4 de fevereiro de 2016

Quero Viajar, e Agora? #2

Oi oi gente! Este é o segundo post em que dou uma ajudinha para quem decidiu viajar, mas não sabe nem por onde começar. A primeira parte do post, vocês podem conferir clicando aqui


1) Vou em que época do ano? 

A época do ano escolhida para fazer a sua viagem também é um fator muito importante, pois dependendo da época, a sua viagem pode ficar super barata ou extremamente cara. No caso da Europa, a época mais cara para viajar pra lá é o verão, pois é a estação do ano mais esperada pelos europeus, onde as pessoas estão felizes, dispostas e todos os festivais mais legais acontecem. Mas então você pode estar me perguntando: Mas Laisy, e agora? O Euro está muito caro e não tenho dinheiro para ir no verão. Fique calma(o), pois nem tudo está perdido. A minha última viagem para a Europa ano passado (2015) eu fiz em abril, primavera lá, e posso garantir que foi muito bom. Pois não está nem muito frio e nem muito calor. Para quem não gosta dos extremos, acredito que esta seja uma das melhores estações para se ir à Europa. E além da temperatura agradável, os valores são absurdamente baixos. Então é uma época em que provavelmente você conseguirá incluir mais destinos à sua viagem.


2) Hora de comprar as passagens...

Você já tem o seu passaporte, o seu visto (se for o caso), já sabe para onde ir e quanto de moeda estrangeira você precisa comprar. Agora, vem uma das partes mais importantes: comprar as passagens para estes lugares (ou um outro meio de transporte). Digo isso, pois se for o caso de você ir à Europa, você consegue se locomover de um país para o outro de trem e dependendo do trajeto, é até mais viável ir de trem do que de avião. Tá! Mas e como fazer isso? Como programar tudo direitinho para que tudo dê certo? Falando por experiência própria, na minha última viagem que fui eu mesma que programei e comprei tudo, vou dar algumas dicas que acredito que vão ajudar. 1) Faça o roteiro da ordem dos países que você quer visitar. 2) Calcule quantos dias deseja ficar em cada lugar. 3) De preferência, compre passagens saindo de um país e indo para o outro de manhã cedo, por volta das 8hs da manhã. Pois o check out costuma ser até no máximo 10hs da manhã e você chega cedo no outro país e/ou cidade e ainda pode aproveitar o dia. 4) Pesquise bem o preço das passagens e se o voo é direto ou não.


3) Onde vou me hospedar?

Agora que você já comprou suas passagens... Sim! As passagens devem ser compradas primeiro, pois passagens acabam mais rápido, é mais difícil de se encontrar um preço mais barato e são mais limitadas. Com isso, compre as passagens primeiro e procure os hostels ou hotéis (depende da sua preferência) depois. Pois opções de lugares para ficar é o que não falta. Na minha última viagem, fiquei hospedada em hostels em todos os países que fui e não me arrependi. O custo benefício é muito bom e para mim, que só iria usá-lo para dormir, não valia a pena pagar tão caro assim num lugar para ficar. Onde fiz todos os meus bookings foi no site booking.com e achei ÓTIMO! Cada hostel que me interessava eu checava tudo, preço, lugar, localização e avaliação das pessoas que já se hospedaram no local. Dos 5 países que visitei, apenas caí em uma furada, que foi na Suécia, pois mesmo que as avaliações do lugar tivessem sido ótimas, o lugar era nojento. Mas enfim... Acho que ficou dentro da probabilidade de erro.


4) O que eu levo na minha mala?

Sempre que um amigo meu vai viajar, sou consultada sobre o que levar na mala e a quantidade de roupa. Por experiência própria, digo: Leve o mínimo possível. E quando eu digo mínimo, é o mínimo de verdade! Vou explicar o porquê: Na minha primeira viagem, como não tinha qualquer experiência, procurei por várias dicas do que levar na mala em blogs de viagem, e mesmo todos eles falando a mesma coisa, ou seja, leve o mínimo, eu não acreditei e levei uma cacetada de roupas. Conclusão? Cheguei lá, comprei roupas novas e não usei 10% do que havia levado. Logo, fiquei com uma mala desnecessariamente pesada. E já adianto também... Por mais que você não vá no intuito de comprar, você IRÁ comprar, pois as coisas fora do Brasil são absurdamente baratas. Mas ok! Por mais que você bata o pé dizendo que não vai comprar nada (não se iluda), ainda assim não é necessário levar todo o seu guarda roupa. Leve o mínimo possível. Caso vocês queiram dicas mais aprofundadas sobre o que levar na mala dependendo de cada estação do ano e da quantidade de dias que irá passar no lugar, basta deixar nos comentários que gostaria que eu fizesse um post sobre este assunto em específico. Pois aí faço um post só com dicas do que levar na mala e como organizá-la.


5) Faça uma mala de mão.

Sim, na sua mala de mão além dos seus documentos, você irá levar uma muda de roupas para o caso de alguma emergência. Pois, caso a sua mala extravie (se Deus quiser não vai, mas vai que...), você não está só com a roupa do corpo.


6) Tenha a Xerox do seu passaporte...

Tenha sempre com você a cópia do seu passaporte. Na sua viagem, você cuidará do seu passaporte como se fosse sua própria vida, pois caso você o perca ou algo parecido, as coisas complicam bastante. Então, na dúvida, já viaje com uma cópia dele.

Então é isso gente! Espero que tenham curtido as dicas e que eu tenha ajudado a dar os primeiros passos para a sua viagem. Caso ainda exista mais alguma dúvida, fiquem a vontade para perguntar, pois ficarei feliz em ajudar.

Super beijo!

2 comentários

  1. Olá Laisy,

    que post bacana! São muitas coisas a se pensar e para resolver antes de viajar, mas quando você chega no destino vale muito a pena!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que gostou do post. :)
      E verdade... Depois que chegamos no destino tudo vale a pena.

      Super beijo.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥