24 de setembro de 2013

Cuco por Julia Crouch


Autora: Julia Crouch
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630229
Ano: 2012
Páginas: 464
Classificação: 
Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Este não é um livro de terror, mas te deixa tenso do início ao fim.

Polly é uma ex-estrela da música, que casou e foi viver na Grécia com o marido grego. Lá, ela teve dois filhos - Nico e Yannis - e quando o marido morre em um acidente de carro ela decide voltar para a Inglaterra. Durante uma conversa ao telefone com a amiga de infância - Rose - que é casada com um amigo do falecido marido, ela é convidada pela amiga a passar uma temporada na casa dela para poder "colocar a cabeça no lugar".

Rose é uma pessoa metódica, típica dona de casa do interior. Valoriza as idas diárias ao supermercado, compra produtos orgânicos, mantém a casa arrumada e leva as crianças à escola... essas coisas que as mulheres que vivem nas grandes metrópoles normalmente surtam para fazer, ela faz com desenvoltura.
Ela tem uma vida perfeita morando com o marido e duas filhas - Ana de 7 anos e Flossie, que ainda é um bebê - numa casa de campo numa cidade do interior. Sabe aqueles lugares onde os vizinhos passam na casa do outro pra tomar uma xícara de chá e comer um pedaço de bolo depois de apanhar as crianças na escola? Então. É exatamente esse tipo de lugar que ela vive.
E ela adora.

Tudo ia bem, até que Polly chega com os filhos e coisas estranhas começam a acontecer na vida de Rose: 
1. Sua filha bebê tem uma overdose com os antidepressivos de Polly (mas os bebês vivem colocando tudo que encontram na boca, certo?); 
2. Seu gato é encontrado esmagado pelo carro da família (foi apenas um momento de distração, correto?); 
3. Ela quase se afoga durante um passeio com Polly e as crianças (mas ela já tinha bebido champagne com Polly e depois foi nadar. Uma atitude muito imprudente...)
Esses são só alguns exemplos... tem muito mais...

Nesse momento, Rose começa a perceber que tudo isso passou a acontecer depois da chegada de Polly e algumas suspeitas começam a pairar no ar.
Estaria ela certa, e Polly seria a responsável por tudo? Ou será que ela esta enlouquecendo?

Se você espera um livro de ação, esqueça. Trata-se de um terror psicológico, ou seja, você vai acompanhando o desenvolvimento da história pelos olhos de Rose, e a tensão vai aumentando conforme ela começa a descobrir o que esta acontecendo realmente na casa e na vida dela. 
Porém, se você acha que Rose é a "pobrezinha" que sempre foi boazinha e tem sua vida destruída por Polly, pare e pense de novo. Ela esconde muitos segredos que vão sendo revelados com o decorrer da narrativa. 

O livro é muito bom pra quem gosta desse gênero de suspense mais psicológico, e o final, apesar de eu não concordar com a atitude da personagem, é condizente.  
Afinal, você arriscaria perder tudo que é mais importante na sua vida, para ter sua vingança realizada? 

"Mande-a embora da sua casa." 
O conselho mais repetido a Rose no livro. 

Obs: Eu nunca vi ingleses tomarem tanto vinho como os personagens deste livro. Tudo é motivo pra abrir uma garrafa. Se ainda fossem franceses... italianos... gregos... mas ingleses? Inglês bebe chá (que esta muito presente no livro também); bebe cerveja; até um whisky; mas vinho? Sei não... acho que a autora pecou nesse ponto, mas esse é só um adendo.  

16 comentários

  1. Estou com esse livro na minha estante e sera uma das minha próximas leituras!!
    Terror piscológico me intriga muito e me prendem bastante, se for tão bom quanto sua resenha diz acho que vou amar!!
    A capa é bem misteriosa, não vejo a hora de lê-lo.Assim que eu terminar a leitura volta aq para te passar minha opinião!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália!
    Eu já li Cuco tem um tempinho e gostei bastante. A leitura me prendeu do inicio ao fim e a única coisa que não gostei foi do final. Eu odeio finais daquele tipo e fiquei com muita raiva. rs
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro já faz um tempo e...eu ate q gostei mas me deu medo viu.Em muitas partes eu senti morrendo de vontade de bater na Rose viu,ou ela é muito ingênua ou burra.

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália, eu esperava mais deste livro, a Rose me irritou muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o primeiro capitulo dele em um folheto e fiquei muito curiosa pra ler mais! Ele parece ser um tom bem assustador mesmo, só pelo o que eu li já dar um pouco de medo, e olha que não acontece nada...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei com medo de Polly só de ler essa resenha. Rsrsrs, mas sério. Esse tipo de livro geralmente assusta mais que terror, é atormentador '-'. Sempre tive curiosidade por esse livro, porém eu não tenho coragem de ler. Tomara que eu nunca tenha uma Polly em minha vida...

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, mas pretendo comprá-lo, pois todos me indicam.
    Parece ser uma trama bem interessante e acho que vou gostar, gosto dessas temáticas.
    Quanto ao vinho, acho que Ingleses tomam bastante vinho também, ao menos os que conheci, rs.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler Cuco! Ainda não li nenhum thriller psicológico, mas vejo tantas resenhas sobre Cuco que me deixou bastante curiosa para saber quais são os segredos da Rosie e se a culpa da de tudo é mesmo a Polly
    Mas, com certeza não leria o livro antes de dormir rs
    Pelo que eu sei os ingleses bebem chá e não vinho, mas tudo bem...

    ResponderExcluir
  9. Olá querida!

    Eu ganhie esse livro na Bienal,mas ainda não li. Adoro thriller!Quero muito saber sobre os segredos da Rosie.

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Estou com esse livro na estante esperando a vez :)
    Gosto desse tipo de leitura e até agora só vi críticas boas. Gostei bastante da resenha e fiquei curiosa por saber que Rose não é tão inocente assim. Vou apressar essa leitura.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que sou fã de suspense mais agitados, mas esse me parece tão tenso que me deu vontade de ler. Essa guerra psicológica é de matar qualquer um. Essa Polly me pareceu ser bem maquiavélica, hein?!?! E essa Rose, uma mosca morta. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Fiquei tensa só de ler a resenha. Curiosa para descobrir os segredos de Rose e saber o que acontece depois.

    ResponderExcluir
  13. Este é um livro que quero ler a muito tempo, adoro terror psicológico e este envolvendo duas "amigas" e segredos do passado me interessou muito. Parece que não existe "personagem bom" neste livro, fica difícil torcer por alguém.
    Quero entender o porque do nome cuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cuco é um pássaro que vive na casa de outros pássaros (quando eles não estão lá, é claro...).
      Assim como o pássaro, Polly meio que se apodera da casa de Rose. Por isso o nome do livro.

      Excluir
  14. Terror psicológico é definitivamente o meu gênero favorito. Quero muito conhecer esses personagens e me afundar na história e a capa é muito linda.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É um livro que está ha tempos nos meus desejados, mas ainda nao tive possibilidade de ler,

    Parece ser um livro muito angustiante! =S

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥