15 de outubro de 2014

Das Páginas... Para as Telas: Garota Exemplar

Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre a tão aguardada e comentada adaptação Garota Exemplar. Livro que foi lançado pela editora Intrínseca e já resenhado aqui no blog.

Como comentei na resenha que fiz, Garota Exemplar é sem sombra de dúvidas um livro intrigante e pode-se dizer que de certa forma com um enredo bem impactante.

Quando Nick recebe uma ligação de seu vizinho dizendo que a porta de sua casa está aberta e seu gato está do lado de fora, percebe que algo de muito errado aconteceu com Amy. Demora a cair sua ficha, mas Nick percebe que Amy desapareceu... Justamente no dia que comemorariam 5 anos de casados. Nick chama a polícia e os informa sobre o desaparecimento, mas com o tempo e com as provas que foram deixadas para trás, tudo leva a crer que Nick matou sua esposa, por mais que ele negue veemente que não a matou. Mas a grande pergunta é: Ele realmente a matou ou não?

ATENÇÃO: SE VOCÊ AINDA NÃO LEU O LIVRO OU NÃO ASSISTIU O FILME, A PARTIR DAQUI ESTE POST CONTERÁ SPOILERS.

Bom, assim que esta adaptação foi lançada, corri feito louca ao cinema para ver se tinham feito jus a esta história que é absolutamente fantástica e posso dizer que saí um pouco decepcionada. Não pela adaptação em si, mas por uns detalhes que achei que eram essenciais e deixaram de fora quando na verdade dava para ter sido feito.

Vamos as comparações:

1) Quando se lê Garota Exemplar, até chegarmos a parte em que descobrimos que Amy não morreu coisíssima nenhuma, nós realmente não sabemos se Nick a matou ou não. Isso porque, no livro, Nick tem uma relação mega, ultra, super conturbada com seu pai que é um homem que odeia as mulheres e por conta disso, sempre fez de tudo para matratá-las e Nick acaba crescendo com essa referencia de homem. Ele luta para não ser como seu pai - um tremendo machista idiota - mas na leitura é possível perceber o quanto é difícil para Nick que ele não seja como seu pai. Ou seja, a todo momento percebe-se que Nick é um cara que está a um passo de cometer uma loucura, o que faz com que você se questione a todo momento se ele realmente a matou ou não. No filme, a impressão que tive é que em nenhum momento as pessoas duvidaram que Nick fosse inocente. No livro, ele surta psicologicamente com o sumiço de Amy, pois ele vê que está quase sendo condenado e as coisas só pioram para o seu lado, e não vi todo esse surto na adaptação cinematográfica. Enquanto ele lê as pistas, um pouco antes dele descobrir que Amy na verdade armou tudo pra ele, ele já estava voltando a se apaixonar por ela achando que ela realmente havia desaparecido e havia tentado fazer com que tudo funcionasse de novo, mas quando percebe que não é nada disso, ele torce - e muito - para que Amy volte para que ele enfim possa matá-la de verdade.

2) O que também não me deixou feliz na adaptação foi que - na minha opinião - não retrataram bem o quanto Amy é uma maluca psicopata. Se você achou ela uma tremenda louca no filme, acredite... Ela é muito pior no livro, pois essa vingança não foi feita só para punir Nick, mas também seus pais que ela odiava tanto quanto odiava ele.

3) O terceiro ponto que acho que deixaram a desejar e que achei que era crucial na adaptação foi quando ela decide mudar os planos e voltar pra casa. O filme deveria ter mostrado que Amy na verdade se convence que Nick verdadeiramente voltou a amá-la e por isso ela decide voltar. Porém, quando ela volta, acaba percebendo que na verdade ele fez um bom teatro, mas louca como é... Ainda acredita que eles podem fingir serem algo que não são.

4) O que também me deixou verdadeiramente frustrada com essa adaptação foi o final. Foi diferente do livro? Não. Não foi. Mas nem de longe foi tão impactante como no livro. No livro, vemos que ela consegue reduzir o Nick a um ninguém sem ela, fazendo com que ele verdadeiramente se convença que sem ela ele não é nada. No filme, a impressão que se tem é que ele vai ficar com ela por causa da criança... E só. O livro termina com o Nick paparicando a Amy como se ela fosse a melhor mulher do mundo... Algo que não fizeram no filme.

Posso dizer também que eles cortaram bastante coisa do livro, o que de certa forma foi aceitável, visto que o livro é enorme e extremamente detalhista, mas nisso eles não pecaram, pois só cortaram partes que não afetariam no andamento da história.

No geral, é um bom filme? Sim. É um bom filme, principalmente para quem não leu o livro, mas acredito que quem leu terá as mesmas frustrações que eu.

Falando sobre as interpretações, achei que Ben Affleck trabalhou bem, mas não chegou perto do Nick do livro. Nem em sua interpretação, nem por sua aparência, pois o Nick do livro possui características completamente diferentes da dele. Já Rosamund Pike como Amy foi absolutamente incrível. Não poderiam ter escolhido atriz melhor, pois além de uma interpretação fantástica, ela é exatamente como a Amy que eu imaginava enquanto lia o livro.

Só achei que com o roteiro do filme sendo assinado pela própria autora do livro, que a adaptação fosse mais fiel no que diz respeito ao lado psicológico do todo, pois foi disso que senti falta no geral. 

Numa nota de 0 a 10, a minha foi 6,5.

9 comentários

  1. Olá Laisy,li o livro e achei fantástico. Mas lendo seus comentários.acho que o filme,não é tão bom assim...
    Espero não ficar tão frustrada. ;)

    ResponderExcluir
  2. Cara, não é em qualquer filme que o Ben Affleck trabalha bem, sério mesmo. Como sempre, não li o livro nem vi o filme ainda, sou atrasada kkk Mas achei a história bem intrigante e espero poder ler logo porque não curto ver o filme antes.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente ainda não li o livro e nem fui conferir no cinema. Gosto do trabalho do Ben Affleck e pretendo conferir de perto, pois o filme tem sido muito bem falado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que não irei gostar tanto do filme não... apesar que ainda preciso ler o livro... mas irei ler primeiro antes de ver... apesar de amar o Ben, mesmo que ele fique com cara de nada, apenas fazendo bem a paisagem. Ele pode apenas ficar no canto da sala fazendo charme e sensualizado. mas o filme em si... sei não.. já não sou fã de adaptações... e so vejo comentarios negativos em relação ao filme.

    ResponderExcluir
  5. Como ainda não li o livro, nem assisti ao filme, pulei para os últimos parágrafos. Pelo que vi, a atriz principal deu show. Isso já me chama a atenção. E também achei a nota dada razoável. Vou ler/assistir e fazer minha avaliação. Depois darei uma passadinha por aqui de novo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Particularmente, não gosto muitos de livros que viram filmes, a maioria não expressa metade da emoção que a gente sente a ler! Espero que esteja enganada quanto esse filme também!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei tentada a ler o fim do post.. eu até gosto de spoiler kkkkkk
    mas não li..ainda nem li, nem assisti.. provavelmente irei ver primeiro o filme..

    ResponderExcluir
  8. Gosh, eu comecei a ler o post depois do aviso, e então desisti, depois de um spoiler bem grande kkkkk Vou ler o livro em breve, mais pelo reboliço que a história tem causado do que por me interessar mesmo pela trama, então volto e termino de ler o post com as comparações rs

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente ainda não li o livro e nem assisti o filme, por isso não li seu post. :l
    Espero poder fazer os dois em breve, ler primeiro é claro. rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥