15 de agosto de 2014

Das páginas... Para as telas: A última Casa da Rua

Olá leitores!
O post desse mês para a nossa querida coluna é a adaptação de "A Última Casa da Rua". O livro já foi resenhado aqui no blog pela Natália, e você pode conferir a resenha clicando aqui. Aviso desde já que a história é considerada Terror, quem não é fã do gênero deve ficar afastado dessa obra, rs. 


Começarei essa coluna falando que sou mega fã do gênero terror.
Adoro ver filmes de terror e ler livros também. Gosto da angústia e da tensão que sinto nessas histórias. Logo, sou muito crítico quando vou dar uma chance a uma nova história, afinal hoje em dia está bem difícil assistir bons filmes de terror.

A Última Casa da Rua me surpreendeu em ambas as formas (filme/livro). Nas páginas vemos muita precisão e objetividade dos autores, eles não enrolam e vão direto ao ponto, nos mostrando ao que vieram e nos entretendo nas suas poucas páginas. Quando acabei de ler o livro, fiquei com gostinho de quero mais, rs! 

Em forma de filme, aconteceu exatamente a mesma coisa. Logo no início do filme já somos apresentados a uma complexa e estranha história. Sem muita enrolação o filme vai mostrando sua tensão e nos deixando curiosos para saber a história de Ryan e sua família.
Quando falo que me surpreendeu, digo no quesito de precisão, objetividade e fidelidade, não qualidade. Afinal, a história é cheia de clichês, mas mesmo assim consegue segurar sua atenção!
No quesito fidelidade a adaptação deu um banho em muitas histórias queridinhas por aí, manteve direitinho as mesmas cenas e passagens do livro. Durante todo o longa, vemos que as mesmas falas do livro são usadas no filme. Os roteiristas se atentaram a detalhes que mantiveram as características dos personagens principais. No caso de Elissa (personagem principal) mantiveram seu violão e sua voz, sua afeição pelo pai que a abandonou e a difícil relação com a sua mãe. Palmas então para a fidelidade! Quase tudo que vemos no livro encontramos no filme. 


Na foto acima, vemos a grande responsável pelos sustos que levamos durante o filme. Quando um filme se enquadra como terror/suspense, o mínimo que ele tem que conseguir é fazer o telespectador dar uns pulinhos da cadeira, enquanto experimenta a tensão da história. Deixando claro que não achei o filme algo extraordinário, e sim apenas aceitável se tratando do gênero e bem fiel ao livro do qual foi originado. 
Conseguiram fazer com que a Carrie Anne (personagem da foto) ficasse bem medonha! 

Agora vou falar um pouquinho do que não me agradou.
A cena em que Tyler tenta levar Elissa para cama no filme ficou muito light, enquanto no livro nos é contado de uma maneira que o cara tentou estuprar ela! Não faz sentido terem amenizado uma cena dessa já que o filme já trata de temas pesados, como no caso de assassinatos né? E senti falta de sangue também... Como um filme de terror economiza sangue??? rs...

Os principais atores do filme foram:

                       Jennifer Lawrence                   Max Thieriot                         Elizabeth Shue

E para finalizar a coluna, como já é de costume vamos as curiosidades...
O filme levou quase 10 anos para ser produzido, isso mesmo! O projeto começou em 2003 e só foi lançado na sala do cinema em 2012. No Brasil, o filme foi lançado no dia 7 de dezembro e conseguiu reunir após semanas em exibição um público de quase 200 mil pessoas. A distribuidora do filme é a Paris Filmes. 
O filme não foi bem aceito pela crítica, tendo uma chuva de críticas pesadas falando mal do longa. O famoso The New York Times deu apenas uma estrela para o filme e vários outros sites fizeram o mesmo. Alguns até falaram que esse filme será um dos piores na carreira promissora de Jennifer Lawrence. 
Minha sincera opinião sobre o filme: Ele não é horroroso, dá para assistir e passar o tempo comendo sua pipoca. Como disse acima, é aceitável! Mas ele apenas fez jus a um livro repleto de clichês. 


15 comentários

  1. Ainda não li o livro,mas vi o filme.
    Realmente achei o filme um pouco light. Faltou sangue sim!
    Mas como bem nos explicou,dá para assistir comendo pipoca. ;)

    ResponderExcluir
  2. Diego!
    Perfeita sua análise.
    Tive oportunidade de assistir o filme também, e, confesso que não é um dos melhores do gênero terror, mas dá para assistir legal com uma pipoquinha ao lado...kkk
    http://www.mulher-atual.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Não conhecia o livro, mas adorei saber um pouquinho mais sobre ele e sobre a adaptação cinematográfica.
    Fiquei bastante interessada em ler o livro, já que ele parece ser bem melhor que o filme (como de costume rsrsrs) e pelo que vc falou, também senti falta de um pouco mais de sangue! Filme de terror sem sangue não tem graça!
    E achei curioso também eles terem amenizado a cena. Acho que foi desnecessário.

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    nunca li o livro, mas vi o filme, que é bonzinho, mas não tudo o que eu esperava.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já havia visto algumas noticias sobre o filme, mas não sabia que era uma adaptação, e muito menos sabia que tinha a Jennifer no elenco, acho seus personagens encantadores.
    Sou fã do gênero, mas nunca dei uma chance para esse filme, justamente pelas criticas negativas, sempre opto por um filme bem avaliado no IMDb e esse recebeu se não me engano apenas 5 pontos de 10, onde acho que apenas 200 e poucas pessoas se dispuseram a avalia-lo, então não sei se um dia verei, talvez no dia que passar na tv e eu estiver de bobeira ai assisto.


    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ainda não vi o filme, e confesso que não sabia que tinha livro dele! hehe
    gosto do gênero para leitura, pois para filme tenho muito medo! hahaha
    vi muitas críticas dele mesmo, e isso também me desanimou para ver ele...
    agora que sei da existência do livro, confesso que fiquei curiosa, e vou tentar ler ele logo! *-*

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti/li essa história, mas, assim como você, também me amarro nesse gênero. Legal saber que o filme é muito bem adaptado, mas é uma pena saber que o resultado final não foi muito bom. Pelo menos é aquele tipo de filme que dá pra assistir sem se decepcionar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Eu já assisti o filme e tinha vontade de ler o livro mas agora que você falou que o filme foi muito fiel ao livro, perdi a vontade. Sinceramente não gostei do filme, achei bem fraco e como você mesmo disse, economizaram no sangue. Não é um filme péssimo, da pra passar o tempo quando não tiver nada pra fazer, mas não é bom também. Tá dificil ter um filme realmente bom de terror/suspense hoje em dia.

    ResponderExcluir
  9. Como sou assumidamente contra terror (sim, sou muito medrosa), evito até ler as notícias, enfim, de qualquer forma não irei assisti-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li este livro, apesar dele estar na minha lista de leitura. É legal saber que vai virar filme, só espero que seja à altura do livro.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Eu geralmente não vejo o filme antes de ler o livro, mas, acho que nesse caso, vou baixar o filme e assistir, pois minha fila de leitura esta enorme.
    Não sabia que demorou dez anos, nossa.
    Eu amoooo terror.

    ResponderExcluir
  12. Sei lá não tenho interesse nesse livro, já vi umas partes do filme, mas nunca consegui assistir até o final, pois o filme não conseguiu me prender.

    ResponderExcluir
  13. A última Casa da Rua esta passando na TV neste dias quase deu pra eu assisti mais ja estava no meio então preferir nao ! O personagem mais gosto e claro o Max Thieriot ele faz a serie no Bates Motel que eu acompanho !!

    ResponderExcluir
  14. Diego, sou super apaixonada por terror, ainda mais terror psicológico. Eu não li o livro, mas quero muito assistir ao filme, aiinda mais agora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  15. Quem é a atriz que faz o papel da Carrie Anne??

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥