir um pedacinho a pé. A vista durante a caminhada é linda. Quando não há neve a pista é utilizada por patinadores e ciclistas.




 Fizemos até uma capa pra quando gravarmos nosso CD


Continuando a subida pela região chegamos a um agradável café, onde descansamos antes da nossa volta para hotel.


Uma coisinha interessante que nos aconteceu e nunca havíamos pensando, ao voltar da estação não conseguimos comprar o ticket para a viagem pois só havia uma máquina e ela estava sem acesso ao sistema, ficamos meio com medo de sermos multados por isso, mas nossa amiga disse para tirarmos a foto da máquina e se algum guarda nos interrogasse bastaria mostrar a imagem. Pode ser uma coisa boba, mas nunca havia pensado nisso.

Nosso dia terminou com um agradável jantar na casa de nossa amiga onde ela nos preparou hambúrguer de carne de Alce caçada pelos pais dela. Segundo ela, algo comum na região.

No último dia na cidade fomos finalmente a Galeria Nacional, onde está uma das versões de "O Grito" (sim, existem várias). O museu está localizado bem próximo ao Palácio, um quarteirão a frente...

Abaixo "O Grito", o meu Grito e um bônus de arte que talvez faça você dar o seu Grito de "Mas o que é isso?!?".



Dica 3: Se você tiver tempo e disposição (e talvez com menos frio) recomendamos você conhecer o Vigeland Park, dentro do Frognerparken. É um museu a céu aberto do famoso escultor norueguês Gustav Vigeland. Estão por lá 212 trabalhos dele (até o momento), em bronze e granito. Pertinho dali está o Museu da Cidade de Oslo, gratuito. Nós não fomos, até daria tempo, mas optamos por ficar matando a saudade de nossa amiga Norueguesa.

Para ir ao aeroporto nós utilizamos a Estação Central, pertinho do Palácio, a dica 4 é que existem duas empresas que fazem esse transporte, os pontos de compra não são pertinho, mas ambos estão dentro da estação. Confira o preço das passagem e horário antes de comprar logo que descer na estação, as vezes vale andar um pouquinho mais para chegar ao guichê (ou maquininha) da outra empresa.


Não posso deixar de dar a dica 5 que foi o uso do chip da EasySIM4U que facilitou muito nossa vida e inclusive compartilhei a viagem ao vivo com os amigos que seguem no instagram. Valeu muito a pena!

Fiquem com a gente que já já mostro a nossa próxima parada. Quem chuta?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥