3 de fevereiro de 2017

Manteiga Ghee

Utilizada há muito tempo na Índia tanto na culinária como para tratamentos medicinais milenares e confecção de medicamentos e cosméticos, essa manteiga purificada tem recebido um destaque especial entre os amantes de uma alimentação mais saudável bem como pessoas com alergia ou intolerância aos componentes do leite. A Ghee é o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Ficou interessado mas olhou o preço no mercado e achou muito caro? Dá uma lida nesse post que tem o passo a passo pra fazer m casa!


INGREDIENTE

500 g manteiga sem sal cortada em cubos

MODO DE PREPARO

Leve os cubos de manteiga para derreter e banho maria


Aguarde derreter e com o auxílio de uma escumadeira, uma peneira fina, ou mesmo uma colher, retire a espuma e o soro que formar na superfície. Evite mexer ou misturar a manteiga durante o processo (aproximadamente 30 minutos).


Os sólidos da manteiga irão decantar (formarão uns cristais no fundo da panela, que é a lactose). Retire com cuidado e delicadeza o liquido amarelo (sua manteiga pura) para que as impurezas sólidas permaneçam no fundo e armazene-o em um pote higienizado. Você pode usar um tecido limpo nesse processo para filtrar ainda mais sua manteiga Ghee.
Está pronto! Já pode usar para cozinhar, no pãozinho, na tapioca... Se quiser guardar na geladeira ela volta pro estado sólido, mas, segundo já li em vários locais, pode ser guardada fora da geladeira que não estraga.

Lembrem-se que estamos realizando um processo artesanal e que resquícios da proteína do leite ou da lactose podem permanecer na sua manteiga. Eu, que tenho intolerância a lactose, realizo o processo de filtragem umas duas vezes, nunca tive problemas, mas é sempre bom avisar!

Qualquer dica ou dúvida, compartilhe com a gente!

Grande Beijos


Um comentário

  1. Em casa eu raramente uso manteiga. Geralmente é ghee. Mas como eu sou pouco hábil na cozinha, acabo optando por comprar pronto na Junta Local :P

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥